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27 termos do marketing digital que você não pode ignorar

8 minutos de leitura

A cada dia uma nova sigla, uma nova palavra em inglês, uma nova expressão. A todo o momento surgem novos termos do marketing digital, na mesma velocidade em que esse mercado evolui. E se você quer participar desse mundo, deve acompanhar o ritmo.

Neste post, reunimos as ferramentas, os canais, as metodologias, as estratégias e as métricas que todo micro e pequeno empresário deve conhecer para divulgar sua marca na internet e gerar mais negócios.

Entre palavras como personas e cauda longa, inbound e leads, SEO e ROI, você já se sentiu perdido na linguagem do marketing digital? Então, acompanhe este glossário básico que criamos para você dominar os principais termos do marketing digital!

1. Automação de marketing

Para otimizar processos de marketing, agilizar o trabalho da sua equipe e acelerar os resultados, você pode investir em softwares de automação de marketing. Um exemplo é o envio automático de e-mail marketing para pessoas que assinaram sua newsletter.

2. Cauda longa

Conceito que explica a estratégia das empresas de focar em nichos em vez da massa, por meio de um gráfico em curva. Vários produtos com baixa demanda, se analisados em conjunto, podem superar a fatia de mercado dos poucos itens mais vendidos. No marketing digital, isso significa que públicos específicos e menos concorridos são uma boa oportunidade.

3. Conversão

É quando um usuário realiza uma ação definida pela empresa como um objetivo — por exemplo, comprar o produto, preencher o formulário, baixar o material. A taxa de conversão representa quantos, entre os visitantes de um site ou de uma página específica, realizaram essa ação.

4. CPC (Custo por Clique)

É o modelo mais comum de cobrança de mídia paga na internet. O anúncio gera custo apenas quando um usuário clica nele. Não há um valor tabelado de acordo com a audiência, como na TV, no jornal, na rádio, etc. O anunciante só paga quando tem um resultado. Outros modelos: CPM (Custo por Mil Impressões), CPA (Custo por Aquisição) e CPL (Custo por Lead).

5. CRM (Customer Relationship Management)

Sigla para gerenciamento do relacionamento com clientes. Esse gerenciamento é realizado por meio de softwares de CRM, que permitem a organização de dados, conversas, histórico de compras, histórico de interações com a marca, entre outras informações que geram um contato diferenciado com o consumidor.

6. CTA (Call To Action)

É uma chamada para ação, que incentiva o usuário a realizar a conversão desejada — por exemplo, “cadastre-se”, “assine”, “leia”, “acesse”. Pode ser em uma página, um e-mail, um anúncio, etc. Geralmente o CTA vem em forma de botão, que chama a atenção e motiva o clique.

7. E-mail marketing

Envio de e-mails da empresa para o consumidor, com o objetivo de nutrir o relacionamento e gerar oportunidades de negócio. O e-mail marketing é o canal mais próximo e íntimo com o cliente, por isso, não deve ser usado para fazer spam ou propaganda simplesmente, e sim para enviar conteúdos relevantes a ele.

8. Funil de vendas

Representação, em forma de funil, para o caminho do consumidor durante um processo de venda. No topo, ele é apenas um visitante do site. No meio, ele se torna um lead e passa pela nutrição para amadurecer sua decisão de compra. Assim, ele já chega ao fundo do funil pronto para receber uma abordagem de venda com mais chance de sucesso.

9. Inbound marketing

Estratégia de marketing que visa atrair potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes e conduzi-los até a compra com um relacionamento de confiança. O “novo marketing” surgiu em contraposição ao outbound marketing, que busca atingir os consumidores com anúncios e contatos que interrompem sua rotina.

10. KPI (Key Performance Indicator)

Indicadores-chave de performance são métricas selecionadas pela empresa que demonstram o progresso no alcance das suas metas. Eles devem ser definidos no planejamento da estratégia e monitorados durante sua execução para avaliar o desempenho das ações.

11. Landing page

Quando você cria um anúncio para o seu site que tenha um objetivo claro de conversão, o usuário deve cair em uma página otimizada para que ele realize a ação desejada. Essas páginas se chamam landing pages, ou “páginas de aterrissagem”. Elas devem ser simples e conter poucas informações para manter o foco no que interessa: a conversão.

12. Lead

Pessoa que já demonstrou interesse no seu produto, serviço ou na sua marca por meio do preenchimento de um formulário, fornecendo um e-mail para receber mais informações. No funil de vendas, ela é conduzido pela nutrição até se tornar um cliente.

13. Link building

É a estratégia de conseguir links de outros sites para as suas páginas. Mas por que isso é importante? Porque o Google considera essas conexões para o posicionamento de um site. Se vários sites relevantes do seu mercado criam links para você, o Google entende que a sua marca é uma referência e deve estar bem posicionada nos resultados.

14. Links patrocinados

São os resultados de buscas pagos por anunciantes. Eles são ativados a partir de uma palavra-chave que foi procurada pelo usuário e selecionada pelo anunciante na criação do anúncio. Na página de resultados, os anúncios (sempre em texto somente) aparecem em destaque, identificados com uma tag e acima dos links orgânicos.

15. Mailing list

É a lista de e-mails que a empresa possui. O certo é que esses contatos tenham fornecido espontaneamente o seu e-mail por meio de um formulário, autorizando o recebimento de mensagens da sua empresa. Jamais compre listas prontas, pois elas trazem endereços inválidos e gerar insatisfação dos destinatários, que nunca permitiram o seu contato.

16. Marketing de conteúdo

Estratégia de marketing com base na produção de conteúdos focados em uma persona. Tem como objetivo atrair o interesse dos consumidores oferecendo posts, vídeos, imagens e áudios que respondam às suas dúvidas e sejam úteis no seu dia a dia. É um dos pilares do inbound marketing e pode ser usado nas diferentes fases do funil de vendas.

17. Métricas

São os mais diversos indicadores sobre o comportamento do usuário em uma ação de marketing digital (por exemplo, tempo de permanência em uma página). Elas ajudam a monitorar, mensurar e avaliar todas as ações. Quando estão relacionadas diretamente às metas de conversão (como o número de formulários enviados), elas são chamadas de KPIs.

18. Mídias sociais

Provavelmente você já conhece as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc.) e deve usá-las no seu dia a dia. Mas quando usamos o termo “mídias sociais”, estamos nos referindo a essas redes como oportunidades de negócio, especialmente no relacionamento com o público.

19. Newsletter

Refere-se ao envio periódico de e-mails para os contatos do mailing list. A newsletter deve ter um visual atraente e oferecer conteúdos úteis e interessantes para seus assinantes. É uma das maneiras de fazer e-mail marketing.

20. Nutrição de leads

Processo de amadurecimento da lead no estágio do meio do funil de vendas. A partir de um comportamento específico, como o download de um e-book, a lead passa a receber e-mails (geralmente automatizados) que fortalecem o relacionamento e a ajudam na sua tomada de decisão. O objetivo é entregá-la madura à equipe de vendas no fundo do funil.

21. Persona

Descrição semi-fictícia de um cliente ideal da empresa, com base em dados coletados em pesquisas e observações. O objetivo é definir um perfil de público para o qual será destinada toda a estratégia de marketing digital.

22. Retargeting ou Remarketing

Significa mirar novamente um alvo. No marketing digital, retargeting serve para recuperar um usuário que acessou o site mas não realizou a conversão desejada. Depois dessa ação, ele é “perseguido” por banners daquele conteúdo em diversas páginas da web. O Google (que chama esse termo de remarketing) e o Facebook oferecem essa solução para os anunciantes.

23. ROI (Return On Investment)

Sigla em inglês para retorno sobre investimento. É uma métrica que informa quanto cada real investido gera de receita para o negócio. O cálculo é simples: (faturamento-investimento)/investimento. Se você investiu R$ 300 em uma campanha que gerou R$ 900 de faturamento, seu ROI foi de R$ 2, ou 200%. A cada R$ 1 investido, você teve R$ 2 de receita.

24. SEM (Search Engine Marketing)

É toda ação de marketing realizada dentro dos buscadores — como o Google. Quando o usuário pesquisa, o buscador tenta mostrar os melhores resultados a ele. Se a marca pagar, ela escolhe quais palavras-chave vão fazê-la aparecer nos resultados (links patrocinados). Se a marca não quiser pagar, ela pode otimizar seu site para aparecer bem posicionado (SEO).

25. SEO (Search Engine Optimization)

É um conjunto de estratégias para buscar melhor posicionamento nos resultados orgânicos de uma busca, sem necessidade de investir em mídia no buscador. Envolve otimizações dentro do site (no código e nos conteúdos) e também fora (construção de autoridade e reputação), mas tudo deve ser voltado para oferecer uma boa experiência ao usuário dentro do site.

26. UX (User Experience)

Sigla em inglês para experiência do usuário. É o que você precisa oferecer no seu site para o usuário: uma experiência agradável de navegação, com um layout atraente e inteligente, em que ele não se sinta perdido ou tenha que fazer esforço para encontrar o que deseja. Assim, ele se sentirá seguro e confiante sobre a sua marca.

27. CTR

CTR significa Click Through Rate. Em resumo, representa a porcentagem de vezes em que o anúncio foi clicado versus exibido, sendo uma das principais métricas para avaliarmos a qualidade dos anúncios, seja em Adwords, Facebook Ads, etc.

O marketing digital é essencial para todos os tipos de negócio. É uma oportunidade da sua marca transcender fronteiras e alcançar pessoas de todo o mundo. Com ações on-line, o pequeno empreendedor compete de igual para igual com grandes empresas. Então entre logo nesse mundo! Conhecer os principais termos do marketing digital é só o primeiro passo.

Gostou da nossa lista? Ficou com alguma dúvida? Lembrou de alguma palavra que não mencionamos? Deixe um comentário!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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