O sonho do próprio negócio conquistado e poder dormir com a cabeça tranquila todas as noites, certo? Não exatamente! Conseguir abrir o próprio negócio é uma conquista que deve ser comemorada, mas devemos sempre estar atentos ao nosso mercado e buscar ações para atrair os clientes.

Para que você não sofra com a crise e consiga atrair uma nova clientela para o seu negócio, garantindo lucros, elaboramos uma lista com dicas infalíveis de como atrair clientes e fazer seu negócio crescer! Quer saber mais? Continue lendo!

1. Tenha presença on-line

Há quem pense que ter presença on-line só é necessário para quem possui um e-commerce. Isso não poderia estar mais errado! Mesmo que você possua uma loja física, não estar presente virtualmente o fará perder grandes oportunidades de negócio. Isso porque o consumidor de hoje, fazendo suas compras on-line ou não, vive grande parte da sua jornada de compra virtualmente.

Basta imaginar o seguinte: quando o consumidor está em dúvida sobre onde adquirir um serviço, a quem ele recorre? Na maioria dos casos, a uma pesquisa via mecanismos de busca, como o Google. Para que esse consumidor que busca exatamente o que você oferece o encontre, será muito mais difícil se você não estiver presente através de um site ou blog.

2. Invista em redes sociais

Não basta ter presença on-line, é preciso estar onde seus clientes estão! E que lugar melhor para encontrá-los do que nas redes sociais? Além de permitirem conhecer de perto o seu cliente e ter um relacionamento forte com ele, as redes sociais são ótima forma de desenvolver parcerias que ajudem a divulgar melhor os seus produtos ou serviços.

Some isso ao fato de que o uso das redes permite coletar dados, como o perfil dos seus clientes e o nível de satisfação deles, o que ajudará a manter o negócio até além das expectativas.

3. Ofereça descontos e promoções

Tendo o seu negócio presença on-line e estando nas redes sociais, use essas ferramentas para divulgar descontos e promoções.

Uma boa dica é usar as redes sociais para oferecer vantagens aos seus clientes atuais, caso eles tragam um cliente novo para o seu negócio. Por exemplo, você pode utilizar o Facebook para fazer uma promoção do tipo: “Traga um novo amigo para curtir a nossa página, venham juntos à nossa loja e ganhe um desconto!”

4. Promova o seu negócio e fidelize os clientes

Já afirmamos que, quando um consumidor está em dúvida sobre onde adquirir determinado serviço, geralmente, recorre ao Google. E quando isso não acontece?

Quando o consumidor não acha o que procura no Google ou em outros mecanismos de busca, é muito comum que utilize a indicação de pessoas de confiança, como amigos e familiares, para buscar o serviço de que precisa. Por isso, fidelizar os antigos clientes é o passo fundamental para atrair novos. Invista em oferecer uma experiência de compra sem igual para os seus clientes e use depoimentos deles falando bem do seu negócio para promover a loja nas redes sociais e nos blogs.

Mas lembre-se: o consumidor tem poder e sabe disso. Elogios e indicações podem ajudar a melhorar os resultados, mas reclamações terão o mesmo efeito de piorar a situação. Por isso, fique atento!