O Home Office e o Coworking são 2 opções de escritório que vêm ganhando cada dia mais adeptos no Brasil e no Mundo, pois em tempos de crise se apresentam como soluções mais mais econômicas que as tradicionais salas comerciais e escritórios corporativos, além de proporcionarem mais alguns benefícios como flexibilidade de horário, conforto e melhoria da qualidade de vida.

Porém, quem trabalha ou pretende trabalhar no modelo de Home Office precisa estar ciente que existem prós e contras em comparação aos tradicionais escritórios ou salas comerciais, e dependendo da forma que cada pessoa encara essa jornada, pode ocorrer uma grande variação em sua produtividade. Com intuito de lhe ajudar a aumentar sua produtividade ao trabalhar em casa, eu preparei um artigo com 5 dicas infalíveis para melhorar seu desempenho no Home Office. Vale a pena checar, eu mesmo apliquei em minha operação e tem funcionado muito bem:

 

  1. Crie um ambiente adequado para o trabalho

Monte seu Home Office em um ambiente específico da casa, preferencialmente um local silencioso e agradável para trabalhar, com a ergonomia necessária para seu conforto, e mantenha-o sempre organizado, eliminando papéis e outros objetos desnecessários.

 

  1. Tenha disciplina

Estabeleça horários para iniciar suas atividades em seu Home Office e procure praticá-los diariamente, assim como o horário de almoço e encerramento das atividades de trabalho (esse último na medida do possível). Procure fazer atividades físicas regularmente pois elas também vão ajudar na produtividade e na sua concentração.

 

  1. Faça diariamente uma lista de suas atividades

Antes de iniciar sua jornada, crie uma lista de atividades a serem realizadas naquele dia, identifique as prioridades, e comece a execução sempre pelas mais importantes. Ao final do dia faça um balanço do que foi realizado. Crie também uma agenda semanal para as tarefas recorrentes, como pagamento de contas, identificação de pagamentos, atividades de pós-venda ou outras tarefas de acordo com as características do seu negócio ou segmento.

 

  1. Faça pausas programadas

A flexibilidade do Home Office é uma tentação para aquelas pausas ocasionais, mas ao invés disso, faça pausas programadas para um cafezinho, fazer um lanche ou descansar um pouco, porém não mais que 10 minutos para não comprometer a continuidade do trabalho.

 

  1. Mantenha o foco

Procure eliminar ao máximo as distrações que desviam sua atenção e consequentemente o seu foco para o que é mais importante. Em primeiro lugar, nada de televisão, a não ser nas pausas programadas ou horário de almoço. Silencie todos os seus grupos de WhatsApp, e desative os alertas de E-mail ou Feed de Notícias, e estabeleça horários específicos para responde-los ou atualizar-se, 2 ou 3 vezes ao dia, pois esses certamente são os maiores causadores dos desvios de foco e atenção durante uma jornada de trabalho, e que prejudicam diretamente sua produtividade ao longo do dia.

 

Com essas dicas, espero ajudar a aumentar sua produtividade no Home Office e consequentemente no sucesso do seu trabalho. Gostou do conteúdo, mas tem dúvidas se no seu caso é melhor trabalhar em Home Office ou Coworking? Clique aqui e descubras as principais diferenças entre essas duas modalidades de escritório e forma de trabalhar.

 

banner-pagina-obrigado