Este artigo focado em aumentar o lucro de um salão de beleza foi escrito por Thuany Schmitz da Beauty Date, sistema de gestão para salões.

O mercado de beleza está apostando em inovação e criatividade para contornar os efeitos da crise, que está deixando muitos profissionais e empresários de cabelo em pé. A saída está sendo redefinir os planos para obter mais clientes e repensar nos preços de produtos e serviços para, assim, lucrar mais e passar pela crise da melhor forma possível.

Com muito planejamento e algumas medidas práticas é possível sim lucrar mais com o salão. No entanto, é preciso realizar mudanças essenciais, apostar em estratégias ousadas e saber utilizar os recursos disponíveis para potencializar ao máximo o rendimento de seu negócio.

Com as dicas que selecionamos, você vai lucrar mais de forma simples, à medida que não serão necessárias mudanças (muito) drásticas para que os efeitos positivos possam ser sentidos. Veja só:

1- Para aumentar o lucro aposte em pacotes de serviços

Uma solução criativa para lucrar mais com o salão é criar pacotes contendo serviços de diversas categorias. Dessa maneira, um cliente que realiza serviços de pedicure/manicure, por exemplo, pode comprar o combo pensando no benefício de um serviço extra, como uma escova ou uma depilação.

Assim, você vende mais serviços e, se o trabalho for de qualidade, a cliente sairá de seu salão completamente satisfeita. E cliente satisfeito é sinônimo de dinheiro, já que clientes satisfeitos continuam frequentando e indicando o seu salão de beleza, isso sem falar que eles podem avaliar positivamente os seus serviços no Facebook ou no Google Meu Negócio (clique aqui para descobrir a importância das avaliações online).

2- Busque por especialização

Essa especialização não quer dizer, necessariamente, fazer cursos caros e gastar rios de dinheiro com viagens. No entanto, é preciso – e necessário – sempre se manter atualizado quanto aos novos produtos, tendências e como divulgar para o público que o seu salão está antenado com o que tem mais atual no mercado.

Esteja sempre por dentro do que está na moda e saiba das novas tendências, tanto para sugerir novos produtos e serviços para seus clientes quanto para responder a uma dúvida relacionada a eles quando for questionado.

Além disso, ter especialização ou contar com um profissional especialista no seu salão de beleza ou barbearia aumenta a segurança dos seus clientes na hora de realizar um serviço. Com esse diferencial você pode até repensar no preço do serviço especializado e aumentar sua margem de lucro. Lembre-se que as pessoas que buscam especialistas em um determinado segmento estão dispostas a pagar mais caro porque não querem correr o risco de ter um resultado aquém da sua expectativa.

3- Esteja sempre acessível

Você provavelmente ficaria chocado com o número de clientes que perde ou deixa de ganhar por falta de acessibilidade. Isso acontece porque as pessoas não param de procurar seus serviços nos momentos em que o salão ou barbearia está cheio, ou até mesmo quando está fechado.

Por isso, se você quer lucrar mais com seu estabelecimento, é essencial investir em acessibilidade. Isso significa ter um canal de contato direto com seus clientes 24h por dia e 7 dias por semana. Parece impossível? Mas não é!

Quando você cria um site para o seu salão de beleza, você está fazendo justamente isso, está tornando ela acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além disso, oferecer agendamento online, também é uma ótima prática para evitar perder clientes e oportunidades devido à correria do dia a dia. Investir em um programa para salão de beleza com agenda online é uma ótima opção para que seus clientes possam marcar serviços a qualquer hora e em qualquer lugar, em tempo real.

Outra boa opção é oferecer um número de whatsapp para falar com seus clientes. Nesse caso você não estará disponível 24 horas, mas terá a seu dispor uma ferramenta bastante utilizada por seus clientes e que lhe permite dar um atendimento bastante dinâmico.

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4- Redefina o preço de serviços e produtos

Está na hora de redefinir os preços de seus serviços e produtos, mas sem que isso pese a ponto de você perder clientes. A primeira dica é realizar uma pesquisa de mercado e encontrar a média dos valores cobrados por salões da área e regiões próximas pelos serviços em questão.

A segunda dica é encontrar demonstrar os diferenciais que o seu salão oferece, pois, como mencionado no item 2 acima, quanto mais especializado o seu salão for, mais valor o seu cliente verá na sua equipe e, portanto, maior poderá ser o preço cobrado pelos serviços.

Com base nisso você tem uma margem segura para subir o seu preço sem perder clientes para a concorrência. O próximo passo é garantir um ótimo atendimento e a qualidade do serviço prestado para que façam valer o preço cobrado.

Leia também: Gestão do cliente: como fazer e melhorar o atendimento de um salão de beleza

5- Fique atento ao fluxo de caixa e você conseguira aumentar o lucro

Na correria do dia a dia, muitas vezes você não tem tempo para analisar as entradas e saídas de caixa do seu salão de beleza ou barbearia. Essa falta de atenção com o fluxo de caixa pode dar margem a grandes problemas no orçamento.

Por exemplo: digamos que você frequentemente precise tirar dinheiro do caixa para cobrir despesas do salão, como produtos de limpeza ou equipamentos danificados. Se não existir um controle sobre os valores, no fim do mês isso pode significar um rombo nas suas finanças e você ficar em maus lençóis no momento de fazer os pagamentos, por exemplo. E fazer os pagamentos em atraso implica em cobrança de juros, gerando uma bola de neve.

Por isso, fazer o balanço de caixa do seu estabelecimento precisa ser uma prioridade e uma atividade diária. Ao fim do expediente, assim que fechar as portas, faça um balanço de todos os valores que entraram no caixa e de tudo que foi retirado. Dessa forma, você consegue controlar melhor o fluxo de dinheiro e visualizar onde pode cortar custos. Assim, você evita o prejuízo e, consequentemente, consegue lucrar mais com seu estabelecimento.

6- Use a tecnologia a seu favor

No dia a dia de um salão e beleza ou barbearia, é muito comum que o gestor ou proprietário tenha infinitas tarefas que são igualmente essenciais para o bom funcionamento do estabelecimento. Pagamentos, divulgação do salão, contatos com fornecedores, compras, gestão do estoque, levantamento de comissões. É tanta coisa, que acaba sendo fácil se perder e vacilar na organização.

O que você precisa saber é que existem no mercado várias soluções para esse desafio. Uma delas, e certamente a mais segura e eficaz, é contar com um software de gestão. Essa ferramenta pode ser a salvação do seu negócio, porque oferece facilidades como gestão de profissionais, relatórios financeiros e rateio.

Mas como isso pode te ajudar a lucrar mais com seu salão de beleza ou barbearia? Simples: com um software de gestão você automatiza com segurança processos que exigem muito do seu rendimento. Dessa forma, você otimiza seu tempo para focar em melhorias e em novos projetos para expansão do seu negócio.

7- Administre seu capital de giro com sabedoria

Muitos empresários do segmento de salões de beleza preocupam-se com o investimento inicial, mas se esquecem de um ponto fundamental para manter o negócio operando: o capital de giro.

O capital de giro é uma verba financiada pelo banco para que você tenha dinheiro em caixa para realizar investimentos e manter seu estabelecimento funcionando, mesmo enquanto você ainda não recuperou o investimento.

Usar o capital de giro de forma inteligente é muito importante pois, com ele, você pode investir em inovação e fazer o seu salão de beleza ou barbearia crescer. Você pode comprar equipamentos novos, expandir o espaço, contratar novos profissionais e até oferecer serviços diferenciados. Mas, é preciso ter o controle dos seus gastos e receitas. Dessa forma você evita desperdiçar o dinheiro e, de quebra, garante um retorno muito maior.

8- Divulgue seu salão na internet

No Brasil há mais de 100 milhões de usuários de facebook e já somos a nação que mais passa tempo conectado; há mais de 100 milhões de pessoas buscando algo no Google todo mês; e, há quase 40 milhões de usuários com conta no Instagram. São números impressionante, não é verdade?! Não é a toa que o mercado de marketing digital cresceu 26% em 2016.

Mas, apesar desses números demonstrarem que o consumidor brasileiro é altamente conectado, muitas empresas ainda não tem presença online ou reclamam que sua ações digitais não geraram os resultados esperados.

Isso ocorre por diversos fatores, mas principalmente porque obter resultados com uma estratégia de marketing digital demanda conhecimento e tempo, pois os resultados não acontecem em dois ou três meses de estratégia. Para se ter uma ideia, uma campanha de anúncios no Google pode demorar até 6 meses para amadurecer e uma estratégia de marketing de conteúdo pode demorar até 12 meses para gerar os melhores resultados.

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Com estas dicas e pequenas mudanças no seu dia a dia, vai ficar muito mais fácil construir uma cultura em que a prioridade é o crescimento do seu salão de beleza ou barbearia. E, como todo mundo sabe, crescimento é sinônimo de lucro.

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