Quem acha que o e-mail marketing morreu não leu muito sobre o assunto ou não sabe usá-lo corretamente. Ele está sendo mais empregado do que nunca, oferecendo diversos benefícios e utilidades para as empresas.

Além de ter um dos melhores ROI (retorno sobre investimento) do marketing digital, o e-mail marketing permite que você alcance um público variado de forma direta e efetiva. As mensagens podem ser personalizadas para cada tipo de pessoa e permitem construir uma conversa com o consumidor.

Trata-se de uma excelente forma de construir uma relação com seus clientes, ficando bem próximo deles. Isso tudo sem gastar muito, pois enviar e-mails marketing é uma estratégia de baixo custo.

Mas, para alcançar os melhores resultados com uma estratégia de e-mail marketing, são necessários certos cuidados e técnicas. Não é qualquer e-mail que vai chamar a atenção do seu cliente: você precisa de artifícios para conseguir conquistar um clique.

Por isso, reunimos uma lista com 7 dicas essenciais para turbinar seu e-mail marketing, melhorar os resultados e aumentar o faturamento. Tente aplicá-las sempre nas suas mensagens e, muito provavelmente, seus números vão melhorar!

1. Monte uma lista de e-mails imbatível

Um dos maiores erros de quem começa a fazer e-mail marketing é comprar uma lista de contatos. Isso não funciona!

A mensagem deve ser enviada para quem já demonstrou interesse por ela. Esse é o princípio fundamental para criar uma lista de e-mails que gera bons resultados.

Para isso, você deve deixar que a pessoa peça para receber mensagens. Uma forma de fazer isso é investindo na oferta de conteúdos como newsletters e e-books.

O usuário vai oferecer seu endereço de e-mail em troca do envio desses materiais. Assim, ele demonstra que está interessado pelo assunto e se torna um contato relevante.

2. Segmente seus contatos e personalize as mensagens

Mesmo com uma lista montada apenas com contatos interessantes, ainda é essencial fazer uma segmentação. Não são todos os usuários que vão se interessar por todos os e-mails que você envia.

Para fazer uma boa segmentação, você deve utilizar critérios e características dos contatos que você possui para definir grupos.

É possível usar, por exemplo, idade, gênero, localização, área de ocupação, cargo na empresa, entre outros. Assim você pode criar mensagens personalizadas para cada público.

Tenha em mente que, mesmo diminuindo o número de pessoas que recebem cada mensagem, ela será mais interessante para esse grupo menor, o que gera resultados melhores. Busque sempre personalizar os tipos e o conteúdo de cada mensagem que você envia para cada tipo de público.

3. Crie títulos irresistíveis

O assunto é o primeiro contato que o usuário vai ter com a sua mensagem. É ele que vai fazer com que a pessoa tenha vontade de clicar e abrir o e-mail. Portanto, é indispensável que seja atrativo o suficiente para que isso aconteça.

Dê preferência para títulos que sejam mais específicos e demonstrem o que o usuário pode esperar da mensagem que vai ler. Ele precisa ser uma promessa interessante de algo que a pessoa vai ter acesso depois de abrir o e-mail.

Evite frases muito grandes e foque em palavras chamativas — como “desafio”, “incrível”, “segredo” e “última chance”, entre outras.

4. Faça testes A/B

Para obter os melhores resultados, é muito importante testar diferentes alternativas. No e-mail marketing, uma forma de fazer isso é a partir de testes A/B.

Funciona assim: na mesma mensagem que você vai enviar para um grupo, teste elementos diferentes para ver o que dá mais certo. Pode ser o título, o conteúdo da mensagem, o CTA (Call to Action, ou chamada para ação) ou as imagens.

Experimente trocar uma parte ou outra e envie um formato para uma parte do grupo e outro para outra parte. Assim você consegue analisar qual modelo dá um melhor retorno e pode focar nele nos próximos envios.

5. Use um CTA na mensagem

Um bom e-mail marketing deve conseguir levar o usuário para algum lugar. Não basta abrir a mensagem e fechá-la momentos depois, sem fazer nada além disso. É preciso conseguir levar a pessoa para seu site, sua loja, seu blog ou qualquer outro ponto do seu interesse.

Isso é feito a partir do CTA do e-mail (uma chamada para ação). Trata-se de uma indicação que você dá ao leitor para uma ação que ele deve tomar a partir do e-mail. Você pode convidá-lo a baixar um e-book, saber mais informações sobre um produto ou visitar alguma página do seu site.

Crie um CTA criativo e chamativo. Uma boa dica é montar um botão para que tenha uma cor de contraste em relação ao fundo do e-mail e que esteja em uma posição de destaque.

6. Não envie apenas e-mails de venda

Muita gente acaba achando que a única função do e-mail marketing é oferecer produtos e pedir que as pessoas os comprem. Mas não é bem assim. Não é todo mundo que se interessa por comprar um produto logo de cara.

Tente criar mensagens que não tenham apenas o objetivo de vender. Ofereça conteúdos interessantes e relevantes para os problemas do leitor e busque criar uma conversa com eles.

O ideal é que seu e-mail marketing se pareça mais com um consultor do que com um vendedor. Quando a pessoa estiver mais próxima do estágio de compra, aí sim é a hora de oferecer um produto.

7. Jamais se esqueça de mensurar os resultados do e-mail marketing

Assim como em qualquer ação de marketing, o trabalho não termina depois que o e-mail é lançado. É muito importante verificar quais resultados foram obtidos a partir de cada envio.

Confira a taxa de abertura e de conversão, quantas pessoas cancelaram o cadastro da lista, qual formato do teste A/B se saiu melhor e todos os outros números que achar relevante. A estratégia precisa ser alterada (se o retorno não estiver muito bom) ou reforçada, se tudo estiver dando certo.

O e-mail marketing pode gerar resultados extremamente relevantes para sua empresa, basta seguir algumas táticas para criar mensagens que sejam relevantes ao usuário. O principal objetivo dessa estratégia é se comunicar com o cliente e construir uma relação que pode acabar resultando em uma nova venda.

Para te auxiliar nessa tarefa, existem diversas ferramentas de envio e gestão de e-mail marketing que vão automatizar e facilitar todo o processo. Para saber mais sobre elas, dê uma olhada neste artigo e descubra 4 ferramentas sensacionais para fazer e-mail marketing!