O mercado da beleza está em constante transformação. Cada vez mais sedentos por novidades, os clientes garantem que o segmento continue buscando dinamismo, criatividade e inovação. Por isso, fidelizar clientes e criar novas relações nunca foi tão importante.

Se destacar neste ambiente pode ser uma tarefa árdua e, para isso, é essencial que você busque novos meios de contato e saiba usar a tecnologia a seu favor. Confira as nossas 10 dicas para impulsionar os agendamentos no seu salão de beleza e para garantir um negócio 100% eficiente.

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1 – Ofereça agendamento online

O comportamento dos clientes mudou. Com os avanços tecnológicos e uma presença digital tão forte, as pessoas estão em busca de soluções online para os desafios do dia a dia. Por isso, você pode e deve usar a tecnologia a seu favor. Oferecer agendamento online é uma forma eficaz e inovadora de atingir seus potenciais clientes.

Através de programas para salão de beleza com sistema de agendamento online – como o Beauty Date – você tem acesso a uma série de benefícios que te colocam em contato constante com seu público, fazendo com que a sua presença na vida deles seja cada vez mais positiva. Você pode controlar a sua agenda com mais facilidade e acompanhar os clientes através de mensagens de pós-venda.

Além disso, o sistema envia lembretes de agendamento para os usuários, que podem favoritar o seu estabelecimento, facilitando – e muito – o agendamento.

 

2 – Invista na sua presença digital

Na era das redes sociais, você não vai querer ficar de fora do movimento do mercado. Estar presente na internet é muito mais do que simplesmente criar uma página: você precisa estar conectado e sempre em contato com seus clientes, que recorrem ao Facebook e ao Instagram, por exemplo, como a primeira alternativa para conhecer a sua marca.

Por isso, você pode investir o seu tempo mantendo seu perfil sempre atualizado, com o máximo de informações que puder e com uma linguagem amigável e próxima do seu público. Mas não é só isso. Se você quer ir além e investir de verdade, criar anúncios personalizados nas redes sociais é muito mais fácil do que parece. Saiba mais sobre como usar o Facebook nesse post.

 

3 – Poste fotos dos serviços e do ambiente

Algumas redes sociais, como o Instagram, fazem muito sucesso devido ao apelo visual. Isso faz com que estas plataformas sejam uma ótima oportunidade para divulgar seus serviços e atrair mais agendamentos.

Para manter o seu perfil sempre atualizado, que tal deixar uma câmera sempre por perto para fotografar aquele corte incrível que acabou de fazer em um cliente? No fim do dia, você pode tirar 5 minutinhos e postar a foto, informando que tipo de procedimento foi feito e deixando seu contato para agendamento.

Você também pode incentivar sua equipe a registrar os serviços que forem realizados no dia a dia do salão ou barbearia. Assim, seu perfil estará sempre atualizado e seus seguidores poderão se inspirar e agendar horários com você.

 

4 – Crie e promova eventos no estabelecimento

Você já pensou em promover eventos no seu salão de beleza ou barbearia? Essa é uma estratégia que, além de ajudar a lotar a sua agenda, ainda pode atrair novos clientes. Por exemplo: se você possui ou gerencia um salão de beleza, que tal fazer um evento para marcar o lançamento de uma nova linha de produtos que você vai comercializar? Ou, se o seu público for masculino, que tal fazer um campeonato de poker ou de vídeo-game para os clientes que agendarem horários em um determinado dia?

Lembre-se de convidar todos os seus potenciais clientes e até aqueles mais fiéis. O importante é que todos participem e se divirtam no seu estabelecimento. Assim, a sua marca será sempre relacionada a bons momentos, o que vai fazer com que todos os clientes tenham vontade de voltar sempre.

 

5 – Promoções e descontos

Outra forma muito eficaz de impulsionar os agendamentos é criar promoções e oferecer descontos aos seus frequentadores e clientes em potencial. Se você possui um cliente que faz um determinado procedimento todo mês, que tal oferecer um descontinho – ou até um brinde – caso ele deixe o horário agendado com antecedência?

Para criar promoções e descontos, é só deixar a criatividade te levar. Se você vai trocar a linha de produtos que comercializa, que tal fazer uma queima de estoque e dar um desconto para os clientes que agendarem um determinado serviço? Ou, quem sabe, você possa criar um sistema de pontuação com base nos agendamentos para premiar o cliente que agendar mais.

São várias as possibilidades. O importante é você criar formas de atrair agendamentos que sejam interessantes para os clientes, mas que, claro, não fujam do seu limite.

 

6 – Fique de olho nas tendências

Para garantir uma agenda sempre cheia, também é importante estar de olho nas tendências que estão bombando na internet, nas redes sociais e até na TV. Assim, você consegue “prever” a movimentação do mercado. Por exemplo: se uma personagem de novela tem um cabelo espetacular que muitas clientes estão pedindo, vale a pena correr atrás e aprender mais sobre a técnica para criar aquele cabelo.

Dessa forma você cria um diferencial e se posiciona no mercado como uma fonte de inovação. Quando as clientes quiserem aquele cabelo específico, é você que elas vão procurar. Para isso, fique de olho nas redes sociais e busque fontes de informação em blogs e veículos de moda e beleza.

 

7 – Alinhe seus objetivos com sua equipe

Independente de qual estratégia você vai adotar para impulsionar os agendamentos no seu salão ou barbearia, nada adiantará se só você colocar os planos em prática. Conte com a sua equipe para fazer seus planos acontecerem e mantenha todos os seus profissionais alinhados e com o mesmo objetivo em mente.

Nós sabemos que engajar a equipe não é nada fácil. Por isso, você deve investir em formas de mantê-los motivados. Você pode desenvolver um sistema de premiação ou um plano de metas para fazer com que todos os colaboradores mantenham um padrão de atendimento e tenham as mesmas atitudes em busca de impulsionar os agendamentos no seu estabelecimento.

 

8 – Divulgue, divulgue, divulgue

Você já começou a tomar providências e, mesmo assim, o volume de agendamentos ainda não está satisfatório? Você pode estar errando na divulgação. Afinal, de nada adianta ter a estratégia perfeita, equipe 100% alinhada e canais de comunicação em funcionamento se os seus clientes não souberem que você existe.

Por isso, tão importante quanto qualquer outra coisa, é divulgar o seu salão de beleza ou barbearia. Invista em veículos de mídia, em comunicação impressa, em meios digitais e no bom e velho “boca a boca” para fazer com que seus potenciais clientes saibam como chegar até você e, principalmente, porque chegar até você.

Divulgue suas promoções, seus eventos, suas redes sociais e suas formas de agendamento sempre que puder, para lembrar os clientes de seus pacotes atrativos e da qualidade do seu serviço.

Agora que você já sabe como impulsionar os agendamentos do seu salão de beleza ou barbearia, coloque a mão na massa e veja sua agenda bombar. E não esqueça de contar pra gente o que você achou dessa experiência. É só deixar um comentário!

 

 

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