Olá queridos leitores da Hubify, tudo certo com vocês? Este é mais um artigo do Marcio, nosso analista de marketing que já escreveu outros artigos aqui no blog como dicas para um site dar resultado e dicas de marketing no dia das criançasMas hoje o tema é um pouco diferente! Ele preparou algumas dicas de marketing no black friday motivado por um parceiro da Hubify que contou que em 2016 o mês de novembro vendeu mais do que todos os outros meses juntos, isso por conta do Black Friday.

Se interessou? Bora pro aprendizado!

Como surgiu a black friday

Primeiro uma gincana! O que o dia de ação de graças, o happy hour de sexta-feira e o boom de vendas no varejo em datas especiais têm em comum? Isso mesmo, o black friday! Ué, como assim? Bem, se você vive na Coreia do Norte (que não deve ser o caso), com certeza você já ouviu falar sobre as promoções de black friday, que acontecem na sexta-feira depois do feriado de ação de graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira de novembro.

Mas como surgiu essa loucura do varejo? Tudo começou nos EUA, quando dois homens tentaram enriquecer comprando e vendendo muitas ações na Bolsa de Valores de Nova York, elevando o preço com fomentação e tentando vender tudo de uma só vez, isso no ano de 1869. Até parece o livro “O Lobo de Wall Street” não é?

Contudo, com o intuito de proteger a economia local o governo corrigiu a distorção de valores e fez com que o preço de várias ações caísse, caracterizando esse dia como black friday.

De lá pra cá muita coisa mudou, as pessoas não possuem mais tanto controle de ações na bolsa, o ouro não é o único ativo de valor que fazia as ações do mundo balançarem e hoje o governo não precisa intervir para os preços caírem, o próprio varejo se encarrega disso criando promoções para impulsionar vendas.

Por que usar nossas dicas de marketing no black friday?

O primeiro e mais óbvio dos motivos são os números dessa data, que movimenta milhões no Brasil. Por exemplo, em comparação ao ano de 2015, a última edição do black friday cresceu 60%. Em 2011 a data representou, para o comércio eletrônico, menos de R$1 milhão em vendas. Contudo, em 2015 esse número passou de R$1 bilhão e 2016 beirou a casa dos R$2 bilhões. É muito dinheiro, não é? Você não vai ficar de fora dessa, vai?

Os outros motivos são que as dicas de hoje são práticas, validadas no mercado, usadas por grandes players e podem perfeitamente ser adaptadas para a sua realidade. Gostou? Então confira nossos ensinamentos abaixo.

Dica 1: Promoções com datas de validade

Quem nunca pegou aquele chocolate em promoção na fila do mercado? Ou comeu um pouquinho a mais por conta do brinde? Ou ainda fez fila nas lojas por grandes descontos? Por isso, promoções com datas de validade são importantes e essenciais para gerar reboliço e vendas.

Muito do que compramos não é pela razão, mas sim por impulso, ou seja, agindo com a emoção e o sentimento de “escassez” é um dos gatilhos mais fortes para gerar vendas.

Dica 2: Senso de urgência

Essa é uma dica que de certa forma é reflexo da anterior uma vez que também trabalhar o gatilho da escassez.

Por que os comerciais das Casas Bahia são sempre iguais e não mudam já faz vários anos? Pois é um formato que dá certo! Só hoje, somente amanhã, enquanto durarem os estoques, corra, compre agora, é por pouco tempo… São vários os gatilhos que geram senso de urgência e, no black friday isso é indispensável.

Mas tenha muito cuidado para não ser exagerado ao extremo! Tenha em mente de que você deve ser urgente e prioridade, mas não inconveniente!

Dica 3: Promoções reais (não caia na black fraude)

Com a internet tudo tem o poder de tomar proporções gigantescas, por isso as marcas precisam tomar cuidado para não errar e não expor nenhuma fraqueza. Por exemplo, existe um site especializado em encontrar promoções “fake”, as chamadas “black fraudes” (clique aqui para acessar esse site). Por isso, se for entrar nessa oportunidade, seja verdadeiro!

Dica 4: Prepare sua logística

Mantenha o estoque cheio, planeje entregas no prazo, prepare sua logística total para satisfazer o cliente e cumprir prazos, fato que retém, fideliza e pode agregar valor para sua marca por conta das avaliações positivas que ela receberá na internet.

Já imaginou comprar um presente na black friday e receber ele depois do natal? Ninguém merece, né?

Dica 5: Prepare a estrutura do site

De nada adianta cuidar de tudo e esquecer do mais importante: o site. Por isso certifique-se de que seu site comportará grandes tráfegos, não haverá bugs, não cairá e garantirá muitas vendas!

Aliás, recentemente fizemos um artigo especial sobre o Google Analytics, uma ferramenta gratuita extremamente importante para você mapear dados e melhorar o seu site! E se você precisar mudar a cara do seu site, leia nosso texto sobre a escolha do novo layout!

Dica 6: Amplie formas de pagamento

Na data, por conta das promoções, pode ser que você receba muitos clientes novos. Por isso é importante ampliar as formas de pagamento, para diversificar as opções e garantir que todas as compras aconteçam!

Dica 7: Desconto para clientes antigos

Apesar de ser muito bom conquistar novos cliente, melhor ainda é fidelizar os antigos! Por isso, faça promoções de black friday com descontos especiais para os seus clientes antigos. Inclusive, faça progressivamente conforme sua fidelidade e ticket médio!

Com os dados da sua empresa você consegue ofertar os produtos que eles mais desejam e estão propensos a comprar, assim a conversão é mais garantida! E acredite, essa é uma das técnicas mais simples e eficazes do marketing digital de performance!

Dica 8: Faça promoções com os produtos mais desejados

Vamos supor que você vende eletrônicos. Nada de fazer promoções com produtos que vendem pouco, como suportes para celular, antenas de TV antigas ou baterias de notebook. Faça promoções com os produtos mais desejados, assim você ganha em escala, credibilidade e reforça a marca!

Dica 9: Invista em anúncios

Promoções não se divulgam sozinhas, não é mesmo? Então mãos a obra, invista em anúncios para lucrar em larga escala e faturar muito no black friday!

Para te ajudar temos 2 guias bem práticos de como anunciar e otimizar sua campanha no Adwords!

Gostou das nossas dicas? Vários das soluções citadas acima são serviços prestados por nós! E se quiser saber mais sobre as nossas soluções e preços, clique aqui e entre em contato conosco!