Muitas pessoas que trabalham com ONGs no Brasil ainda não sabem bem por que ter um site otimizado pode ser o grande diferencial para ajudar alavancar as doações mesmo em tempos de crise.

Mas acredite: temos todas as justificativas prontas para te convencer de que investir em sites especialmente otimizados para ONGS trará grandes vantagens para quem lida com esse tipo de atividade.

Quer saber quais são essas justificativas? Então fique com a gente nesta leitura:

O que as principais pesquisas sobre doações no Brasil nos dizem sobre as ONGs?

Recentemente tive o prazer no TechMission de conhecer o Bruno Barroso, sócio fundador do Prosas, uma plataforma que conecta patrocinadores e executores de projeto sociais e ele me alertou para um dado que me chamou muita atenção: segundo a pesquisa Doação Brasil, 74% das pessoas que costumam fazer doações só a fazem após obterem mais informações sobre as instituições para as quais pretendem doar.

No entanto, mais da metade das entidades sem fins lucrativos não têm site, ou seja, estão fora do maior buscador de informações do mundo, o Google.

Essa mesma fonte ainda relata que 71% dos indivíduos que responderam a pesquisa concordam que a maioria das ONGs só consegue sobreviver porque recebem doações de pessoas e de empresas.

E ainda tem mais: para se ter uma ideia da amplitude desses dados, apenas 28% daqueles que foram entrevistados acreditam que essas instituições costumam ser transparentes em relação a forma como aplicam os recursos que recebem, sendo que somente 26% confiam na idoneidade das ONGs no Brasil.

Essas estatísticas nos assustam um pouco — afinal, demonstram que apenas uma pequena parcela da sociedade acredita que as ONGs sejam instituições honestas. E essa crise de confiabilidade afeta diretamente o número de doadores e, principalmente, as pessoas que necessitam do trabalho que elas realizam.

Por que as ONGs precisam ter um site?

É justamente devido a essa falta de credibilidade que tais instituições vivem atualmente que frisamos como é importante ter um site com informações mais transparentes e com relatórios mais precisos e condizentes com todo o processo de gestão dos recursos arrecadados.

E por que deixar escapar as oportunidades? Vivemos em um momento extremamente interessante, em que a maioria dos brasileiros utiliza a tecnologia, principalmente a internet, para buscar mais conhecimento e fazer pesquisas sobre assuntos que são importantes para eles.

E, mesmo com essa mina de ouro ao seu alcance, ainda nos deparamos com uma média de 50 a 69% de ONGs que ainda não possuem sequer um site para divulgação on-line de suas atividades — e, se essa realidade não mudar, muitas delas deixarão de existir. Por isso, é preciso tentar sair da zona de conforto enquanto é tempo e buscar maneiras mais modernas para interagir com as pessoas.

Então, não há muito que pensar: ter um site é uma das melhores alternativas para sair do ostracismo e buscar maximizar os resultados da sua instituição de forma mais ágil.

Quais são os benefícios que um site otimizado pode trazer para as ONGs?

Presença on-line durante 24 horas

Há algum tempo, uma pesquisa realizada pela ONU revelou que a internet possuía mais de 3,2 bilhões de usuários pelo mundo. Já imaginou a possibilidade de sua ONG poder ter contato com esse número gigantesco de pessoas durante 24 horas por dia? É um mar de oportunidades, não é mesmo?

Ter presença on-line é uma forma de ser encontrado pelas pessoas interessadas em obter mais informações sobre a sua instituição e ainda poder fazer contato com elas a qualquer momento (quem sabe em um desses contatos elas não acabem se identificando com a causa da sua ONG se tornando um doador efetivo?).

Além do mais, ter um site que funciona 24 horas é a melhor maneira de aumentar o número de visitantes, obter maior alcance geográfico e realizar campanhas capazes de atrair um público mais selecionado, ou seja, com o perfil que sua ONG precisa para alcançar os seus objetivos.

Facilidade de acesso via dispositivos móveis

A utilização de dispositivos móveis no mundo já ultrapassou, e muito, o uso dos PCs. Hoje, os smartphones e tablets, por exemplo, são os aparelhos preferidos da maioria das pessoas, afinal, a comodidade que eles oferecem para que os seus usuários tenham acesso à internet não tem igual.

Apostar em um site otimizado e responsivo para facilitar a navegação das pessoas por meio de mobiles pode trazer grandes vantagens para a sua instituição, inclusive aumentando bastante o número de visitas e de conversões para as principais páginas de sua ONG.

Consolidação da marca da ONG no mercado

Ter uma marca ultrapassa os limites de apenas possuir um nome ou um logotipo bonito — a sua marca é a personalidade da sua instituição. São os valores que as pessoas percebem e as experiências que terão com ela.

Uma marca é a imagem que as pessoas criam em sua mente sobre o que pensam e sentem em relação à sua ONG. Em suma, é a maneira como elas percebem e interagem com essa imagem que formaram. Por isso, é tão importante buscar novas estratégias — como um site — para ajudar a consolidar a sua marca no mercado e ganhar maior confiabilidade por parte do seu público-alvo.

Uma ONG que não possui meios efetivos para divulgar a sua marca e os seus principais valores dificilmente conseguirá fidelizar um público que abrace a sua causa de verdade.

Maior comodidade e ganho de tempo

Nesse quesito, nem é preciso falar o quanto ter um site para a sua instituição será importante para trazer maior comodidade não só para o usuário, mas também para a própria instituição, que poderá otimizar várias funcionalidades para facilitar o seu dia a dia.

O seu site poderá entregar conteúdos e informações relevantes para as pessoas de forma mais ágil e sem a necessidade de muitos gastos. E, como bem sabemos, tempo também é dinheiro, não é mesmo?

Por que contratar uma agência para criar o site da sua instituição?

Não são somente empresas particulares que precisam ter um site para se manterem competitivas no mercado. Embora as ONGs tenham um propósito diferente, elas também necessitam de um.

Uma ONG que não possui um site profissional corre o risco de passar uma imagem distorcida dos seus verdadeiros propósitos. Somente uma agência com profissionais qualificados poderão analisar com cuidado as suas necessidades e entender qual é o tipo específico de site que a sua instituição precisa.

Uma agência está mais bem preparada para pensar em todos os detalhes importantes para a criação do seu site, como:

Como percebemos, um site criado e otimizado especialmente para sua ONG garantirá melhor usabilidade para o seu usuário, além de tornar o gerenciamento de dados e atividades da instituição mais práticos e assertivos.

Ter um site não é uma questão de luxo ou capricho e, sim, necessidade, pois vivemos em um mundo globalizado, onde as pessoas estão cada vez mais conectadas e antenadas no que está ocorrendo a sua volta. Por isso, faça a sua melhor aposta agora: um site otimizado especialmente para a sua ONG!

E aí, descobriu por que ter um site? Você concorda que ter um site bem otimizado para ONGs pode ser o diferencial para o sucesso desse tipo de instituição? Que tal deixar o seu comentário sobre esse assunto?