É praticamente impossível imaginar uma empresa que consiga alcançar o sucesso sem estar inserida na internet, ainda mais no Brasil, que é o país em que a população passa mais tempo na rede de acordo com o estudo da organização We Are Social.

Desse modo, os websites tornaram-se ferramentas imprescindíveis para alavancar empresas que desejam acompanhar o ritmo da globalização. E como o ambiente virtual muda o tempo todo, é preciso estar atento para que a página seja sempre mantida com informações atualizadas e dinâmicas.

Continue a leitura deste post e veja quais são os principais benefícios da correta manutenção em sites!

Você atrai e mantêm as visitas

Pense bem: você retorna a uma loja que nunca renova suas peças? Provavelmente, não! Essa lógica vale também para as visitas do seu site. Para que um usuário vai voltar na sua página se ela está sempre do mesmo jeito? Uma boa manutenção em sites pode ser a solução.

Se o conteúdo não for de qualidade e não estiver sempre atualizado, seu site será imediatamente descartado. Na internet, a atração precisa acontecer rapidamente, caso contrário, você perderá muitos clientes.

Por isso, pesquise sobre seu público-alvo, saiba seus anseios e suas necessidades para produzir conteúdos novos, que devem ser publicados e divulgados com frequência. Assim, além de atrair novos visitantes, você mantém o interesse dos antigos, tanto pelo seu site quanto pela sua empresa/marca.

Você é encontrado nos mecanismos de buscas

Uma tendência que tem se tornado muito forte no processo de compra é a consulta dos consumidores na internet antes de fechar negócio, seja em uma loja virtual ou mesmo física.

Para se ter ideia, quase todas as pessoas que têm acesso à rede, ou seja, metade da população brasileira (106 milhões de pessoas), utilizam a internet em algum momento para adquirir um produto ou serviço, segundo estudo “Varejo no Brasil: a influência do digital sobre o consumo”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG), que entrevistou 2.500 pessoas sobre suas atividades online.

O estudo mostra também que o impacto é maior na fase de pré-compra, que consiste em descobrir e localizar marcas e empresas em buscadores como o Google, representando 60% a 70% das pesquisas realizadas.

Por causa disso, estar bem posicionado nos mecanismos de busca é essencial. Há uma série de aspectos que são levados em consideração pelo Google, chamados de algoritmos, e uma das questões relevantes é a identificação de que seu site possui conteúdo útil e atualizado para o público.

Sem contar que o Google muda seus critérios de posicionamento de tempos em tempos, por isso, é preciso estar  com a manutenção em sites em dia, sempre atento para realizar mudanças na sua página conforme as atualizações importantes da plataforma, mantendo sempre as primeiras colocações nos resultados orgânicos (não pagos) das ferramentas de pesquisa.

Você concede uma boa experiência para o usuário

A experiência do usuário está relacionada a como uma pessoa se sente ao navegar pelo seu site. Isso vai além da eficiência da página, que também é muito importante, mas também se trata de o usuário conseguir completar as tarefas com facilidade.

Basicamente, são 5 pilares da experiência do usuário que precisam estar sempre atualizados:

  • estética: é a primeira impressão que o seu site transmite — o layout precisa ser atrativo;
  • usabilidade: tem a ver com a facilidade e a eficiência com que o usuário consegue navegar pela página;
  • arquitetura de informação: se refere a como são organizadas as informações na página (as mais importantes devem ser destacadas);
  • fluxos de interação: funcionam como o mapa do site. Ajudam os usuários a se localizarem e a entenderem o que um produto/serviço oferece;
  • conteúdo: o site precisa ter informações úteis, relevantes e atualizadas para enriquecer a experiência de quem o visita.

Todos os aspectos citados neste tópico são considerados para que seu site proporcione tudo o que é desejado pelo público, sem contar que eles também contribuem para que sua página fique bem colocada nos mecanismos de busca.

Você valoriza seu negócio

Mesmo que a sua empresa não lance um produto ou serviço todo mês, um site atualizado demonstra que seu negócio está a pleno vapor e em constante evolução.

Para isso, a manutenção em sites é essencial para atualizar os trabalhos, eventos, lançamentos e toda atuação da empresa. Estamos falando, inclusive, das pequenas ações praticadas no seu negócio, que se forem exploradas corretamente podem agregar muito valor para seu público.

Você gera credibilidade com manutenção em sites

Imagine a seguinte situação: você está pesquisando um serviço e, por acaso, encontra um site que oferece o que está sendo procurado.

O problema é que quando você entra na página, o site parece esquecido, parado, com um conteúdo irrelevante. Qual é a sua impressão? Você deve pensar que, assim como no site, a empresa também apresenta um certo desleixo com a prestação dos seus serviços, certo?

Um site desatualizado passa uma péssima impressão para o consumidor e uma imagem negativa junto ao mercado. A manutenção em sites impacta diretamente na credibilidade e no profissionalismo da sua empresa.

Você mantém a competitividade

Se o seu site não é atrativo, funcional e muito menos bem colocado nos mecanismos de busca, ele está completamente fora da competição com outros sites que estão sempre atualizados e seguindo todos os parâmetros considerados ideais, concorda?

Por isso, a manutenção em sites é uma “arma”  de competitividade para manter a atenção e interesse do público pela sua empresa.

Pronto! Viu como a manutenção e a atualização de um site pode fazer toda a diferença para o seu negócio? Se for contratar uma empresa para desenvolver seu site, vale destacar o cuidado que é preciso na hora de escolher os profissionais.

Verifique se a equipe possui as seguintes características:

  • se preocupa com os critérios de ranqueamento considerados pelos buscadores (Google, Yahoo e Bing);
  • se os sites são responsivos, ou seja, se são visualizados perfeitamente em dispositivos móveis (smartfones, tablet, etc);
  • se o layout oferecido é diferenciado, com uma programação moderna e personalizada para o seu negócio.

Outra possibilidade para manter as páginas sempre atualizadas é contratar uma plataforma que permite que você mesmo faça algumas modificações com simplicidade e sem a necessidade de conhecimentos avançados na área.

E ai, ficou com alguma dúvida sobre manutenção em sites? Podemos te ajudar! Faça sua pergunta nos comentários abaixo!