A evolução tecnológica gerou inúmeros avanços na dinâmica de consumo, principalmente no que diz à velocidade das respostas. Na era das redes sociais, os clientes querem ser atendidos em poucos cliques e comprar sem muitos esforços. Por isso, é crescente o investimento em automações de atendimento.

Segundo uma pesquisa do American Express, 74% dos consumidores estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem um atendimento excelente.

O atendimento ao cliente tornou-se fator de sobrevivência dentro das organizações. Portanto, a otimização dos processos por meio da automação é uma alternativa extremamente atrativa para conseguir destaque em um mercado cada vez mais disputado.

Rapidez, presteza, eficácia e personalização são itens indispensáveis em um bom atendimento.

Um atendimento pautado nesses pilares é capaz de impressionar e fidelizar clientes, sendo um importante aliado para os esforços de marketing.

E nada melhor do que a automação para tornar o atendimento mais ágil e perspicaz, já que, durante a recessão econômica, o rápido retorno ao cliente é uma peça-chave para superar as dificuldades.

Pensando nisso, hoje nós vamos te explicar os benefícios das automações de atendimento e como elas são importantes aliadas do marketing de uma empresa. Confira!

O que são as automações de atendimento?

A internet permite que qualquer informação seja encontrada rapidamente. Logo, nenhum cliente mais tem paciência para aguardar uma chamada longa se está apenas buscando uma informação simples sobre sua compra.

Logo, as automações de atendimento surgiram, principalmente, para valorizar o tempo do cliente, aumentando sua satisfação e oferecendo uma experiência diferenciada.

Ao utilizar soluções como e-mail, chat ou até mesmo um sistema de autoatendimento, sua empresa é capaz de proporcionar uma ótima experiência ao usuário.

Além de economizar o tempo do cliente, há uma melhor gestão de tempo no setor, já que o esforço dos atendentes pode ser alocado para tarefas mais complexas.

Uma automação de atendimento não significa substituir um atendente por um robô, mas facilitar a resolução de questões menores.

Enquanto os contatos mais simples são automatizados, os atendentes ficam disponíveis para se dedicarem aos contatos mais relevantes e oportunidades de negócio para a empresa.

Conheça os principais benefícios das automações de atendimento:

  • Reduzir custos com o atendimento;
  • Eliminar de filas de espera;
  • Aumentar a produtividade;
  • Otimizar o tempo de atendimento;
  • Diminuir de erros;
  • Fidelizar clientes;
  • Melhorar a satisfação do cliente.

As automações de atendimento também são muito úteis em eventuais crises vividas pela empresa.

Um bom gerenciamento de crises exige retorno ágil e útil aos clientes.

Portanto, nos momentos de dificuldade, a empresa precisa falar com o seu público como um todo, mostrando-se disponível sempre e não deixando dúvidas sobre a sua credibilidade.

Imagine só a repercussão de um comunicado que chega à caixa de e-mails dos clientes em poucos cliques? Essa é a melhor alternativa para apagar focos de problemas.

Como as automações de atendimento se relacionam com o marketing?

Segundo uma pesquisa do NewVoice, 58% dos clientes nunca mais voltam a usar uma empresa depois de uma experiência negativa.

Ou seja, por maior que seja seus esforços em marketing para conquistar os clientes, basta uma péssima experiência com atendimento para que a imagem da sua empresa esteja manchada.

Mas os benefícios das automações de atendimento no marketing são ainda mais práticos do que você imagina.

O atendimento automatizado é capaz de registrar todos os contatos feitos por um mesmo cliente em diversas plataformas.

O processo utiliza uma poderosa tecnologia de inteligência artificial para garantir a eficiência do serviço prestado, ao mesmo tempo em que reduz o tempo da operação e os custos da empresa. Ao invés de gastar tanto com atendimento, que tal dar uma forcinha naquela campanha de marketing?

As automações de marketing valorizam o tempo do cliente, pois o serviço fica muito mais ágil. O tempo de espera por uma informação, ou mesmo a consulta na disponibilidade de um produto é reduzido. O resultado? A satisfação dos clientes, que é o primeiro passo para a fidelização.

É de 6 a 7 vezes mais caro conquistar novos clientes do que manter um cliente atual. Logo, se a automação propicia a satisfação dos clientes, os gastos com a prospecção ativa do marketing são reduzidos.

A equipe de vendas também ganha com o sistema automático, pois tem condições de fazer consultas e buscas atualizadas, já que todas as informações ficam centralizadas em um único sistema de gerenciamento. E isso facilita a concessão de benefícios para os próprios clientes.

As automações de atendimento oferecem a possibilidade de mapear os problemas, emitir relatórios e viabilizar melhorias, aperfeiçoando pontos positivos e solucionando os erros do setor.

3 formas de automação de atendimento para adotar

Se você está convencido do poder das automações de atendimento, apresentamos as melhores soluções:

Chatbot

Os chatbots são muito úteis para fidelizar clientes, tornando-se indispensáveis para muitas empresas.

Esses sistemas resolvem problemas simples, respondendo a perguntas e interagindo com os consumidores.

Os chatbots só transferem os contatos para atendimento humano quando necessário, como nos casos em que é preciso resolver problemas mais complexos.

Essas ferramentas são muito úteis para:

  • Geração de Leads: os chatbots o visitante do site através do diálogo e gerar leads para equipes comerciais, integrando com ferramentas de força de vendas ou disparando e-mail ou SMS.
  • Marketing e Vendas: os chatbots também podem ser utilizados para realizar campanhas de marketing e ações focadas em vendas, apresentando um diálogo que leve o cliente a se envolver com o produto e suas características.
  • Atendimento ao Cliente: uma das aplicações mais comuns dos chatbots. Realizar serviços de atendimento ao cliente, baseando-se nas dúvidas mais frequentes.
  • Agendamento e Reservas: os chatbots podem ser utilizados para realizar agendamentos e reservas, como em consultórios e restaurantes.

Ferramentas de autoatendimento

O autoatendimento, por outro lado, é uma verdadeira central de atendimento automatizada.

Nesses sistemas, o cliente digita livremente sua dúvida em um campo apropriado e, imediatamente, o back-end do site cruza a sequência de palavras utilizadas, interpreta a dúvida e encontra a resposta adequada, baseada em um poderoso sistema de busca semântica e PLN (Processamento de Linguagem Natural).

Bancos, por exemplo, costumam desenvolver aplicativos e portais para autoatendimento – os Internet Banking. Esses modelos servem para consultar saldos, débitos e créditos, bem como desbloquear e contratar serviços.

E-mail direcionado

Esse recurso é capaz de fazer uma leitura dos e-mails encaminhados para a empresa, interpretar o conteúdo com base nas palavras-chaves e direcionar a mensagem para o departamento responsável.

FAQ Inteligente

O FAQ inteligente é uma modalidade de autoatendimento rápido e prático que responde às dúvidas dos clientes no site.

Ao digitar algo no campo de busca, por exemplo, a ferramenta encontra rapidamente a informação no sistema, e o cliente é capaz de sanar sua dúvida sozinho e rapidamente.   

Investir nas automações de atendimento proporciona um aumento quase imediato da eficiência de um setor de atendimento, sem aumentar muito os custos. E como você pôde perceber, os benefícios se estendem para áreas importantes como o marketing, potencializando seus resultados.

Adotar automações de atendimento no seu negócio é prezar pela satisfação dos clientes, ao proporcionar uma experiência mais completa!