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Automações de atendimento: como beneficiam as ações de marketing?

9 minutos de leitura

A evolução tecnológica gerou inúmeros avanços na dinâmica de consumo, principalmente no que diz respeito à velocidade das respostas. Na era das redes sociais, os clientes querem ser atendidos em poucos cliques e comprar sem muitos esforços. Por isso, é crescente o investimento em automações de atendimento.

Segundo uma pesquisa do American Express, 74% dos consumidores estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem um atendimento excelente.

O atendimento ao cliente tornou-se fator de sobrevivência nas organizações. Portanto, a otimização dos processos por meio da automação é uma alternativa extremamente atrativa para conseguir destaque em um mercado cada vez mais disputado.

Rapidez, presteza, eficácia e personalização são itens indispensáveis em um bom atendimento.

Um atendimento pautado nesses pilares consegue impressionar e fidelizar clientes, sendo um aliado essencial para os esforços de marketing.

E nada melhor do que a automação para tornar o atendimento mais ágil e perspicaz, já que, durante a recessão econômica, o rápido retorno ao cliente é uma peça-chave para superar as dificuldades.

Pensando nisso, hoje vamos te explicar os benefícios das automações de atendimento e como elas são importantes aliadas do marketing de uma empresa. Confira!

O que são as automações de atendimento?

A internet permite que qualquer informação seja encontrada rapidamente. Logo, nenhum cliente mais tem paciência para aguardar uma chamada longa se está apenas buscando uma informação simples sobre sua compra.

As automações de atendimento surgiram, principalmente, para valorizar o tempo do cliente, aumentando sua satisfação e oferecendo uma experiência diferenciada. Ao utilizar soluções como e-mail, chat ou até mesmo um sistema de autoatendimento, sua empresa consegue proporcionar uma ótima experiência ao usuário.

Além de economizar o tempo do cliente, há uma melhor gestão de tempo no setor, já que o esforço dos atendentes pode ser alocado para tarefas mais complexas.

Uma automação de atendimento não significa substituir um atendente por um robô, mas facilitar a resolução de questões menores.

Enquanto os contatos mais simples são automatizados, os atendentes ficam disponíveis para se dedicarem aos contatos mais relevantes e oportunidades de negócio para a empresa.

Conheça os principais benefícios das automações de atendimento:

  • reduzir custos com o atendimento;
  • eliminar de filas de espera;
  • aumentar a produtividade;
  • otimizar o tempo de atendimento;
  • diminuir de erros;
  • fidelizar clientes;
  • melhorar a satisfação do cliente.

As automações de atendimento também são muito úteis em eventuais crises vividas pela empresa.

Um bom gerenciamento de crises exige retorno ágil e útil aos clientes.

Portanto, nos momentos de dificuldade, a empresa precisa falar com o seu público como um todo, mostrando-se disponível sempre e não deixando dúvidas sobre a sua credibilidade.

Imagine só a repercussão de um comunicado que chega à caixa de e-mails dos clientes em poucos cliques? Essa é a melhor alternativa para apagar focos de problemas.

Quais os benefícios das automações de atendimento?

A automação de atendimento traz vários benefícios para as empresas que a adotam. Confira os principais!

Redução de custos

Ao automatizar tarefas rotineiras, as empresas podem economizar tempo e dinheiro que seriam gastos em pessoal de suporte. Além disso, a automação pode reduzir erros humanos e melhorar a eficiência dos processos internos.

Por exemplo, uma loja online que usa um chatbot para responder a perguntas frequentes de seus clientes pode economizar dinheiro em folha de pagamento e melhorar a satisfação do cliente com a rapidez e precisão das respostas.

Otimização da experiência do cliente

Os consumidores esperam uma resposta rápida e personalizada em suas interações com as empresas, e a automação pode ajudar a atender essas expectativas.

Por meio de chatbots e outras tecnologias de automação, as empresas podem fornecer respostas imediatas e personalizadas aos clientes, melhorando a satisfação do cliente e aumentando as chances de fidelização.

Por exemplo, um hotel que usa um chatbot para reservar quartos e responder a perguntas de seus hóspedes pode fornecer informações sobre serviços do hotel e até mesmo recomendar atividades locais com base nos interesses do hóspede.

Aprimoramento do processo de vendas

A automação de atendimento pode aprimorar o processo de pós-venda e suporte. Por meio de chatbots e outras tecnologias de automação, as empresas podem fornecer suporte imediato e personalizado aos clientes após a compra, melhorando a experiência do cliente e aumentando a probabilidade de recompra.

Uma empresa de e-commerce que usa chatbots para fornecer suporte pós-venda pode, por exemplo:

  • enviar atualizações de entrega;
  • resolver problemas de envio;
  • fornecer recomendações de produtos complementares com base no histórico de compras do cliente.

Suporte

Ao adotar tecnologias de automação, as empresas podem melhorar a eficiência dos processos internos, fornecer suporte imediato e personalizado aos clientes e melhorar a satisfação geral do cliente.

Por exemplo, uma empresa de telecomunicações pode usar um chatbot para resolver problemas de conectividade dos clientes. Isso pode melhorar a satisfação do cliente e reduzir a quantidade de chamadas para o suporte técnico, reduzindo custos operacionais.

Como as automações de atendimento se relacionam com o marketing?

Segundo uma pesquisa do NewVoice, 58% dos clientes nunca mais voltam a usar uma empresa depois de uma experiência negativa.

Ou seja, por maior que seja seus esforços em marketing para conquistar os clientes, basta uma péssima experiência com atendimento para que a imagem da sua empresa esteja manchada.

Mas os benefícios das automações de atendimento no marketing são ainda mais práticos do que você imagina.

O atendimento automatizado consegue registrar todos os contatos feitos por um mesmo cliente em diversas plataformas.

O processo utiliza uma poderosa tecnologia de inteligência artificial para garantir a eficiência do serviço prestado, ao mesmo tempo, que reduz o tempo da operação e os custos da empresa. Em vez de gastar tanto com atendimento, que tal dar uma forcinha naquela campanha de marketing?

As automações de marketing valorizam o tempo do cliente, pois o serviço fica muito mais ágil. O tempo de espera por uma informação, ou mesmo a consulta na disponibilidade de um produto é reduzido. O resultado? O primeiro passo para a fidelização: a satisfação dos clientes.

É de 6 a 7 vezes mais caro conquistar novos clientes do que manter um atual. Logo, se a automação propicia a satisfação dos clientes, os gastos com a prospecção ativa do marketing são reduzidos.

A equipe de vendas também ganha com o sistema automático, pois tem condições de fazer consultas e buscas atualizadas, já que todas as informações ficam centralizadas em um único sistema de gerenciamento. E isso facilita a concessão de benefícios para os próprios clientes.

As automações de atendimento oferecem a possibilidade de mapear os problemas, emitir relatórios e viabilizar melhorias, aperfeiçoando pontos positivos e solucionando os erros do setor.

Qual é a diferença entre Atendimento Online e Atendimento com Automação?

O atendimento online e o atendimento com automação são duas abordagens distintas para atender aos clientes.

O atendimento online geralmente envolve o uso de chat ao vivo, e-mail ou mídias sociais para fornecer suporte e responder a perguntas dos clientes.

Já o atendimento com automação envolve a utilização de tecnologias como chatbots e inteligência artificial para fornecer respostas imediatas e personalizadas aos clientes.

Embora ambas as abordagens tenham seus benefícios, o atendimento com automação tem algumas vantagens em relação ao atendimento online convencional.

As ferramentas de automação podem responder a perguntas frequentes rapidamente, reduzindo o tempo de espera e melhorando a satisfação do cliente.

Além disso, a automação pode fornecer suporte 24 horas, 7 dias por semana, sem a necessidade de pessoal adicional.

As ferramentas de automação também podem contribuir para melhorar a eficiência dos processos internos da empresa.

Elas podem ser programadas para lidar com tarefas rotineiras, liberando o tempo da equipe de suporte para lidar com problemas mais complexos e de alto valor agregado.

Quais são as formas de automação de atendimento para adotar?

Se você está convencido do poder das automações de atendimento, apresentamos as melhores soluções:

Chatbot

Os chatbots são muito úteis para fidelizar clientes, tornando-se indispensáveis para muitas empresas.

Esses sistemas resolvem problemas simples, respondendo a perguntas e interagindo com os consumidores.

Os chatbots só transferem os contatos para atendimento humano quando necessário, como nos casos em que é preciso resolver problemas mais complexos.

Essas ferramentas são muito úteis para:

  • geração de leads: os chatbots o visitante do site através do diálogo e gerar leads para equipes comerciais, integrando com ferramentas de força de vendas ou disparando e-mail ou SMS;
  • marketing e vendas: os chatbots também podem ser utilizados para realizar campanhas de marketing e ações focadas em vendas, apresentando um diálogo que leve o cliente a se envolver com o produto e suas características;
  • atendimento ao cliente: uma das aplicações mais comuns dos chatbots. Realizar serviços de atendimento ao cliente, baseando-se nas dúvidas mais frequentes;
  • agendamento e reservas: os chatbots podem ser utilizados para realizar agendamentos e reservas, como em consultórios e restaurantes.

Ainda, de acordo com a pesquisa da Markets and Markets sobre a previsão de crescimento global dos Chatbots, o mercado de chatbots aumenta constantemente e deve alcançar US$ 9,4 bilhões até 2024. Isso representa uma taxa de crescimento anual composta de 29,7% durante o período de 2019 a 2024.

Ferramentas de autoatendimento

O autoatendimento, por outro lado, é uma verdadeira central de atendimento automatizada.

Nesses sistemas, o cliente digita sua dúvida em um campo apropriado e, imediatamente, o back-end do site cruza a sequência de palavras utilizadas, interpreta a dúvida e encontra a resposta adequada, baseada em um poderoso sistema de busca semântica e PLN (Processamento de Linguagem Natural).

Bancos, por exemplo, costumam desenvolver aplicativos e portais para autoatendimento — os Internet Banking. Esses modelos servem para consultar saldos, débitos e créditos, bem como desbloquear e contratar serviços.

E-mail direcionado

Esse recurso consegue fazer uma leitura dos e-mails encaminhados para a empresa, interpretar o conteúdo com base nas palavras-chave e direcionar a mensagem para o departamento responsável.

FAQ Inteligente

O FAQ inteligente é uma modalidade de autoatendimento rápido e prático que responde às dúvidas dos clientes no site.

Ao digitar algo no campo de busca, por exemplo, a ferramenta encontra a informação no sistema, e o cliente é capaz de sanar sua dúvida sozinho e rapidamente.

Qual é a importância de contar com ferramentas confiáveis e com facilidade de integração de sistemas?

Para oferecer um atendimento com automação de qualidade e eficiente, é essencial contar com ferramentas confiáveis e com facilidade de integração de sistemas.

Uma das opções disponíveis no mercado é a plataforma Take Blip, que oferece soluções de automação de atendimento e chatbots que podem ser integrados facilmente aos sistemas existentes das empresas.

Uma das vantagens da Take Blip é a sua capacidade de fornecer soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada empresa. Além disso, a plataforma conta com tecnologias avançadas de inteligência artificial e machine learning, o que garante uma maior eficiência no atendimento aos clientes.

Outro aspecto da plataforma Take Blip é a sua parceria com a Hubify, que oferece soluções de marketing digital. Essa parceria permite que as empresas tenham acesso a uma gama mais ampla de soluções digitais, o que pode ser útil para aumentar a eficiência e a produtividade do atendimento ao cliente.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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