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Por que é importante ter avaliação de clientes da minha empresa na internet?

3 minutos de leitura

Possuir uma página on-line expondo seus serviços, com ajuda do marketing digital, é uma obrigação dos dias atuais. Esse ato deixou de ser um diferencial competitivo e passou a fazer parte da rotina de qualquer empresa ou profissional que quer crescer. Além de uma página mostrando os serviços oferecidos, o profissional ainda precisa se preocupar em produzir conteúdo, ter avaliação positiva de clientes, ficar bem posicionado nos mecanismos de busca, etc.

Cada ponto citado acima merece uma atenção especial, mas neste artigo, focamos na importância de ter a avaliação de clientes na sua página no Facebook, no seu site ou em guias colaborativos. Muitos profissionais tendem a não se importar muito com o que as pessoas comentam sobre eles, e isso tende a ser um grave erro que pode destruir totalmente sua imagem on-line.

Guias colaborativos são sites em que as pessoas classificam um estabelecimento ou serviço dando nota para ele e principalmente comentando sobre a experiência. Alguns desses serviços mais famosos são Elefante Verde, Google Place, Yelp e Trip Advisor. A avaliação da sua empresa nesses guias pode ser o que faz um cliente escolher se quer ou não fazer uso dos serviços prestados por você.

Pensando nisso, resolvemos listar alguns motivos que mostram a importância de ter avaliações de clientes sobre sua empresa na internet. Confira!

Oferece mais facilidade em recolher feedback

Será que o cliente gostou do seu serviço? Alguma coisa poderia ter sido melhor? Será que você receberá indicações? Você errou em alguma coisa?

Todas essas perguntas são consideravelmente difíceis de serem respondidas caso você busque a resposta delas apenas analisando seus dados. Porém, na internet as pessoas tendem a dar feedback espontaneamente. Assim, você fica sabendo de todos os pontos positivos e negativos do seu trabalho.

Ajuda a resolver problemas dos clientes

À medida em que as pessoas vão avaliando o serviço e apontando falhas, é possível ir arrumando os problemas antes que outros clientes fiquem insatisfeitos. Dessa forma, quanto mais avaliações uma empresa recebe, mais chance ela tem de acertar.

Interfere na tomada de decisão

Ao buscar um serviço on-line, a primeira coisa que os usuários procuram é a avaliação de clientes. As avaliações tendem a ser o diferencial entre utilizar ou não o serviço.

Na internet não temos a segurança do meio físico para ver e testar o produto ou o serviço. Por esse motivo, a opinião e a avaliação de outras pessoas serve de limiar para decidir se a compra vale a pena.

Aponta uma possível propaganda

Com um grande número de avaliações, é possível filtrar quais são os pontos mais avaliados positivamente pelos clientes. Esses pontos podem virar sua propaganda, sejam eles o atendimento, o serviço prestado, a localização, etc. O melhor é que a propaganda será feita com algo que, de fato, chamou a atenção do cliente.

Melhora o posicionamento no Google

À medida que as avaliações vão aumentando, o Google entende que o que você oferece é um serviço real e confiável. Isso permite que você apareça entre os primeiros lugares nas buscas. A vantagem disso? Mais pessoas encontrando você por meio da internet.

Esses são os motivos que mostram a importância de ter uma avaliação de clientes da sua empresa na internet. Gostou das nossas dicas sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe J.

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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