Um dos grandes desafios de um empreendedor é gerenciar bem o seu tempo, e no post Como aumentar a minha produtividade em 2017, você vai encontrar dicas para se tornar mais produtivo e entender como em um mundo tão dinâmico e competitivo, saber priorizar e focar no que vai te trazer mais resultados é um fator determinante para aumentar a produtividade, não só sua, mas de toda sua equipe e empresa, e com isso melhorar os resultados.

Comecei a estudar gestão de tempo há cerca de 7 anos quando estava empreendendo pela primeira vez. Tinha cerca de 25 anos e chegava a trabalhar 12 horas por dia de segunda à sábado. E numa ida ao médico, após fazer alguns exames, foi constatado que eu estava com pressão alta e colesterol alto. Trabalhava muito, tinha parado de praticar esportes e sempre estava cansado. O médico avisou “Ou você dá uma desacelerada e volta a praticar esporte, ou daqui há pouco você terá um piripaque.”

Desde então tenho estudado gestão de tempo, e também não deixei mais de praticar esportes. Hoje pratico Crossfit e me ajuda bastante na vida como empreendedor. Li 3 livros ótimos que me ajudaram bastante, a Tríade do tempo, a Arte de fazer acontecer e os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes e que recomendo a todos que querem começar a ser mais produtivo e também ter uma vida mais balanceada. A seguir deixo algumas dicas de como aumentar a minha produtividade e atingir metas.

Para começar a planejar o seu ano de 2017, você vai precisar de papel, caneta, agenda e muita dedicação! Gravei esse vídeo que detalha bem esse processo:

Papéis
Todos temos diversos papéis em nossas vidas. Pai, filho, marido, profissional, amigo, esportista, estudante, etc. E é muito importante que a gente consiga ter tempo para os papéis que mais impactam em nossas vidas. É muito comum o empreendedor focar na empresa e esquecer de sua família. Anote no papel os papéis que você tem em sua vida, exemplo:

  • Pai
  • Marido
  • Profissional
  • Estudante
  • Esportista
  • Voluntário

Metas
Depois de descrever os papéis que vc tem é hora de colocar no papel uma meta para cada papel que você tenha. As metas devem ser no formato SMART.

Exemplo:

Meta final
Papel – Profissional
Meta – Atingir 100 clientes até 31/12/2017

Papel – Esportista
Meta – Correr a São Silvestre em 31/12/2017

Meta Mensal
Depois devemos quebrar a meta anual em metas mensais. Ficaria assim:
Papel – Profissional
Meta – Atingir 10 clientes até 31/1/2017

Papel – Esportista
Meta – Correr 1 km até 31/1/2017

Meta Semanal
E finalmente quebrar a meta mensal em semanal. Dessa forma conseguimos ter sempre no curtíssimo prazo metas que estão alinhadas com a meta mais longa (anual, no caso).

Essa etapa devemos detalhar bem as atividades e compromissos, importante que eles devem estar ligados as suas metas. Chamo essa etapa de “Sessão descarrego”, o objetivo aqui é realmente descarregar tudo o que estiver em sua cabeça no papel. Você terá uma sensação de que não está esquecendo nada e isso irá te deixar menos ansioso.

Exemplo:
Papel: Atleta
Meta: Matricular na academia até 8/1/2017

*Pesquisar 3 academias próximas de casa;
*Visitar Academia 1;
*Visitar Academia 2;
*Vistar Academia 3;
*Matricular na academia.

Alocar atividades/compromissos durante a semana
Essa etapa é uma das mais importantes! O que a maioria das pessoas faz para se organizar? A famosa To do List, e normalmente é aqui que as pessoas se perdem na hora de se planejar. Aquela enorme lista com diversas tarefas que fazemos na segunda pela manhã e que NUNCA conseguimos terminar. Pegamos tudo o que não foi terminado e mais as novas tarefas que surgiram e colocamos na lista para a terça e assim vamos tentando nos planejar.

Agora é a hora de usar uma agenda. Devemos fazer uma divisão com um traço em cada dia, conforme abaixo. Colocamos a letra T de Tarefas do lado esquerdo e C de compromissos do lado direito. As tarefas são atividades que não tem hora para começar e nem terminar. Exemplo: Fazer relatório mensal de vendas. Compromissos são atividades que tem hora para começar e “terminar”. Exemplo: Reunião com time de vendas – Terça das 14h às 15h.

como-aumentar-a-produtividade-em-2017

E dessa forma vamos alocando durante a semana cada tarefa e compromisso em um dia da semana. Isso fará que você consiga dividir melhor o seu tempo sem sobrecarregar um dia só.

Dicas

*Email

Não trabalhe com o email aberto! Principalmente com os alertas de mensagens ligado, pois a cada nova mensagem, você acaba perdendo o foco na tarefa que estava fazendo para ler o email que acabou de chegar. O ideal é responder os emails de 3 à 4 vezes por dia. A cada vez que terminar de processar os seus emails, você deve fechar o email e focar em outras atividades.

*Dividir dias da semana por papel

Para melhorar sua produtividade é importante que você divida os dias da semana por áreas/departamentos. A maioria dos empreendedores exerce diversos papéis dentro de um negócio, como: vendas, marketing, produção, compras, financeiro, etc. Coloque cada área em um dia da semana para que você possa focar mais.

*Home office

O home office facilitou muito a vida dos profissionais e muitos empreendedores trabalham de suas casas. Ter um local específico dentro de sua casa para o trabalho é fundamental para ser mais produtivo. Outro ponto importante é alinhar com toda a sua família que você, mesmo de casa, está trabalhando. Outra dica importante é trabalhar de outros lugares como cafés, livrarias e coworkings pelo menos 2x por semana. Sair de casa vai te dar outra motivação!

*Não fazer To do List!

Não faça o To do List, pois como sabemos a lista nunca tem fim. E isso só traz uma sensação negativa de que não estamos conseguindo dar conta de tudo. Trabalhe com a lista de tarefas e depois aloque as tarefas e compromissos durante a semana em sua agenda.

*Agenda de papel primeiro – Depois os apps

Antes de pensar em trabalhar com apps de produtividade (existem milhares) o ideal é que você, primeiro tenha o hábito de se planejar e executar o planejado. É mais fácil você pegar o hábito usando a agenda de papel. Para quem tem dificuldade em criar hábito ou rotina, o livro Poder do hábito é uma ótima sugestão. Só depois de alguns meses de prática eu sugiro que você migre para aplicativos.

Espero que as dicas do post Como aumentar minha produtividade em 2017 possam te ajudar a ter mais produtividade e gerar mais resultados em sua vida!