Você quer conquistar seguidores no Instagram? Aumentar esse número de maneira estratégica é importante para que seu negócio atinja potenciais clientes e aumente a propagação da sua marca.

Entretanto, não se deve buscar novos seguidores a todo custo. É preciso conquistar pessoas que tenham interesse em seus produtos e serviços. Assim, mais do que um número, você terá seguidores que engajam e convertem.

No post de hoje, você verá algumas estratégias para conseguir mais seguidores qualificados no Instagram. Boa leitura!

1. Crie conteúdo de qualidade para mais seguidores no Instagram

Criar conteúdo relevante e de qualidade é sempre a melhor receita para que sua empresa consiga mais seguidores no Instagram (ou em qualquer outra rede social). As rede sociais entendem que a melhor forma de manter seus usuários conectados é exibir conteúdo com o qual eles se identifiquem.

Para tanto, é importante que você determine quais são os assuntos de maior interesse do seu público-alvo, procurando entender quais são as melhores formas de abordar seu cliente e qual é o tipo de conteúdo que ele mais gosta (imagem, vídeo, histórias ou vídeo ao vivo).

Dessa forma, é mais fácil impactar seus seguidores e fazer com que suas publicações alcancem ainda mais pessoas, seja a partir do recurso ‘Explorar’ ou mesmo da marcação de outros usuários relacionados ao conteúdo.

2. Utilize hashtags

As hashtags permitem que os usuários encontrem imagens ou vídeos relacionados aos temas de seu interesse. Ao pressionarem uma determinada hashtag, eles terão acesso ao conteúdo público postado por outras pessoas.

Além disso, esse tipo de marcação também é importante para a plataforma descobrir os interesses dos usuários e sugerir conteúdos adequados. Assim, o uso correto delas é uma estratégia importante para que mais pessoas vejam os materiais publicados e possam seguir seu perfil.

No caso de um salão de beleza, por exemplo, as pessoas interessadas em fazer as unhas, maquiagem, cortes ou outros serviços, podem encontrar seu salão a partir de hashtags usadas no Instagram, aumentando a exposição das imagens ou vídeos, o que poderá levar mais pessoas ao seu salão.

Vale destacar que até mesmo o Instagram Stories já permite que você inclua hashtags e localização. Essa última também é uma forma interessante de aumentar o número de seguidores e segmentar seu público.

3. Ative o sistema de geolocalização

Outra forma de espalhar sua marca no Instagram é utilizar os serviços de localização. É preciso criar, no Facebook, a localização exata para o seu estabelecimento. Dessa maneira, as pessoas que forem até o local poderão mostrar que estiveram lá, adicionando o nome do local ao post.

Por exemplo, uma dona de um salão de beleza pode incentivar que suas clientes postem fotos e marquem o salão, fazendo com que seus amigos saibam em que local a pessoa cortou cabelo, fez as unhas ou se maquiou, por exemplo. Como resultado, pessoas que tenham gostado do resultado poderão buscar o salão no Instagram para obter mais informações e, eventualmente, marcar um horário.

Isso, porém, não é tudo! É interessante que você também utilize esse recurso quando estiver em algum lugar legal e conhecido. Dessa forma, as pessoas que buscarem por essa localização verão a imagem e a mensagem que foram publicadas.

Resultado: mais usuários estão expostos às promoções, produtos e informações que você publicar. Não deixe de usar essa estratégia!

4. Segmente seu público com anúncios

Você quer aumentar seus seguidores de maneira mais rápida? Então, pense em utilizar anúncios interessantes para fazer com que suas publicações e promoções alcancem mais pessoas.

É possível levar seus posts apenas para as pessoas que se encaixem no público-alvo da empresa ou que já tenham tido alguma interação com seu perfil comercial. Dessa forma, sua empresa evitará utilizar os recursos de publicidade com internautas que não vão ou não podem adquirir os serviços ou produtos oferecidos.

Caso você faça segmentações de acordo com o envolvimento, é possível lembrar os seguidores dos itens que você comercializa e reforça outras ideias que sejam úteis para levá-los mais próximos da conversão.

Nas demais possibilidades, você consegue, entre outros, fazer segmentações de acordo com:

  • língua falada;
  • local (país, estado e cidade);
  • idade;
  • interesses.

Para facilitar sua vida, você pode usar o sistema de anúncios do Facebook.

5. Utilize ferramentas para encontrar e seguir pessoas de forma automatizada

Algumas empresas rechaçam completamente o uso de ferramentas automatizadas, pois acreditam que não vão ter um público que seja relevante para o seu negócio.

Isso, porém, não é verdade! Há ferramentas que auxiliam você no processo de encontrar seguidores de acordo com o que sua empresa deseja, automatizando seu perfil de negócios, visando um crescimento natural, amigável e orgânico.

Listaremos, agora, os 2 sistemas mais conhecidos e utilizados, o Bume e o Crowdfire. Confira!

Bume

A ferramenta procura por usuários ativos que possuem as características do público-alvo da sua empresa, tendo boas possibilidades de serem seguidores prósperos e fiéis. Além disso, permite que você envie mensagens diretas de forma automatizada, melhorando a sua interação com os usuários.

Todas as ações como curtir, seguir, deixar de seguir e o envio de mensagens automáticas podem ser modificadas a qualquer momento, fazendo com que você sempre tenha o controle de suas estratégias. Para melhorar, o sistema pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, não necessitando instalar nenhum aplicativo.

Quando você quiser saber qual é o desempenho da sua conta, é simples: basta criar um relatório de acordo com suas necessidades. Se você quiser comprovar que a ferramenta cumpre com o que promete, é possível testá-la gratuitamente por 3 dias, sem nenhum compromisso.

Crowdfire

Mais do que uma ferramenta para o Instagram, o Crowdfire é destinado a empresas que queiram entender e engajar seus consumidores na internet, em todas as redes sociais usadas. A plataforma é útil para todo tipo de empresa que deseja aumentar o número de seguidores e levá-los à conversão. Uma das suas principais vantagens é a facilidade de utilização. A ferramenta promete que você faça as configurações mais básicas e comece a usá-la em apenas um minuto.

Para atingir os resultados prometidos, ela se baseia nos principais objetivos do seu negócio. Dessa maneira, será mais fácil ajudar sua empresa a crescer. Ele fará o monitoramento em tempo real para propor as melhores estratégias para seu perfil.

Algumas das ações da ferramenta são:

  • encontrar conteúdos que têm grande possibilidade de impactar seu público;
  • fazer postagens em todas as redes que você usar na hora marcada;
  • ajudar a conquistá-los e manter o interesse dos seguidores;
  • promover seus produtos para clientes em potencial.

Para conquistar seguidores no Instagram, você precisa se planejar a fim de proporcionar conteúdo útil, relevante e de qualidade para seus clientes, impactando a vida cotidiana dos seus seguidores. Sendo assim, não há nenhuma fórmula mágica que não necessite estudar público e traçar as melhores estratégias para ele.

Compartilhe agora mesmo este post em suas redes sociais e auxilie seus amigos a também conseguirem mais seguidores!