Blog 8D Hubify

Como utilizar as redes sociais a favor do seu negócio?

4 minutos de leitura
Você tem uma pequena ou média empresa e ainda não entendeu como deve se comportar na social media?
Adivinhem? Ficar off-line e se esconder não é mais uma opção. As pessoas estão on-line, estão falando sobre sua empresa, goste você ou não. Ou você se envolve na conversa pra saber o que está rolando ou você corre o risco de perder seus clientes, pois seus concorrentes estão por lá.
É bacana destacar também que ter uma rede social para sua empresa não anula a necessidade de ter um ambiente on-line que você pode chamar de seu, um site, um e-mail personalizado, um domínio só seu www.suaempresa.com.br demonstra seriedade e profissionalismo, seu cliente merece, devemos olhar para as redes sociais como verdadeiros canais de comunicação entre você e seus clientes, amigos e interessados.
Então vamos colocar a mão na massa, por onde começar:
Você tem uma pequena ou média empresa e ainda não entendeu como deve se comportar nas redes sociais?
Adivinhem? Ficar off-line e se esconder não é mais uma opção. As pessoas estão on-line, estão falando sobre sua empresa, goste você ou não. Ou você se envolve na conversa pra saber o que está rolando ou você corre o risco de perder seus clientes, pois seus concorrentes estão por lá.É bacana destacar também que ter uma rede social para sua empresa não anula a necessidade de ter um ambiente on-line que você pode chamar de seu, um site, um e-mail personalizado, um domínio só seu www.suaempresa.com.br demonstra seriedade e profissionalismo, seu cliente merece, devemos olhar para as redes sociais como verdadeiros canais de comunicação entre você e seus clientes, amigos e interessados. Então vamos colocar a mão na massa, por onde começar:

1. Estudo e Planejamento

A primeira ação que você deve tomar antes de se envolver em marketing on-line ou mídias sociais e engajamento é olhar para o que você está tentando promover. Quais são os seus ativos? Quem são os seus clientes-alvo? Como eles se comportam na intenet? Quais seus principais interesses?

2. Escolha quais serão suas redes sociais e crie suas contas

Facebook, Twitter, Google+, YouTube, LinkedIn e etc. O mais utilizado no Brasil é o Facebook que permite que você crie uma página de negócios, lembre-se: Perfis são feitos para pessoas físicas, empresas precisam de uma Página ou FanPage. Fique atento e descubra nos termos de uso para páginas do Facebook o que você pode e o que você não pode fazer, tome cuidado para não infringir as regras e ser banido da rede.

3. Encontre uma ferramenta para gerencias as mídias sociais

Caso você escolha mais de uma rede. É interessante criar uma conta num gerenciador de mídia social, com eles você consegue postar, programar posts e monitorar todas as redes sociais em um só lugar. Conheça alguns bons exemplos de gerenciador, os gerenciadores têm planos grátis e pagos, veja alguns exemplos:

* HOOTSUITE: www.hootsuite.com
* ACEITA: http://aceita.com.br
* SPREADFAST: http://spreadfast.com
* SISMOWEB: http://sismoweb.com.br

4. Não abandon suas redes.

Se você vai entrar nessa vai precisar se dedicar um pouquinho só, ok? Não é pra você levar uma vida pra formular posts com frases bonitas e imagens maravilhosas, mesmo porque poucas pessoas vão ver, mas, sem perder muito tempo e mesmo que tenha poucos seguidores ou curtidas, não abandone sua marca online mantenha uma frequência nas postagens. A coisa mais chata que tem é visitar uma fanpage e notar que o último post foi feito há 2 anos atrás, dá a sensação de que a empresa fechou ou está abandonada.

5. Alinhe sua expectativa e caia na 

Estar presente nas redes sociais não é sinônimo de que você terá muitos novos clientes e/ou ganhará muito mais dinheiro por conta disso, entenda qual o seu papel nas redes sociais. Elas serão muito úteis para auxiliar na sua relação “empresa x cliente” e para que você saiba o que eles pensam e falam sobre você, mas ninguém fica rico por isso.

6. Cuidado com o que você posta.

Evite erros de português e imagens muito ruins, são coisas que podem prejudicar mais do que ajudar. Além disso, evite ficar propagando apenas promoções e falando somente sobre você, fale sobre o seu mercado, mostre que você é especialista e referência no seu assunto.

Portanto, nas redes sociais sua prioridade deve ser a construção de um relacionamento com as pessoas que, por algum motivo decidiram seguir sua empresa.
Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por