Três empreendedores abrem as portas do próprio espaço de trabalho para outros profissionais que não tinham um ambiente para exercer suas atividades. Os objetivos principais: suprir a demanda da falta de local para trabalhar, interação e compartilhamento de experiência. Ou seja, coworking!

Quando começou

Já parou para pensar a proporção que essa simples ação tomou? Em 2005 eram apenas algumas pessoas reunidas em um único lugar. Hoje, os coworkings estão espalhados pelo mundo, contabilizando mais de 15 mil espaços, em quase todos os países.

A possibilidade de ter um local de trabalho que é mais do que um lugar para fazer negócios é encantador. A ideia dos coworkings é conectar pessoas! Coworking é muito mais do que apenas um espaço físico. É um movimento de pessoas, empresas e comunidade que trabalham a fim de um crescimento acelerado e altamente colaborativo.

Fazendo parte de um espaço como esse, é possível se engajar em algo maior do que apenas o seu negócio. O relacionamento que se faz e possibilidade de envolvimento com o próximo é inevitável e, claro, produtivo.

Leia também: Entenda a diferença entre home office e coworking

Conectar, informar e inspirar

Os coworkings oferecem ambientes propícios para o trabalho criativo e também para o desenvolvimento profissional. Já entendemos aqui que um dos objetivos principais de um coworking é a conexão, mas é comum que no dia a dia você tenha reuniões com clientes, com equipe ou videoconferências.

Para esses momentos, você pode se abrigar nas salas reservadas ou em um espaço de descompressão, caso seja adequado. Você tem total liberdade quanto à isso. Nem sempre é preciso estar presente em todas as ações coletivas. Mas aprenda a sair do seu casulo e aproveitar as oportunidades de um espaço colaborativo.

Além da gestão do dia a dia, os coworkings se preocupam também com o desenvolvimento e engajamento dos seus membros. Por isso desenvolvem em seus espaços eventos com o objetivo de informar, integrar pessoas e proporcionar rápida evolução.

Durante um workshop dentro de um espaço colaborativo, é possível se conectar com diversos profissionais. Trocar ideias a respeito do seu mercado de atuação. Se inspirar com novos conhecimentos. Ter a oportunidade de novos negócios. Compartilhar suas experiências ou aprender com a de alguém. Ou apenas se distrair da correria do cotidiano. E muito mais.

Se preocupe com o que realmente importa!

Quero dizer aqui para você gastar sua energia no seu trabalho ou projetos. Em um coworking você não tem as preocupações que teria se tivesse que gerir um escritório convencional. Além de se livrar das dores de cabeça com questões burocráticas você economiza uma grana.

Imagina só não ter que se preocupar com a montagem da estrutura do escritório, caso esteja começando? Ou com as contas mensais de água, luz, telefone, dentre outras? Com as despesas com secretária e mais uma porção de detalhes e gastos? É muito mais interessante você pagar para fazer o uso de um lugar, que já supre todas essas demandas, com um valor menor e fixo. O valor e esforço que você economiza, pode ser reinvestido na sua empresa!

Se você estivesse em casa, também não poderia contar com todos esses serviços, fora o ambiente adequado para se trabalhar, receber seus clientes, com internet de alta velocidade, endereço fixo, etc. Deixe de se preocupar com essas questões ou com qualquer outra distração que se tenha em casa, como os trabalhos domésticos, e foque no seu trabalho.

Caso você seja um freelancer ou esteja iniciando a sua empresa, você também pode optar pelos planos mensais ou diários em um coworking, onde você paga apenas quando for ao local, seja para trabalhar ou uma reunião, por exemplo. Basta ver qual a sua necessidade atual, procurar um lugar que tenha a sua cara e começar a investir na sua evolução!

Saia da sua bolha

Saia de casa ou do escritório e troque ideias com outras pessoas. Uma opinião ou experiência sempre complementa outra. Encontre espaço, na rotina do seu trabalho, a oportunidade de conversar com um colega. Isso vale também para os happy hours e eventos pós-expediente.

Saia da sua bolha também pensando na sua produtividade. Se você trabalha em um ambiente nada inspirador ou com pessoas e tarefas que te desconcentram o tempo todo, não há chances de se ter uma produtividade. Então explore novos ambientes e busque um local compartilhado e propício para você e o bom andamento do seu trabalho!

Não se canse de fazer networking! Ter uma boa rede de relacionamentos é importantíssimo para qualquer profissional, seja lá qual for o seu objetivo. Para o desenvolvimento da sua empresa, para vender o seu peixe, para recolocação no mercado, para entender melhor sobre o mercado, para conseguir bons fornecedores e assim vai!

Suas conexões precisam ter um propósito de ganha-ganha, ou seja, a relação precisa ser interessante e confortável para ambas as partes. E muitas vezes ficamos na dúvida sobre como agir para construir esses elos e onde buscá-los. Frequentar ambientes onde pessoas estão afim de relações, já é um bom começo! Meetups, feiras, cursos e encontros empreendedores são ótimos exemplos para tal prática.

Agora imagina isso diariamente? Quem frequenta um coworking já está preparado e aberto para isso. Não apenas quem trabalha lá, mas aqueles que passam ou fazem parte dos eventos. Então não se feche e aproveite as oportunidades que os espaços colaborativos dão aos profissionais dispostos a desenvolver seus negócios.

Gostou das dicas? Ficou com vontade de achar um espaço com todas essas vantagens? Quer buscar um coworking pertinho de você? Visite o BeerOrCoffee e experimente um dia GRÁTIS!

Esperamos te ajudar a construir o trabalho da sua vida!

Até a próxima,

Bárbara Santos

Equipe BeerOrCoffee

Conectando pessoas à espaços incríveis de trabalho