O início de uma carreira traz muitos desafios. É preciso se capacitar, procurar por boas oportunidades para adquirir experiência, estudar as tendências do segmento em que atua, entre outros fatores indispensáveis para a obtenção de sucesso.

E no mundo dos negócios não é diferente: muitos empreendedores na busca incessante por prosperidade financeira por vezes acabam deixando de lado o cuidado com o bem-estar, sem perceber que esse fator influencia diretamente a produtividade de qualquer profissional.

Pensando nisso, no post de hoje, abordaremos algumas sugestões de como conciliar a qualidade de vida com o desafio de empreender. Confira!

Trabalhe com aquilo que lhe dá prazer

O grande erro que uma pessoa pode cometer na sua vida profissional é desenvolver uma atividade que não lhe traga satisfação, e isso não está relacionado apenas à questão financeira.

Será que vale a pena levantar todos os dias para fazer aquilo de que não se gosta, simplesmente por dinheiro? São muitas as histórias de pessoas que abandonaram bons empregos, mas que as deixavam infelizes, para se aventurar em algo que lhes dessem prazer.

Ramon Setragni trabalhou durante 31 anos em uma multinacional, coordenando uma equipe de tecnologia, mas, em determinado momento, já não sentia mais motivação no desempenho das suas funções: ele queria maior liberdade para propor ideias inovadoras e não gozava dessa autonomia.

Insatisfeito com a situação, Ramon decidiu abandonar o emprego estável e que lhe garantia bons rendimentos para apostar no próprio negócio, em algo que o deixasse feliz. Foi quando, em 2010, criou a Raro Labs, empresa de desenvolvimento de software, com a ajuda de um sócio.

Certamente, a mudança causou incertezas e muitos obstáculos a serem superados, mas, graças a ela, Ramon conseguiu encontrar o equilíbrio entre realizar um trabalho rentável e manter a qualidade de vida.

Saiba que delegar tarefas é importante para o seu negócio

A delegação de tarefas é fundamental para que o dono da empresa tenha tranquilidade suficiente e concentre suas energias nas decisões mais importantes.

Por mais eficiente que seja o empreendedor, sozinho ele não conseguirá desenvolver seu trabalho de maneira produtiva. Não é possível controlar todas as funções de um negócio ao mesmo tempo.

Delegar não é exigir que as pessoas ajam da mesma forma que você faria, mas sim treinar os colaboradores para que usem a criatividade e o talento de cada um no exercício de suas atribuições.

Trata-se de uma ferramenta capaz de engajar os funcionários com a proposta da empresa, fazer com que eles se sintam motivados e estabelecer uma relação de confiança. O reconhecimento inspira as pessoas a produzirem com satisfação e cada vez mais.

Como sair de férias se ninguém está apto para lidar, ainda que temporariamente, com suas obrigações? Quem treina o seu time para receber responsabilidades dificilmente passará por esse aperto. Sobra mais tempo para se dedicar tranquilamente aos pontos estratégicos da empresa, e também para uma vida saudável e feliz.

Tenha uma rotina de trabalho organizada e melhore a sua qualidade de vida

Organizar os seus afazeres é uma prática essencial para manter um bom nível de produtividade, e ainda contribui para uma melhor qualidade de vida.

Além da empresa, sua rotina de trabalho também necessita de planejamento. Assim, o primeiro passo a ser tomado é a sistematização do ambiente: deixe os documentos em seus devidos lugares, de maneira que sejam encontrados facilmente. Isso também se aplica a conteúdos digitais.

Outro fator primordial envolve criar metas diárias: estipule somente aquilo que você é capaz de fazer durante a jornada de trabalho. A listagem de tarefas também é uma ótima forma de exercitar a administração do seu tempo.

Assim, você será capaz de estabelecer as prioridades de cada dia e evitará que algo importante caia no esquecimento.

Atualmente, essa missão de criar uma rotina de trabalho organizada pode contar com várias ferramentas inovadoras que facilitam a vida do empreendedor. A exemplo disso, temos as agendas digitais, que possibilitam não apenas o armazenamento de textos, como também documentos em diversos formatos. O conteúdo pode ser acessado em qualquer dispositivo, onde você estiver.

Não cometa o engano de levar trabalho para casa! Um empreendedor organizado eleva a sua produtividade sem que, para isso, tenha que abrir mão das suas horas de descanso. O trabalho flui com mais agilidade quando sabemos exatamente o que precisa ser feito, onde e como realizá-lo.

Se você está querendo ser mais produtivo, mas está com dificuldades, sugiro ler um artigo incrível que o meu sócio Caio Sigaki escreveu sobre o tema: “Como aumentar a minha produtividade em 2017?“.

Use a tecnologia para melhorar sua qualidade de vida

O avanço da tecnologia representa um instrumento valioso de gestão e desenvolvimento das organizações, que proporciona maior interação entre as empresas, os fornecedores e consumidores.

O processo de globalização acirrou a competitividade nos mercados, de maneira que hoje não é mais suficiente ter um bom produto.

É preciso estar em constante renovação, aproveitar ao máximo os recursos para produzir cada vez mais, reduzir custos, estabelecer uma relação com os clientes para se inteirar das expectativas deles, e, sem as inovações tecnológicas, tudo isso se torna muito difícil.

Dessa forma, assim como é importante a delegação de tarefas na parte operacional da empresa, investir em produtos e serviços de tecnologia sem dúvida ajudará na conquista de melhores resultados para o seu negócio sem gastar esforços para isso.

Há três anos, Cristian ousou ir atrás dos seus sonhos e montar uma empresa de tecnologia cujo serviço oferecido é o armazenamento de arquivos para empresas.

Apesar de ser um profissional competente, o negócio ainda não tinha os rendimentos esperados. Foi quando Cristian resolveu buscar ajuda profissional para desenvolver um site a fim de destacar a sua empresa na web. Hoje, graças ao investimento na ferramenta certa, sua empresa não só conseguiu atingir as metas, como também triplicou o faturamento.

O bom empreendedor não é feito apenas de trabalho duro. Reservar um tempo para relaxar, se divertir e cuidar da sua vida pessoal reflete positivamente no campo profissional. Empenhe-se para alcançar suas metas, mas não se esqueça de que uma boa qualidade de vida te ajudará a vencer os desafios.

Gostou das nossas dicas sobre encontrar o equilíbrio entre empreender e manter o bem-estar? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos para ajudar no sucesso da sua carreira!