Blog 8D Hubify

Jornada de compra: entenda os micro-momentos e sua importância

6 minutos de leitura

A rotina virtual das pessoas influenciou imensamente em várias mudanças comportamentais. Com a disseminação dos smartphones e a ampliação do acesso à internet, as compras na web ganharam força. Hoje, 41% dos brasileiros realizam as transações por meio do celular. Com isso, novos conceitos surgiram referentes ao marketing digital e inbound marketing, como os micro-momentos.

Trata-se do instante que contribui para a decisão de compra do cliente, sendo muitas vezes conduzido pela impulsividade. Como as pessoas estão cada vez mais conectadas, a jornada de compra acabou tendo uma grande alteração nos últimos anos. Em função disso, as empresas precisam conhecer o comportamento do público-alvo para realizar ações certeiras.

Para você não perder vendas, elaboramos este post com o objetivo de explicar a importância dos micro-momentos. Quer aumentar o seu faturamento? Então continue a leitura!

O que são micro-momentos?

Os micro-momentos acontecem exatamente quando uma pessoa está navegando em busca de algum produto e decide comprar, independentemente da área. É a hora em que o consumidor não tem mais dúvidas e fecha a transação financeira.

No entanto, o instante de segundo favorável ao consumo só acontece durante a jornada de compra, ou seja, são necessárias várias ferramentas que influenciam no comportamento do cliente. Atualmente, a maior parte das pessoas utiliza sites de comparação de preços, faz buscas sobre os produtos e serviços. Foi exatamente o motor de busca líder mundial — Google — que estabeleceu que existem quatro tipos de micro-momentos:

  1. eu quero saber;
  2. eu quero ir;
  3. eu quero fazer;
  4. eu quero comprar.

Eu quero saber

É quando uma pessoa vê determinado produto na TV, na internet, no e-mail ou em qualquer outro lugar e fica curiosa para saber mais. Dessa maneira, o consumidor acaba fazendo pesquisas para se aprofundar no assunto, lendo blogs, assistindo vídeos e também analisando opiniões de outros clientes.

Assim, o micro-momento "eu quero saber" é explicado pela concretização de uma curiosidade, ou seja, as empresas que oferecem conteúdos de boa qualidade saem na frente.

Eu quero ir

O momento "eu quero ir" é caracterizado pela intenção de chegar a algum lugar. Com isso, as ferramentas de localização dos smartphones contribuem para despertar o desejo das pessoas.

Podemos citar os serviços e as plataformas de geolocalização que indicam o caminho até o destino, bem como as buscas por estabelecimentos, como lojas, restaurantes ou bares.

Por isso, as estratégias de marketing digital são essenciais para uma empresa sempre ser localizada — afinal, as pessoas querem respostas rápidas para suas dúvidas.

Eu quero fazer

Sendo um dos micro-momentos com mais visualizações na internet, o "eu quero fazer" diz respeito a quando alguém acessa o Google em busca de um aprendizado.

De receitas culinárias a dicas sobre pets, passando por maquiagens e consertos corriqueiros dentro de casa, as possibilidades são imensas. Mais uma vez, sai na frente da concorrência quem oferece explicações adequadas e de boa qualidade, com textos, imagens e vídeos que refletem em engajamento para a página.

Eu quero comprar

Nesse micro-momento, o usuário realiza uma busca que apresenta um produto sintonizado com a intenção de compra. Na etapa, frequentemente o consumidor acaba escolhendo algo com especificidades atraentes em razão das pesquisas realizadas.

Dessa forma, é apresentada uma mercadoria que aumenta a motivação do cliente em razão das opções estarem dentro das expectativas do internauta.

Os micro-momentos são fundamentais no estudo do comportamento dos clientes e na jornada de compra. Leia o artigo e entenda com eles podem judar sua empresa!
Fonte: Think with Google

Por que os micro-momentos são importantes para as empresas?

O sucesso nas vendas necessita de muitas ações que estejam alinhadas aos desejos dos clientes. Ao investir em ferramentas que demonstram como os seus consumidores se comportam, sabendo suas preferências e seus hábitos de consumo, certamente as campanhas terão mais sucesso.

Ao compreender os quatro micro-momentos, a sua empresa vai obter mais oportunidades de negócios, pois terá grandes chances de conduzir o cliente em potencial ao seu site.

Assim, uma grande importância de valorizar esse aspecto existente no Google é que a sua empresa será lembrada quando o consumidor precisar resolver algo na web — desde compras até viagens. Ou seja, você vai contribuir para uma boa experiência do usuário, criando empatia e credibilidade, que são pontos essenciais na captação e na fidelização de clientes.

Quais são as melhores dicas para usar os micro-momentos?

Listamos algumas atitudes que devem sempre ser valorizadas no seu negócio com foco no aumento das vendas. Confira!

Analise o comportamento dos usuários

Com o auxílio de softwares de gestão ou até mesmo de ferramentas específicas, como o Google Search Console, você poderá acessar relatórios que demonstram em que tipos de pesquisas a sua página apareceu no motor de busca.

Dessa forma, é possível analisar as intenções de cada palavra-chave, podendo ser um indicador dos micro-momentos. Ao conhecer mais os seus consumidores, as campanhas de fidelidade e de marketing digital também estarão bem direcionadas ao seu público-alvo, melhorando os resultados.

As pesquisas também são importantes para saber quais são os tipos de dispositivos mais utilizados pelos seus clientes — aspecto importantíssimo na promoção de novas ações de vendas.

Reformule as pesquisas de consumo

Sabendo-se que os hábitos das pessoas estão em acelerado processo de mudanças, sempre é necessário fazer uma reformulação nas pesquisas de consumo, com foco na estruturação das suas estratégias.

Tendo como base os micro-momentos, você poderá aumentar o tráfego no seu site, atraindo mais clientes. Para isso, a atualização é sempre necessária, pois a diversidade dos produtos e serviços precisa sempre estar em sintonia com os desejos dos consumidores.

Mapeie as ações

Os dados fornecidos pelos mapeamentos são fundamentais nas tomadas de decisões. Por isso, a sua empresa deve utilizar as informações fornecidas pelos micro-momentos para mapear as ações, inserindo as estratégias e os planejamentos — tendo como base os números apresentados.

Assim, certamente os resultados serão bem mais promissores, aumentando as vendas e também o grau de competitividade da sua empresa diante da concorrência.

Invista no mobile

Como os brasileiros fazem quase tudo por meio dos celulares, o seu negócio precisa investir no mobile, otimizando as páginas.

É preciso ficar atento à velocidade de carregamento, à experiência do usuário e ao bom design, além do uso de tecnologias que auxiliem nos serviços online.

Obtenha insights

Quanto mais a sua empresa estreitar os vínculos com os clientes, maiores serão as chances de aumento nas vendas. Utilizando os micro-momentos nas tomadas de decisões, busque interagir com o seu público, estando sempre aberto a críticas e sugestões.

Trata-se de uma atitude que demonstra comprometimento e vontade de melhorar a qualidade nos produtos e serviços.

Como uma agência de marketing digital pode ajudar?

Com base neste post, você pôde perceber que a utilização dos micro-momentos para alavancar as vendas ou o tráfego no seu site não é tarefa fácil, certo? Por isso, a parceria com uma agência de marketing digital pode ser a resposta para a sua empresa ganhar visibilidade na internet, com resultados que vão bem além do que o aumento no faturamento.

Gostou de saber um pouco mais sobre os micro-momentos? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário neste post!

[rock-convert-cta id="11175"]

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por