Muitos empreendedores sabem que investir em uma franquia de Marketing Digital é uma boa ideia. E os números comprovam isso. De acordo com o Content Trends 2017, 38,9% das empresas dizem que a falta de tempo é um dos grandes empecilhos para investir em suas campanhas.

Por isso, em 2016, 50% das marcas entrevistadas aumentaram o investimento. Além disso, no mesmo ano, houve crescimento de 26% nesse mercado. Já em 2017, o crescimento esperado foi de 30%. Porém, como em todos os mercados, há uma série de desafios que os empresários devem analisar antes de montar sua franquia.

No post de hoje, mostraremos quais são as principais dificuldades que os empreendedores enfrentam e como você poderá passar por essa situação. Pronto para encarar os desafios? Boa leitura!

Fidelização de Clientes

Assim como em outras áreas, manter os clientes satisfeitos e consumindo seus serviços é essencial para o bom desempenho da sua empresa. As marcas que conseguirem ver resultados palpáveis serão convencidas, mais facilmente, a aumentar os investimentos e melhorar as estratégias utilizadas.

Como o Marketing Digital deve funcionar a partir de um bom planejamento e de tarefas de mensuração e otimização de campanhas, os clientes precisam acreditar no projeto da empresa para que a marca deles fique mais conhecida no mercado e as vendas cresçam.

Dessa maneira, é preciso demonstrar ao público quais são as áreas em que eles devem investir mais para atingir seus objetivos, oferecendo planos mais completos e que cubram as necessidades dos consumidores.

Atração de novos clientes

Além de fidelizar seus atuais usuários fornecendo serviços de qualidade, é preciso atrair novos clientes para que sua empresa cresça da maneira esperada. Assim, você conseguirá atender os atuais consumidores e ainda criar mais demanda, o que poderá aumentar o faturamento da sua franquia.

Um dos grandes desafios, porém, é atingir as necessidades da empresa. Sendo assim, nem sempre é mais vantajoso ter mais consumidores que não tenham o perfil traçado. Ou seja, por vezes, é melhor atrair menos potenciais clientes, mas que estejam mais dispostos a desenvolverem as estratégias da maneira que você espera.

Outro ponto a ser destacado é a quantidade de serviços oferecidos. Dependendo do perfil do seu público-alvo, você pode oferecer mais serviços. Logo, você conseguirá captar mais consumidores, uma vez que poderá cuidar de toda a estratégia de marketing do seu futuro cliente, como SEO, e-mail marketing, cupons de desconto, avaliação e mensuração de resultados etc..

Formação de uma equipe especializada na área

Formar uma equipe especializada em Marketing Digital nem sempre é fácil. Para encontrar profissionais qualificados, não basta procurar por pessoas que tenham feito algum curso específico. Nas contratações, deve-se levar em conta um perfil multidisciplinar que consiga ver todo o processo de vendas e aquisição de um cliente.

É fundamental que o time tenha condições para criar o planejamento estratégico da empresa, desenvolver campanhas, analisar o público, entender métricas e propor otimizações em todo o processo. Além disso, é interessante buscar por profissionais que tenham conhecimento e experiência em áreas específicas.

Por exemplo, contratar um funcionário para lidar com as campanhas mobile dos clientes pode ser um grande diferencial. Dessa forma, será mais fácil agradar aos consumidores com um trabalho que entenda as principais demandas deles.

Capacitação para planejar

Outro desafio de uma franquia de Marketing Digital é ter controle total sobre os processos da empresa com um bom planejamento. Desde o início das suas atividades, é necessário que você saiba qual é o próximo passo e o motivo para que ele seja dado.

Apenas uma preparação adequada e coerente pode fazer com que seu negócio cresça de maneira natural, inteligente e responsável. Não cometa o erro de negligenciar o planejamento, pois é a partir dele que você terá mais condições de traçar metas e ver se os objetivos estão sendo cumpridos.

Investimento em inovação de franquia de marketing digital

Os clientes desejam sempre contar com o que há de mais novo no mercado. Assim, podem oferecer soluções para os problemas e dificuldades do público deles de maneira rápida e eficaz.

É por isso que uma franquia de Marketing Digital deve estar sempre atenta às novidades, aprendendo a utilizá-las e oferecendo-as prontamente aos consumidores. Ferramentas como Big Data e chatbots já estão disponíveis no mercado, então muitas empresas já procuram as agências de marketing buscando implementar essas funções em suas estratégias.

Empreendedores que param no tempo não são capazes de atender seus clientes com qualidade e, aos poucos, vão perdendo espaço para a concorrência. Portanto, procure estudar sempre para se atualizar a respeito das inovações do mercado. Veja agora como fazer isso!

Qualificação contínua

Você viu acima que o empreendedor deve montar um time qualificado e experiente. No entanto, isso não basta. É necessário que o próprio empresário se qualifique continuamente para que possa:

  • melhorar a gestão da franquia;
  • aumentar a compreensão da equipe quanto aos objetivos da empresa;
  • entender quais são as novidades em Marketing Digital e como aplicá-las em sua franquia.

Para tanto, procure cursos, livros e vídeos que possam ajudá-lo a entender melhor o seu mercado e interagir com ele. Um líder que não esteja bem informado não terá conhecimento suficiente para tomar as principais decisões e motivar a equipe.

Persistência

Quem tem uma franquia de Marketing Digital também deve ser persistente. A pessoa precisa entender que o lucro e a consolidação do negócio não acontecem do dia para a noite. Nesse sentido, é necessário que os empreendedores estejam dispostos a continuarem batalhando para o tão esperado sucesso financeiro com a franquia.

Não é exagero dizer que a persistência é uma qualidade imprescindível do empreendedor, uma vez que desistir do projeto não é lucrativo e a pessoa ainda volta à estaca zero quando se trata de ter o próprio negócio.

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor das franquias apresentou crescimento de 9,4% no primeiro trimestre de 2017, com faturamento superior a R$ 36 bilhões. Os números são animadores e mostram que a compra vale a pena, pois além do suporte e do treinamento dos franqueadores à sua disposição, você terá uma marca já consolidada no mercado.

Agora que você viu quais são os maiores desafios ao investir em uma franquia de Marketing Digital, chegou a hora de escolher a melhor opção e finalmente realizar o sonho de virar um empreendedor.

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