A geração Y, geração do milênio ou geração da internet é um conjunto de pessoas nascidas logo após 1980. Não existe um consenso sobre a data, mas todos concordam que essa geração nasceu em um mundo tomado por avanços tecnológicos, boa economia e urbanização extrema. Se você tem por volta de 30 anos, saiba que faz parte dessa geração.

Mas afinal, por que a geração Y é mais empreendedora? Continue a leitura deste post e descubra!

Observando os exemplos dentro de casa

A geração Y presenciou os pais e familiares reclamando das horas de trabalho, do cubículo no escritório e da burocracia nas grandes empresas. Além disso, viram que a aposentadoria conquistada ao longo de uma vida inteira de trabalho árduo não supre todas as necessidades.

Depois de ver o exemplo familiar, a geração Y viu um futuro potencialmente melhor para si mesma por um caminho oposto. Trabalho e vida pessoal se integraram de tal maneira que a frase: “Trabalhe com o que ama e não precisará trabalhar um dia sequer” virou lema e estilo de vida.

Buscando a felicidade

Estimativas feitas com a geração Y mostram que um jovem, ao longo da vida, pode mudar de área profissional entre 15 a 20 vezes! Isso significa algo em torno de um novo emprego a cada 3 anos. Toda essa flexibilidade só é possível tendo como meta a satisfação e o preenchimento de uma missão de vida. Muitas vezes a felicidade está na liberdade de ser um profissional autônomo ou um empreendedor.

Pequenos negócios e startups são uma resposta diante das empresas engessadas em horários rigorosos, tradições ultrapassadas e condutas imutáveis. O que atrai a geração Y é a agilidade. O estilo de vida de um funcionário padrão soa como um pesadelo para aqueles nascidos juntos com a transformação.

Optando por estar no controle

A geração Y quer ter controle total sobre o próprio destino. E nada melhor para comandar a carreira do que criar as próprias oportunidades inventando um caminho por meio do empreendedorismo. Toda aquela espera por uma promoção está fazendo cada vez menos sentido.

O empreendedor é uma pessoa disposta a entender todos os setores de uma empresa. Veja o exemplo do seu pai: ele provavelmente repetiu a mesma coisa no trabalho durante décadas. Mas você, geração Y, prefere um dia de trabalho menos tedioso. Hoje em dia é comum ver um dentista trabalhando para o Google e uma psicóloga andando pelos corredores do Facebook.

Por que as pessoas estão trocando de emprego com tanta regularidade? Não importa o quanto estão pagando à geração Y, se a sensação for de desconforto, não tem como permanecer engajado por muito tempo. As algemas de ouro não causam o mesmo impacto que causavam antes.

Analisando o efeito Mark Zuckerberg

Imagine ser o CEO da própria empresa multimilionária aos 29 anos de idade? O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, pensa, faz negócios e vive de acordo com os valores da geração Y. Pare e reflita sobre o nível de influência que um empreendedor desses tem com o público jovem!

Agora que você entendeu por que a geração Y é mais empreendedora, aproveite para baixar o nosso e-book Saiba qual é o momento ideal para tomar uma atitude e começar a empreender.