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Como fazer uma Gestão de Marketing focada em resultados

5 minutos de leitura

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o departamento de marketing em uma empresa não é responsável apenas por divulgar um produto ou fazer a publicidade de um serviço. 

Essa é uma área de negócio extremamente complexa, responsável pela criação de produtos, distribuição, venda, ações digitais com produção de conteúdo, redes sociais, otimização para ferramentas de busca, tráfego pago e, até mesmo, análise de resultados.

E, é por esse motivo, que a gestão de marketing torna-se tão importante. Afinal, para que o negócio alcance os resultados esperados, é necessário realizar pesquisas, ter planejamento, desenvolver uma estratégia e fazer a mensuração. Ou seja, não pode-se seguir as fontes “vozes da minha cabeça”. 

Então, quer saber o que é gestão de marketing, quais são suas responsabilidades dentro de uma empresa, como colocar essa questão em prática e fazer a mensuração? É só continuar a leitura!

O que é gestão de marketing?

De forma geral, a gestão de marketing é o método que elabora e faz todo o controle do plano de marketing de uma companhia, desde o início do planejamento até a execução.

Esse processo passa por todos os pontos fundamentais: pesquisa, levantamento e compreensão do mercado, análise de clientes e concorrentes, etc., de modo a garantir que a empresa seja capaz de falar diretamente com o público-alvo.

Essa é uma área que envolve diversas atividades, certo? Então, a gestão de marketing se encarrega de organizar e alinhar todas essas tarefas e pessoas envolvidas no projeto, a fim de ter um melhor desempenho no mercado e ajudar o negócio a alcançar suas metas.

Qual é a responsabilidade da gestão de marketing dentro das empresas?

Agora que já vimos o que é gestão de marketing, chegou o momento de entender qual é o papel dessa área nas empresas. Acompanhe!

Organizar estratégias de marketing em diversos canais

Um dos principais pontos da gestão está, justamente, em realizar testes de novas mensagens e ferramentas, com o objetivo de encontrar oportunidades de crescimento para a área.

Já que esse processo é realizado em diferentes canais, a organização dessas demandas é uma atribuição fundamental da gestão de marketing.

Administrar orçamentos para campanhas de mídia e marketing

Sim, também é responsabilidade da gestão de marketing planejar o orçamento para as ações que demandam investimento, como as campanhas de mídia paga.

Aqui, uma alternativa é construir relacionamentos sólidos com parceiros, o que pode fazer com que esses custos diminuam.

Definir metas e métricas de acompanhamento

Para que as ações na operação do time de marketing façam sentido, é necessário ter um direcionamento claro, baseado nos objetivos da empresa. Por esse motivo, essa é uma das responsabilidades mais importantes dessa área. 

Analisar o desempenho de campanhas e solucionar desafios de baixo desempenho

O trabalho da gestão de marketing também passa pelo acompanhamento contínuo dos resultados obtidos. Isso serve para compreender como está o desempenho atual de todas as ações e pensar em ajustes ou testes, caso necessário.

Como implementar a gestão na empresa?

Isso irá depender se a companhia oferece produtos ou serviços. Caso seja a primeira opção (produtos) é possível seguir os 4Ps do marketing, já se a for a segunda alternativa (serviços) é preciso ter uma definição mais ampla, seguindo os 7Ps. Veja como essa questão funciona!

4Ps do marketing

Aqui, as atividades da gestão de marketing dividem-se em 4 categorias, sendo preciso ajustar cada elemento com o objetivo de maximizar as vendas e o retorno sobre investimento (ROI).

Já que falamos em ROI, que tal ver um vídeo sobre o assunto?

  • preço: valor monetário de um produto. Varia de acordo com os custos de produção, do segmento em que está inserido, dos clientes que se deseja atingir, de sua capacidade de pagamento e da demanda pelo produto;
  • produto: o produto deve ser otimizado conforme os clientes que serão atingidos por ele. Desse modo, será possível atingir a meta geral do restante do mix de marketing;
  • praça: diz respeito tanto ao local geral, quanto ao lugar exato onde os clientes conseguirão comprar aquele produto. Isso envolve escolhas sobre a disponibilidade online ou apenas em lojas físicas, além das localizações específicas em ambas modalidades;
  • promoção: refere-se aos vários canais de divulgação que podem ser utilizados, como marketing direto, comunicados de imprensa e até incentivos que podem ser usados para promover o produto assim que ele tiver sido otimizado e produzido.

7 Ps do marketing 

Os 7Ps são uma extensão do conceito de 4Ps do marketing e está voltado especialmente à oferta de serviços. 

  • pessoas: nas companhias focadas em serviços, os colaboradores são componentes críticos, e o quanto eles são treinados, e/ou a remuneração que recebem, são pontos importantes no mix expandido de marketing;
  • processos: as empresas que atuam com serviços dependem de diversos processos para garantir que os consumidores tenham um resultado de qualidade, os quais podem ser encurtados para maximizar a produtividade e a eficiência;
  • percepção: quando se pensa em serviços, a localização física deve ser otimizada para melhorar a experiência do usuário e, assim, aumentar as chances da ocorrência do marketing boca-a-boca, por exemplo.

Como mensurar os resultados da gestão de marketing?

Como em qualquer estratégia, os resultados da gestão de marketing precisam ser acompanhados em todos os níveis do processo, desde o micro até o macro. E, para que isso seja possível, é necessário definir objetivos e indicadores de desempenho no momento de planejamento de cada ação.

Um exemplo prático é deixar a equipe operacional encarregada da definição dos KPIs de uma campanha de mídia paga, enquanto o gestor do projeto se concentra nos objetivos do marketing em geral.

Para a mensuração ser eficiente é preciso acompanhar de perto as avaliações em todos os níveis da estratégia, e entender se as ações estão de fato direcionadas aos objetivos do marketing e da empresa.

Importante: a forma como os resultados serão mensurados também dependerá da metodologia de gestão adotada.

O que esperar do futuro da gestão de marketing?

Atualmente, o conteúdo tornou-se um dos produtos mais valiosos no meio digital. Isso resulta no cenário em que mais empresas estão focando suas estratégias no marketing digital, seguindo uma gestão multicanais. 

Ou seja, essa tendência deve ser mantida como alicerce de qualquer estrutura de marketing. A longo prazo, o uso de dados será ampliado e a confiança do consumidor será adquirida com base na transparência e entrega de valor, independentemente de qual for a estratégia adotada.

Sim, os clientes já estão acostumados com o marketing segmentado, pensado exclusivamente para o seu contexto. No entanto, a tecnologia surge para ampliar ainda mais essas maneiras de segmentação.Quer saber como definir os KPIs para a sua gestão de marketing? Então, baixe o material rico da Hubify sobre gestão de KPIs e aprofunde seus conhecimentos no assunto!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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