Blog 8D Hubify

Guia prático: como fazer marketing digital para lojas físicas?

3 minutos de leitura

As lojas virtuais nasceram e cresceram por causa do desenvolvimento da internet e, em grande parte, também pelas diversas possibilidades que o marketing digital proporcionou para essas empresas. No entanto, isso não significa que as lojas físicas não podem se beneficiar de estratégias de marketing digital.

Da mesma maneira que existem iniciativas para atrair clientes para lojas virtuais e sites de empresas, existem também ações possíveis no ambiente online que podem levar os clientes para dentro da loja física.

Preparamos este post para mostrar a você quais as possibilidades para sua loja física quando o assunto é o marketing digital, e a sua influência em uma experiência de compra ainda mais completa na sua loja. Confira!

Por que fazer marketing digital para sua loja física?

Se antes as pessoas compravam apenas daquelas empresas que já conheciam, ou até mesmo motivadas por campanhas de publicidade em meios tradicionais, hoje os consumidores buscam na internet informações sobre produtos e serviços antes de comprar, independentemente de a compra ser em uma loja física ou virtual.

Isso significa que, para ter sucesso nesse novo momento com novas formas de interação entre marcas e empresas, é fundamental manter uma boa presença online no momento em que os clientes fizerem buscas online por produtos e serviços. Ter a chance de garantir essa presença já é motivo suficiente para justificar seu investimento.

Além disso, é possível destacar também outras razões que valem para qualquer empresa que deseje ter sucesso com marketing digital: custo reduzido, maior alcance da mensagem e a possibilidade de mensuração absoluta do resultado são algumas delas.

Como fazer marketing digital para lojas físicas?

Sua estratégia de marketing digital precisa contar com um site ou blog que funcione como uma espécie de quartel-general digital da sua empresa. Nesse endereço você vai inserir as informações relacionadas ao negócio e aos seus produtos e serviços, sempre destacando os dados fundamentais para uma loja física: endereço, como chegar e horário de funcionamento.

A partir daí, o trabalho se desenvolve para a criação de ações e campanhas em outros canais, que possam direcionar tráfego para seu site e clientes para sua loja.

Para aqueles que forem direcionados ao site, você pode investir na captura dos e-mails para criação de uma base de contatos com interesse no relacionamento com a empresa. Futuramente, essas pessoas podem ser levadas ao espaço físico.

Para o restante, o foco deve ser em ações que atraiam a pessoa para o ponto de venda. Nesse sentido, o ideal é trabalhar com benefícios específicos e cupons para quem for impactado pela mensagem da empresa naquele canal — um código de desconto exclusivo para os seguidores da empresa em uma rede social, por exemplo.

Como mensurar o marketing digital da sua loja física?

Como o esforço será dedicado para levar as pessoas à loja, onde a venda acontece, para mensurar o resultado do investimento deverá existir uma conexão entre o que acontece nos meios on e offline.

Isso significa que não basta apenas mensurar as campanhas online, com métricas como taxas de clique, conversão e custo por clique. É preciso medir quantas vendas foram concretizadas por causa das ações digitais.

Para isso, dê um treinamento específico para os vendedores, que deverão manter o hábito de perguntar aos clientes como ficaram sabendo da existência da loja, ou mesmo de uma promoção do estabelecimento.

Além disso, a distribuição de cupons específicos em alguns canais digitais vai auxiliar nesse quesito, já que todos os clientes que apresentarem o cupom necessariamente foram impactados pela ação da marca naquele canal digital.

Em uma era dominada pela informação e pelas interações construídas no ambiente online, torna-se imprescindível para uma marca manter uma presença digital relevante. Mesmo para as lojas físicas, onde a conversão acontece fora da web, investir em marketing digital é um trabalho que pode ser determinante para o bom desempenho nas vendas e na aquisição de clientes.

Quer saber mais sobre como o marketing digital pode ajudar sua empresa a vender mais? Curta nossa página no facebook e veja em primeira mão todo o conteúdo que geramos!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por