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La Casa de Papel e as lições de Inbound Marketing valiosas para qualquer empresa

4 minutos de leitura

Que a Netflix entrou nos lares brasileiros pra ficar não é novidade, não é mesmo? Hoje em dia, ela é a empresa de mídia de maior valor de mercado, superando a Disney nessa disputa.

A produção espanhola La Casa de Papel é uma das que faz mais sucesso por aqui. Ela é a série de língua não-inglesa mais assistida da história da plataforma de streaming.

E não é à toa que tanta gente gosta da série, assim como eu. A trama é cheia de reviravoltas e conta a história de um grupo de pessoas que se juntam com um plano muito bem arquitetado para assaltar a Casa da Moeda da Espanha.

Parece uma ideia um pouco arriscada, não é? Mas garanto a você que o plano é tão bem pensado, que rendeu bons insights sobre Inbound Marketing.

Quer acompanhar as lições que eu aprendi com a série? Continue lendo!

Mas fique calmo. Se você é como eu, resolveu esperar e ainda não terminou de ver a série, não darei nenhum spoiler sobre a segunda temporada!

Planejamento e estratégia

O cérebro de toda a operação é Professor, um personagem inteligente e misterioso, que inspirado pelo sonho do pai de realizar um grande roubo, passou anos planejando o feito. Juntamente com sua equipe, levou mais de 5 meses para esquematizar toda a estratégia.

É claro que no dia a dia de uma empresa, é impossível ficar tanto tempo planejando sua estratégia de marketing, mas o diferencial do Professor foi justamente pensar em todas as variáveis que poderiam vir a atrapalhar o assalto.

E ele se sai muito bem pensando nos detalhes! Quando montamos uma estratégia de marketing, precisamos pensar em todos os fatores que podem de alguma forma interferir nos resultados que pretendemos alcançar. Como, por exemplo, quais são as métricas certas, qual o perfil da nossa persona e qual o melhor canal.

Gestão de equipe

Para realizar um grande assalto, é preciso ter uma equipe com os melhores profissionais do mercado. Nesse caso, todos os integrantes tinham um papel fundamental dentro do plano. Como Nairóbi, minha personagem favorita, que é especialista em falsificações e acompanhou de perto a impressão das notas. Ou Rio, que é hacker e sabe tudo sobre tecnologia e sistemas e foi fundamental para conseguirem invadir a Casa da Moeda.

Mesmo com conflitos internos, o Professor consegue manter o plano nos trilhos pois desde o começo todos foram alinhados com uma meta em comum: saírem de lá com 2,4 bilhões de euros impressos.

Ter um time alinhado e com foco em resultados é fundamental em qualquer empresa! Profissionais especialistas em suas áreas irão saber resolver os problemas e adversidades com mais habilidade e agilidade.

Público-alvo

Eis algo que me deixou encantada com o planejamento do plano perfeito: o Professor tinha total conhecimento de suas personas. E sim, personas no plural! Quando ele pensou em todo o esquema do assalto, traçou o perfil de cada público que queria atingir: A equipe policial, as pessoas de dentro do banco e os espectadores de casa.
Ele sabia com quem e como deveria se comunicar. Tinha conhecimento das características, dores e objetivos.

Dessa forma, soube compor a mensagem que atrairia suas personas. Principalmente com os espectadores: o plano era de que as pessoas ficassem do lado dos assaltantes e torcessem por eles.

Percebe o alto poder de engajamento e persuasão?

Fazer com que as pessoas tenham interesse, se sintam atraídas pela sua marca e irem até você é basicamente o intuito do Inbound, e ele dá um show nesse quesito!

Acompanhamento em tempo real

Outro traço importante presente o tempo todo para o plano dar certo foi o acompanhamento em tempo real de todas as ações delimitadas. As câmeras estavam sempre ligadas em lugares estratégicos e o telefone à mão para intervir se fosse necessário.

Esse é um insight valioso para quem trabalha com marketing digital, pois temos várias ferramentas que nos permitem monitorar e analisar nosso desempenho (e até mesmo da concorrência) em tempo real e mudar o que for preciso.

Em um plano bem feito, é importante a atenção em todos os detalhes. E mesmo que você não tenha assistido à série (ou não queira assaltar uma Casa da moeda), esses são itens muito relevantes para prestar atenção e estar sempre preparado para alcançar os melhores resultados.

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Veja o que aprendi com La casa de papel e as lições de Inbound Marketing que funcionam para qualquer empresa!

Bella ciao!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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