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Marketing de conteúdo: o que é e como funciona esta técnica?

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Falar em marketing e não associá-lo a vendas ou qualquer outro tema semelhante é praticamente impossível, não é mesmo? A maioria dos consumidores está cansada de receber abordagens comuns focadas apenas na venda de produtos. Eles desejam "um algo a mais", motivos diferenciados para adquirir produto ou serviço e, por isso, passam muito mais tempo on-line fazendo pesquisas na internet ou consumindo informações em sites, blogs e nas redes sociais. E é justamente neste momento que entra o marketing de conteúdo.

A seguir vamos explicar o que é marketing de conteúdo, como ele funciona e de que forma você pode aplicá-lo em sua empresa para obter sucesso no meio digital. Confira!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia competitiva que visa atrair clientes para seu negócio e despertar o interesse deles pela sua marca, a fim de fidelizá-los por meio da criação de conteúdo relevante e bem elaborado, que gerem receita para sua empresa.

Com a publicação e divulgação de informações consistentes e valiosas para seu público-alvo, é muito mais fácil para uma empresa aumentar sua visibilidade e credibilidade em seu segmento, construir relacionamentos sólidos com seus consumidores e ganhar vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Como fazer isso?

A proposta do marketing de conteúdo foge as antigas e tradicionais formas do marketing convencional, como comerciais de TV, anúncios em banners e ads comuns em muitos sites.

Para fidelizar clientes, transformando potenciais compradores em consumidores assíduos, é necessário oferecer uma abordagem diferenciada e dinâmica para eles, tais como: textos para blogs, posts em redes sociais, tutoriais, vídeos demonstrativos, podcasts, newsletters e conteúdos explicativos detalhados de produtos e serviços.

A grande diferença se dá na forma como isso é feito. Antes de qualquer coisa, é necessário um planejamento de marketing, com objetivos bem definidos e conhecimento de seu público-alvo para conseguir aplicar com eficiência suas ações, como o tipo de conteúdo relevante que será produzido e onde ele será distribuído.

Como o marketing de conteúdo ajudará minha empresa?

Em vez de atingir diretamente seus clientes com propostas de vendas, promoções ou ofertas de serviço, através do marketing de conteúdo você envolverá seus potenciais compradores com uma série de temas e informações relevantes para ajudá-lo a tomar sua decisão de compra ou encontrar aquilo que busca.

Ou seja, por meio do conteúdo, sua empresa dialogará com seus consumidores, não somente com o intuito de vender, mas sim com um propósito maior e mais amplo. O objetivo é transmitir informações, fomentar conhecimento, tirar dúvidas, proporcionar entretenimento, despertar curiosidade e desejo para, por fim, promover sua marca, conquistar a confiança dos consumidores, alavancando suas vendas ou ampliando suas oportunidades de negócios.

Para se ter ideia, 78% dos usuários fazem pesquisas na internet diariamente, sendo 46% dessas consultas diárias por informações de produtos ou serviços. A partir daí, 60% deles procuram por empresas ou marcas após lerem conteúdo específico sobre eles.

Todos podem investir em marketing de conteúdo?

Sem dúvidas! Das grandes companhias as pequenas empresas, todos podem e devem investir nessa tendência que vem tomando conta do mundo digital.

De acordo com especialistas, o marketing de conteúdo é a forma mais eficiente e barata de para aumentar tráfego, gerar leads, impulsionar vendas e ajudar no crescimento de seu negócio.

Além disso, segundo uma pesquisa da HubSpot, o marketing de conteúdo custa 62% menos por lead do que o marketing tradicional, oferecendo um Retorno sobre o Investimento (ROI) muito maior.

Basta produzir conteúdo criativo e diferenciado para ganhar destaque em seu mercado de origem de forma a proporcionar uma experiência de compra única e personalizada aos seus clientes.

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Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
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