É impossível ignorar a importância do marketing digital atualmente.

Empresas de vários segmentos estão correndo para investir seus recursos em estratégias para fortalecer sua presença digital e ganhar autoridade na rede.

E, claro, não há como desatrelar esses objetivos do marketing de conteúdo, não é mesmo?

Uma vez que uma empresa decide investir nesse tipo de estratégia, podem surgir algumas dúvidas logo no começo.

  • Como produzir conteúdo?
  • Como organizar e agendar a produção?
  • Minha equipe está qualificada para esse projeto?

São perguntas pertinentes, cujas respostas devem ser encontradas e aplicadas o quanto antes.

De acordo com a Content Trends, 18% das empresas brasileiras utilizam a combinação de produção de conteúdo interna e terceirizada. Elas se consideram 12% mais bem-sucedidas que as demais.

Contudo, qual serão as vantagens e desvantagens de investir em ambos tipos de produção?

Continue a leitura e veja os tópicos mais importantes que devem ser levados em conta nessa decisão.

Expertise em marketing digital

Um grande ponto positivo de contratar produção externa de marketing de conteúdo é a garantia de uma expertise no assunto.

Afinal, uma empresa especializada em marketing digital, com consultores, representantes e suporte completamente voltados para a estratégia que ela cria para seus clientes, está, sem dúvida, aplicando um conhecimento valioso diariamente.

Nesse caso, a empresa contratada será uma excelente aliada para aplicar estratégias de SEO e promoção de conteúdo em conjunto com a produção em si.

Ramo de atividade

No mundo dos negócios, existem alguns nichos muito específicos.

Empresas que prestam serviços ou vendem produtos que estão longe do senso comum e do conhecimento geral da sociedade terão certa dificuldade em terceirizar a produção de conteúdo.

Isso acontece porque, nesses casos, dificilmente um redator ou planejador de conteúdo terão familiaridade com a área, já que não possuem contato diário com ela.

Nesse caso, investir na qualificação de sua equipe de marketing e produzir conteúdo internamente pode ser a melhor das opções.

Conhecimento aplicado

Mesmo que sua empresa não pertença a um nicho restrito, ainda assim, são apenas seus clientes e funcionários que conhecem os pontos fortes que diferenciam seu negócio dos demais.

Nesse caso, nada melhor do que incentivar seus funcionários a produzirem conteúdo para o blog da empresa.

Associar os textos que ressaltam as vantagens do seu serviço (que são bons conteúdos de fundo de funil) a textos produzidos externamente (como topo e meio de funil) é uma junção de forças incrível!

Tamanho e qualificação da equipe

O tamanho da equipe interna de marketing é uma questão importante a ser levada em consideração, assim como a qualificação de seus membros.

De acordo com a Content Trends, 44,5% das empresas publicam de 1 a 4 conteúdos por mês, e apenas 8,9% publicam de 13 a 20.

Contudo, os blogs que possuem mais de 13 publicações mensais têm, em média, o dobro de tráfego dos demais.

Por isso, uma vez que as funções envolvidas num projeto de marketing de conteúdo são muitas, é preciso possuir uma equipe com, pelo menos, 5 membros ou mais.

E, claro, todos devem ter domínio de suas funções dentro do marketing digital e pleno conhecimento das ferramentas a serem utilizadas.

Recursos financeiros

Apesar de o marketing de conteúdo ser uma estratégia que não exige milhares de recursos, é preciso levar em conta, também, os recursos financeiros disponíveis na empresa.

Essa questão influenciará diretamente no tamanho da equipe de marketing interna, na qualificação constante dos funcionários e na estrutura disponível para colocar a estratégia em prática.

É preciso colocar na balança as prioridades da empresa e comparar os prós e contras de uma equipe de marketing extremamente estruturada e a contratação de produção de conteúdo terceirizada.

É fundamental que uma empresa que decida investir em marketing de conteúdo defina muito bem seu plano de ação e trabalhe por ele de acordo com seus pontos fortes e suas limitações.

Caso contrário, o investimento — seja na contratação de uma equipe de marketing forte e qualificada, seja num plano de marketing digital de uma empresa terceirizada — pode ser em vão.

Independente da sua decisão, é importante se qualificar e qualificar sua equipe em Marketing de Conteúdo para que vocês possam alcançar os melhores resultados.

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