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O Marketing Digital está revolucionando o tradicional. E você precisa saber como!

6 minutos de leitura

Nós já dissemos algumas — muitas — vezes como o Marketing Digital está mudando a forma como as empresas se comunicam mundo afora, não é mesmo? E ainda mais afetados estão sendo os hábitos de consumo das pessoas.

Isso porque, hoje, somos muito mais atingidos por comunicação e publicidade do que éramos 10 anos atrás — e, certamente, menos do que seremos atingidos daqui a 10 anos. E, em uma realidade em que somos consumidores de comunicação predominantemente passivos — em um dia “normal” somos impactados por pelo menos 2 mil marcas —, ganha quem coloca em prática as melhores ideias e aproveita o tempo certo para passar a mensagem certa.

E em meio a este turbilhão de anúncios e propagandas, o marketing tradicional dá cada vez mais lugar ao marketing digital em importância estratégica.

Afinal, redes sociais e smartphones, por exemplo, deixaram de ser detalhes fora do “mundo real” há tempos e se tornaram parte do dia-a-dia de muita gente.

Diante disso, a comunicação tradicional tem passado a dividir a relevância com a publicidade nestes novos meios.

E hoje falaremos sobre como essas mudanças estão acontecendo! Pois é, o Marketing Digital está revolucionando as formas de comunicação — e não é de hoje! — e você precisa se preparar para isso!

Então continue lendo e confira alguns fatores importantes desse dinamismo digital!

Adeus, publicidade tradicional

Antes de qualquer coisa, que fique muito claro: a publicidade tradicional continua tendo muita importância. Inclusive, os impressos e as mídias de massa não vão sumir da noite para o dia. Contudo, ela já não é tão unânime como foi um dia.

Para alguns negócios, aliás, a comunicação tradicional pode até ser mais indicada, porém esta é uma regra que tende a sumir gradativamente.

Isso se deve, principalmente, à necessidade de inovação e mudança de costumes por parte das empresas.

Pense no volume de mídia consumida e como é possível personalizar a comunicação no marketing digital. É neste ponto que ele faz mais sentido que o tradicional: você se torna mais próximo do seu público, com mais qualidade.

De acordo com o eMarketer, os investimentos em anúncios de mídia alcançarão, ao fim deste ano, um aumento de 7,4% com relação ao ano passado, chegando a US$ 628,63 bilhões.

Enquanto isso, ainda segundo o estudo, os formatos digitais serão responsáveis por 43,5% dos investimentos. E até 2020 esse número chegará a cerca de 50%.

Ou seja, a tendência de crescimento dos formatos digitais é uma realidade que já vivemos e será ainda mais explorada pelos próximos anos (e, como bom estrategista, você dará muita atenção a ele também).

Marketing inteligente

Se um dia o sonho dos anunciantes foi chegar à TV ou às sessões de cinema, hoje o grande objeto de consumo é atingir a simpatia do público em telas bem menores: os smartphones.

Eles são cada vez mais presentes, e não adianta resistir: em algum momento do seu dia você precisa usar o celular. Seja para se comunicar com alguém ou se informar sobre algo.

E investir em publicidade digital para estes formatos é uma decisão muito inteligente e que tem se tornado regra para qualquer estratégia de Marketing Digital.

Só para se ter ideia do tamanho do poder os aparelhos, confira alguns números:

- De acordo com estudo do We Are Social, os smartphones são o meio preferido para acesso às redes sociais: 92% dos brasileiros que possuem conta na rede, por exemplo, preferem a ferramenta para conferir seus likes e comentários;

- Ao considerarmos o total de tempo gasto na internet, 70% de seu volume acontece a partir dos smartphones.

Você sabe quanto tempo gastamos na internet?

Pois é, eles têm muita força, não é mesmo?

E os estrategistas digitais não podem dar mole com esses fatos, de jeito nenhum! Segundo a eMarketer, 67,3% dos investimentos em Digital serão pertencentes ao mobile ao final de 2018, enquanto eles representarão, ainda, 29,2% do total de investimentos em mídia.

Marketing nas redes

E, por falar em smartphones, como vimos ali em cima, eles são o principal meio de acesso às mídias sociais. E elas também estão cada vez mais mostrando sua força.

Ainda segundo dados levantados pelo We Are Social, o brasileiro passa, em média, 9 horas e 14 minutos por dia utilizando a internet. De todo esse tempo, quase 4 horas (3h39m) são reservadas para o uso das redes sociais. Estamos atrás apenas de tailandeses e filipinos nestes quesitos.

Você sabe quanto tempo gastamos nas redes sociais?

Ah, e só para reforçar: você conhece o potencial de compra das gerações mais jovens, não é mesmo? Pois, de acordo com a Adobe Digital Insights, são eles os principais impactados por anúncios em redes sociais: 50% dos jovens da Geração Z, e 42% da Geração Y se sentem mais impactados pelos social ads.

E isso mostra que não é apenas para ver vídeos de gatinhos e bebês que servem redes como o Facebook e o Instagram: elas são uma arma poderosa para geração de autoridade e gestão de relacionamentos no mundo digital.

Além disso, espera-se que, ao final de 2018, a receita de publicidade em mídias sociais atinja US$ 51,3 bilhões. A média é de US$ 17,24 por usuário. E essa receita ainda deve crescer 10,5% ao ano.

Esteja presente nas redes sociais com qualidade e você certamente será lembrado com mais facilidade.

Marketing Automatizado

Gerir relacionamento com o cliente nunca foi tão essencial como tem sido com as recentes mudanças no comportamento de consumo das pessoas.

Com exigências cada vez mais crescentes, o processo de compra não se trata mais apenas de aquisição de um produto ou serviço, mas a oportunidade de construir experiências e maior proximidade com o consumidor.

Assim surge a Automação de Marketing: a compra, em si, tem se iniciado cada vez mais cedo; é necessário estar em contato com o público-alvo desde o seu primeiro momento de necessidade, passando pela compra, até o pós-venda e a gestão de relacionamento para gerar oportunidades de retorno.

A MarTech Today, por exemplo, cita a publicidade como uma prática que pende cada vez mais à automatização. Aliás, os gastos com estratégias e práticas de automação de Marketing devem alcançar US$ 25,1 bilhões por ano, até 2023.

Assim, a venda deixa de ser mecânica e “fato isolado” para se tornar mais pessoal e continuada. O que a sua empresa busca, na verdade, não é um consumidor apenas. Neste caso o cliente é o principal objetivo, e será vital torná-lo fiel e sempre disposto a retornar.

A regra da segmentação

Sim, não somente o termo “marketing digital”, mas todos os conceitos e pilares que o envolvem, são de fundamental importância para se entender como aplicar corretamente uma estratégia de Marketing.

E um desses pilares é a segmentação. É preciso conhecer verdadeiramente seu público, suas dores e interesses e estar sempre pronto para chegar a ele no momento certo!

Pense que é cada vez mais essencial melhorar o aproveitamento de recursos e se comunicar diretamente com um público propenso à compra.

É neste momento em que conseguimos enxergar o todo de uma estratégia de Marketing. Afinal, se você consegue identificar da maneira correta os interesses do seu público e vê qualidade nas práticas que se aproveitam deste conhecimento, é porque teve sucesso no caminho percorrido até aqui.

De volta para o futuro

Agora que você já sabe os principais pontos da evolução do Marketing Tradicional para as estratégias digitais, reflita: como você tem se apropriado dessas mudanças para fazer a diferença nos seus negócios?

No final das contas, por mais que você já pratique o Marketing Digital com qualidade, ele nunca será “suficiente”, justamente pelas constantes mudanças desse mundo em que vivemos no Digital.

Ou seja, estudar e ficar atualizado nunca é demais! Pense sempre em novas formas de se comunicar no mundo digital e ter mais qualidade ao buscar seu público.

Ah, e se, por acaso, você pensar em deixar para depois só porque é o “futuro”, vou te contar uma coisa: o futuro já está aí! Todas essas mudanças que vimos já estão acontecendo e tendem a ser mais latentes a cada nova estratégia criada!

Se você perder tempo agora, pode não conseguir recuperá-lo lá na frente. Então esteja sempre atento ao mercado digital e não durma no ponto!

Agora, vá buscar o caderninho, dê uma olhada nas muitas dicas que temos no nosso blog e comece a pensar em como deixar sua estratégia cada vez mais efetiva e completa!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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