As empresas passaram e ainda passam por muitas transformações desde o surgimento da internet. Hoje em dia, a garantia de uma gestão inteligente e que gere altos lucros demanda processos otimizados. Por isso, a compreensão sobre o que é automação de marketing faz a diferença na hora de adequar a atividade às necessidades do mercado.

O conceito é bastante comentado em blogs e sites da área, pois tem a ver com a produtividade e redução de custos. Afinal, administrar tantos contatos manualmente gera gastos e ainda deixa o trabalho ineficiente e demorado.

Neste artigo, forneceremos algumas informações essenciais sobre o tema. Além disso, destacaremos alguns dos principais recursos utilizados na implementação das estratégias. Quer saber mais a respeito? Continue lendo!

O que é automação de marketing?

A demanda para atualização de conteúdos é constante, porque nutrir os leads é fundamental, seja via redes sociais, e-mails ou blogs. Nesse sentido, a automação de marketing surge como a proposta de simplificação dos trabalhos mais complexos.

No caso, esses trabalhos são a formulação de landing pages (clique aqui para descobrir o que é uma lading page) e o e-mail marketing, bem como a administração dos fluxos de nutrição, a produção de relatórios e a pesquisa de mercado. Portanto, ela pode ser conceituada como uma ferramenta tecnológica de ordenação das tarefas ligadas ao marketing.

O software apresenta recursos primordiais de organização e análise, no entanto, o conhecimento de uma equipe bem preparada é essencial, uma vez que a inteligência humana é imprescindível para as coisas acontecerem.

Quais são as áreas de implementação?

A automação de marketing é capaz de melhorar a capacidade de vendas, sem a necessidade de gerar ônus ao empreendimento. Em outras palavras, essa reunião de tecnologias pode ampliar a eficiência e impactar positivamente os resultados. Ela pode ser aplicada em três grandes áreas:

E-mail marketing

O recurso possibilita o rastreamento de todos os limites entre a empresa e o potencial cliente. Com isso, conseguimos reduzir o tempo de criação e distribuição dos e-mails. Ou seja, a segmentação é feita automaticamente, a partir da lista de nutrição de leads.

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Mídias sociais

As postagens podem ser agendadas. Dessa maneira, você tem a chance de controlar a execução, bem como gerenciar e a analisar as interações. Isso garante presença online consistente e foco nas demandas mais importantes.

Landing pages

Já não é preciso formatar as páginas de entrada manualmente, pois há diversos modelos disponíveis que nos permitem editar até mesmo o texto. E a partir dos testes A/B presentes nessas plataformas conseguimos identificar os formatos que geram mais conversões.

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Por que a automação de marketing é importante?

O primeiro motivo é: a metodologia consegue resolver problemas em escala. E só o fato de que muitos processos demorados, técnicos e passíveis de erros podem ser resolvidos automaticamente já é um ganho. Veja outros benefícios:

Eficiência no funil de vendas

A automação é um recurso poderoso para identificar os estágios dos consumidores em potencial durante o percurso de compra. A eles, a ferramenta encaminha os conteúdos mais adequados, o que aumenta a chance de fidelização.

Além disso, a etapa do pós-venda é essencial, pois corresponde ao relacionamento. Desse modo, a empresa tem a chance de enviar ofertas ou assuntos relevantes.

Menor custo na aquisição de clientes

Educar o consumidor é o jeito mais rápido de conduzi-lo nos estágios do funil, porque, a partir do conteúdo enviado, ele passa a conhecer o mercado e se torna capaz de reconhecer os valores da empresa. Com isso, entende que aquela oferta é a melhor opção.

O fato de a nutrição de leads ser automática gera uma economia significativa, pois, para manter o ciclo de vendas, a empresa já não precisa gastar tanto. Dessa forma, os vendedores têm a oportunidade de focar os estágios finais, aqueles que impactam a decisão de compra.

Economia de tempo

Os profissionais de marketing ganham na hora de pensar as estratégias e analisar os resultados, já que os demais procedimentos são automáticos. Ou seja, eles apenas configuram e o sistema cumpre o restante.

Por exemplo, quando alguém se cadastra no site, a própria ferramenta dispara a mensagem de boas-vindas. E, dias depois, envia um conteúdo mais aprofundado.

Leads relevantes

Imagine ter que lidar com muitos leads, em diferentes estágios do funil de vendas. Certamente, sem a automação de marketing, o trabalho se torna penoso, porque as anotações manuais ampliam a margem de erros.

Agora, com a ajuda dessa ferramenta, tudo pode ser devidamente organizado e programado para entender o fluxo, independentemente de quantos contatos existem na base. Isso sem contar que a segmentação orientada alinha ainda mais o conteúdo aos interesses dos clientes.

E com leads devidamente nutridos, a chance de conversão é ampliada. Isto é, você facilita a vida dos vendedores quando educa os consumidores, envolvendo-os nas soluções ofertadas.

CRM integrado

Alguns softwares já trazem esse sistema embutido, o que é fundamental para estabelecer uma base de dados sobre os leads qualificados e clientes. Com essas informações, conseguimos analisar em qual estágio eles se encontram.

Quais são as principais ferramentas?

No mercado, você encontra diversos modelos. No entanto, antes de contratar qualquer solução relacionada, é importante considerar as particularidades de cada negócio, bem como as ações de marketing desenvolvidas por eles. Veja alguns exemplos:

RD Station

A plataforma criada pela empresa Resultados Digitais oferece várias funcionalidades, entre as quais encontramos SEO, nutrição de leads, e-mail marketing, criação de landing pages. O diferencial do serviço se concentra na análise de leads com base no interesse e perfil dos contatos.

Observação: é essa ferramenta que nós da Hubify by Elefante Verde fazemos a gestão de automação de marketing dos nossos clientes uma vez que somos parceriso homologados da Resultados Digitais.

LeadLovers

O software permite a criação de landing pages, gerenciamento de campanhas de e-mail marketing e nutrição de leads. Os assinantes contam com vantagens exclusivas como treinamento gratuito e cursos complementares. Ele é muito indicado para pequenas empresas por seu custo-benefício.

Hubspot

A empresa foi a responsável pela criação do inbound marketing — quando o cliente procura pela marca e não o contrário —, portanto, seus recursos estão entre os mais conhecidos do mercado. No que tange à automação, além das opções já citadas, a organização oferece a possibilidade de testes A/B, gerenciamento de blogs e mídias sociais. Também é possível personalizar os planos.

Concluindo: O que é automação de marketing? Em linhas gerais, é um sistema ordenado que permite o gerenciamento inteligente das tarefas. Com vimos, as demandas atuais são muitas, portanto, esse tipo de recurso é essencial para qualquer pessoa ou empresa que atua no meio online. Mas, é claro, os serviços devem se adequar às necessidades de cada um.

E então, você entendeu as vantagens de automatizar sua estratégia de marketing? Quer ver esses benefícios em ação? Entre em contato conosco agora mesmo!