É inegável que vivemos uma situação econômica nada agradável em muitos setores da economia. Os índices econômicos e os parâmetros sociais são cada vez menos amigáveis, e os noticiários televisivos e on-line quase nunca nos trazem boas perspectivas de melhoria.

Mas é exatamente nesse tipo de cenário, somado a um ambiente cada vez mais habilitado para a informação, que podemos identificar grandes oportunidades de negócio.

Conhecer os conceitos de negócio é extremamente importante antes de se lançar em uma maré de empreendedorismo. Um desses conceitos é a escalabilidade, o qual vem ganhando mais notoriedade por ser um princípio do modelo de StartUp. Entenda o que é escalabilidade e veja a sua aplicação em franquias.

O que é escalabilidade?

Basicamente, um negócio escalável é aquele que experimenta um ritmo de crescimento de suas receitas de forma desproporcionalmente grande em relação às suas despesas. O cenário é ótimo para o empreendedor.
Em outras palavras, enquanto as despesas do nosso negócio — incluindo mão de obra, estrutura de escritório, produção e infraestrutura — crescem de maneira linear, por exemplo, as receitas crescem em um padrão exponencial.

Fica fácil concluir que o empreendedor deve lutar todos os dias para ter um negócio escalável. Esse tipo de empreendimento se torna repetível e praticamente independente de recursos físicos, já que utiliza uma pequena parcela das receitas para o ponto de equilíbrio.
Como posso tornar meu negócio escalável?

Tornar um negócio escalável não é nada fácil. Tudo começa com uma prova de adesão do mercado, o que é comumente chamado de “fit de mercado”. É a fase mais importante e que deve ser analisada com cautela pelo empreendedor, já que será uma prova da continuidade ou não no negócio.
Comprovada a adesão do mercado, alguns recursos e técnicas ajudam na escalabilidade do negócio:

Tenha um funil de vendas repetível

Ele o ajudará no foco e direcionamento na prospecção de clientes. O funil de vendas tem papel importante na seleção dos clientes potenciais que poderão demandar maior investimento de tempo e esforço para prospecção.
Mantenha o foco no core business
O core business é o seu negócio principal, a fonte de receita para a sua empresa. Durante sua jornada empreendedora, pode ser tentador arriscar em outros produtos ou mercados, mas é de grande importância manter todos os seus esforços direcionados para o seu produto principal.

Entenda seu custo de aquisição de clientes

É de extrema importância entender quanto custa, em termos financeiros, colocar um novo cliente em seu negócio. Isso vai ajudá-lo no entendimento da escalabilidade e na decisão do potencial de mercado que o seu negócio possui.
Uma franquia pode ser escalável?

Na essência, qualquer negócio pode ser escalável, desde que mantenha de forma desproporcional a relação entre receitas e custos envolvidos na produção e atendimento aos clientes. Em negócios digitais e que tenham a tecnologia em sua essência, a escalabilidade é ainda mais evidente, já que o custo marginal de aquisição de um novo usuário ou cliente pode ser próximo de zero em alguns segmentos.

Portanto, sim! Uma franquia não só pode ser escalável como é uma ótima oportunidade de negócio para empreender, já que muitas possuem quase todos esses pontos citados anteriormente validados e comprovados na prática para receber seus novos empreendedores.

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