Blog 8D Hubify

E-mail marketing: o que você sabe sobre?

9 minutos de leitura

O e-mail marketing é uma ferramenta que pode ser uma grande aliada para os negócios. Essa estratégia de marketing digital permite estabelecer uma comunicação direta, sem intermediários, com o público que você deseja alcançar. Por isso, apresenta resultados diferenciados.

Além disso, é um recurso versátil e que oferece resultados até a longo prazo. Com isso, é possível incorporá-lo à sua estratégia customizada e maximizar a performance da sua comunicação.

Na sequência, veja tudo sobre e-mail marketing e amplie seus conhecimentos sobre o tema!

O que é um e-mail marketing?

Sabe quando você acessa o seu e-mail pessoal e dá de cara com mensagens enviadas por pessoas ou empresas distintas? Falando sobre um novo lançamento de eletrodoméstico ou eletrônicos?

Bom, isto é um e-mail marketing: um e-mail cujo conteúdo é especialmente preparado para capturar a atenção de seu receptor.

De forma mais técnica, é uma estratégia que inclui o envio de mensagens eletrônicas para um grupo de contatos, conhecido como mailing. As mensagens são comerciais, mas não são apenas voltadas para as vendas. Com isso, é possível fortalecer a comunicação e criar um canal de contato.

Qual é a importância dessa estratégia?

Alguns profissionais têm a visão de que “o e-mail marketing está morto”. Não é verdade. Em tempos de redes sociais e bombardeio de informações, o e-mail serve como um recurso de aproximação do público. Ele permite um contato direto, com a empresa marcando presença na caixa de entrada e nas notificações do público. Então, há como notar que se trata de um recurso muito importante.

Além disso, ele faz parte de uma estratégia de marketing digital de resultados. É a melhor alternativa para criar e manter um fluxo de nutrição dos leads captados. Assim, é possível alimentar as etapas do funil de vendas e chegar à conversão com maior facilidade.

Também é uma ferramenta que faz parte da vida dos usuários da internet. Nem todo mundo utiliza as redes sociais, mas o e-mail já está consolidado.

Até 2021, a expectativa é que haja 4,2 bilhões de usuários de e-mail — o que representará 91% dos 4,6 bilhões de usuários globais da internet.

Quais são as vantagens da abordagem?

Quando é bem executado, o plano de e-mail marketing é capaz de gerar muitas vantagens para o negócio. Ele fortalece a estratégia digital e ajuda a garantir resultados acionáveis, que geram impactos positivos para a empresa.

O desempenho varia para cada setor, objetivo e uso do recurso, mas alguns pontos positivos se destacam. Entre eles, estão:

  • habilidade para alcançar um grande público, em qualquer local;
  • custos baixos para o envio, especialmente em comparação a outras estratégias.
  • capacidade de mensurar os resultados, como taxa de abertura, de cliques ou de conversão;
  • personalização de mensagens e da estratégia para cada momento;
  • segmentação do público para conquista de efetividade;
  • nutrição de leads de maneira consistente e contínua;
  • aproximação do relacionamento com o público;
  • aumento da fidelização;
  • excelente custo-benefício;
  • ampliação do retorno sobre investimento (ROI), entre outros pontos.

Quais são os tipos de e-mail marketing?

Outro ponto muito positivo dessa estratégia é que ela assegura a versatilidade, graças aos diferentes tipos de e-mail marketing. Cada um pode ser usado dependendo dos objetivos e do momento da sua estratégia, o que potencializa os resultados.

Para não ter dúvidas sobre quais usar, veja quais são as principais possibilidades de mensagens desse tipo.

Boas-vindas

O e-mail de boas-vindas recepciona a pessoa em sua lista de contatos. Ele serve para identificar o sucesso no cadastro do site ou como será o envio de mensagens. Também pode estimular o cliente a realizar uma ação, como conferir os produtos.

Transacional

O e-mail transacional confirma e traz informações sobre uma ação realizada. É o que acontece quando alguém compra um produto em um e-commerce e recebe informações sobre o número do pedido e seu modo de rastreio, por exemplo. Por ser automático, entrega a mesma mensagem para cada ação efetuada.

Newsletter

A newsletter tem a função de informar e fortalecer o relacionamento entre a marca e o destinatário. Ela é enviada periodicamente e aborda temas como novidades de mercado, eventos realizados e dúvidas comuns. Também serve para a nutrição de leads, como forma de divulgar o conteúdo do blog, por exemplo.

Promocional

Também conhecido como “e-mail direto”, a versão promocional é focada em apresentar soluções, ofertas, produtos, lançamentos e assim por diante. É por meio dessa alternativa que você pode enviar o cupom de desconto, falar sobre o carrinho abandonado ou indicar a chegada de um novo produto.

Com o colocar a estratégia em prática?

Atualmente, há inúmeras técnicas e abordagens que favorecem o envio do material. Não é por acaso que diversas empresas trabalham com um mailing específico para direcionar as suas novidades.

Para saber como colocar a mão na massa, veja quais são as ações essenciais para aproveitar a estratégia.

Tenha um público alvo definido

O primeiro passo é ter um público alvo bem claro e objetivo. Quem atua no comércio pode disponibilizar, entre os clientes, uma espécie de formulário de satisfação. Por meio dele, é possível extrair os e-mails de cada um.

Para garantir a eficiência, é preciso adotar medidas como essa para conseguir esta lista de e-mails: mas, principalmente, nunca utilize listas compradas! Além de correr o risco de para na caixa de spam, você pode até vir a responder legalmente por esta ação.

Encontre um bom disparador de e-mail marketing

Também será preciso utilizar uma plataforma nomeada “disparador”, que enviará os e-mails marketing. Na prática, é bem simples de usar! Basta cadastrar os seus contatos, montar o conteúdo do e-mail e pronto! É só disparar ou programar o disparo para o horário de sua preferência

Hoje, existem no mercado uma série de disparadores, entre gratuitos e pagos, tais como:

  • Mailchimp: disparador gratuito para até 2.000 contatos.
  • Sendgrid: trabalha sob a forma de créditos, que você pode utilizar para fazer os disparos. A quantidade de contatos varia de acordo com o plano mensal escolhido e eles partem de U$9,95 ao mês.
  • Dinamize: oferece a possibilidade de fazer um teste grátis antes de fechar o plano. Os valores começam de R$ 29,90 mensais.

Escolha o que mais se adéqua aos seus propósitos e inicie os trabalhos!

Dê atenção ao conteúdo do e-mail marketing

Acredite: um bom conteúdo será a sua principal vantagem durante os envios de e-mail marketing. E ele começa a partir do assunto da mensagem. Trabalhe com títulos atraentes e objetivos — fuja de palavras longas e de interpretação difícil!

Além disso, saiba aplicar a “Prática do Resumo ao Avesso” durante a elaboração do corpo do e-mail, que vamos explicar a seguir.

Use a prática do Resumo ao Avesso

No e-mail marketing, você não precisa montar um resumo de fato, mas ele terá que ser o seu ponto de partida: se pergunte como condensar todas as informações desejadas e passá-las de forma rápida e simples ao receptor do e-mail.

Monte o resumo, leia em voz alta, e, se sentir uma sensação de vazio de informações, vá acrescentando-as aos poucos, sem que o texto fique muito longo ou muito curto.

Aposte em Imagens atraentes que agreguem valor

A regra de uma boa imagem ilustrativa é a mesma em qualquer meio de comunicação, seja ele o Facebook, o Twitter, i seu blog ou o e-mail Marketing.

Para chamar a atenção do leitor, utilize imagens sem créditos e com boa resolução, que sejam coerentes à mensagem do e-mail. Recorra a bancos de imagens gratuitas ou desenvolva internamente elementos visuais com a identidade da marca.

Fique de olho nos horários

Cada público é um público. O seu pode abrir os e-mails ao chegar ao trabalho, por volta das 8 horas da manhã. No entanto, pode também fazê-lo depois que voltar para a casa, às 8 horas da noite.

Faça um teste inicial e, depois, direcione os e-mails no horário de maior abertura. Normalmente, os próprios disparadores fornecem esta informação — basta ficar de olho.

Acerte na periodicidade no envio de e-mail marketing

Você, sinceramente, gostaria de receber e-mails marketing de um determinado local todos os dias da semana? Aplique este pensamento ao seu próprio trabalho e faça dele uma regra: menos disparo, mais renovação de conteúdo.

Para não perder inscritos, é importante não ser chato e nem forçar o contato. Analise o comportamento do público para definir qual é a periodicidade ideal para cada caso.

Não leve para o lado pessoal

É comum alguns remetentes solicitarem a sua exclusão da lista de contatos. Se isto acontecer, não desanime! Cada pessoa tem suas preferências e esse não é, exatamente, um sinal de que algo está errado.

Inclusive, uma boa prática é apresentar um botão claro que permita se desinscrever e parar de receber mensagens. Em geral, vale a pena adicioná-lo ao final e você pode até pedir um feedback de quem cancela a assinatura.

Vá além dessa estratégia

Não adianta focar os trabalhos de marketing somente nos e-mails! Trabalhe todo o seu conteúdo diferenciado nos sites, blogs, fanpage no Facebook e em demais canais de comunicação, online e offline, que agregam valor e resultados ao seu negócio.

Assim, o contato por e-mail se torna um apoio altamente relevante para sustentar toda a estratégia de resultados.

Como escrever um e-mail marketing altamente atraente?

Para garantir máxima conversão na estratégia, é recomendável entender como acertar na elaboração do e-mail. O conteúdo é a chave para despertar o interesse e o engajamento, então é indispensável escrever e-mails atraentes e que geram resultados.

Na sequência, confira dicas para aplicar e obtenha tudo o que a estratégia tem a oferecer!

Não prometa o que não puder cumprir

Alguns profissionais usam títulos que servem como iscas e que fazem grandes promessas. Porém, se o seu público não encontrar na mensagem o que foi “anunciado”, a insatisfação será inevitável. Por isso, crie títulos condizentes com a mensagem e não prometa nada além do que for capaz de cumprir.

Tome cuidado com algumas palavras

Os mecanismos de spam trabalham com gatilhos acionados por certas características, como o uso de palavras específicas. Para criar uma mensagem com maior valor agregado e que fique longe dessa situação, vale evitar alguns termos — especialmente, no assunto. Fuja de palavras como:

  • grátis,
  • gratuito/a
  • imperdível,
  • oferta
  • tempo limitado
  • não exclua
  • atenção
  • ganhe dinheiro e outras relacionadas.

Personalize a mensagem do e-mail marketing

Você sabia que e-mails personalizados levam a uma taxa de transação 600% maior? Então, é fundamental ter essa abordagem na escrita. Um jeito de fazer isso é ao configurar a ferramenta de disparo com tags para indicar o primeiro nome do destinatário. Assim, você só precisa incorporar esse elemento para direcionar a mensagem de maneira específica.

Escreva como uma conversa

Ainda que se trate de uma empresa B2B ou mais sóbria, é essencial que o e-mail marketing seja fluido e natural. Por isso, faça frases curtas, use palavras simples e escreva como se fosse uma conversa. Aproveite para fazer perguntas ao interlocutor, pois isso torna a mensagem natural.

Mostre que você entende a pessoa

Por falar nisso, é válido criar uma mensagem que dialogue com os problemas, os interesses e as dores de quem a lê.

Podem-se usar frases como “Sei que você está à procura de resultados melhores para o negócio” ou “Imagino que você não tenha muito tempo”, entre outros pontos. Coloque-se no lugar da outra pessoa para gerar aproximação.

Estimule o contato

Ao escrever um e-mail marketing, também é interessante estimular o contato de volta. Abra o canal para tirar dúvidas ou debater algum assunto tratado na newsletter, por exemplo. Quando as pessoas respondem às suas mensagens, há a chance de estabelecer um contato ainda mais próximo.

Otimize o seu e-mail marketing para o mobile

Muitas pessoas já abrem os e-mails diretamente de dispositivos móveis, como um smartphone. Se a mensagem não estiver adaptada para essas telas, a mensagem será deletada em 3 segundos, em 70% dos casos.

Por isso, otimize a mensagem para que seja responsiva e fácil de ler. Use espaços em branco entre parágrafos, fontes adequadas e recursos visuais adaptados.

O e-mail marketing permanece relevante e mais poderoso do que nunca. Para aproveitar tudo o que ele tem a oferecer, é essencial criar uma estratégia completa e ter uma boa definição de como conquistar os melhores resultados.

E, já que estamos falando nessa abordagem, assine nossa newsletter e acompanhe muitas outras novidades e dicas!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por