Parte importante do sistema de rede de franquia é garantir a qualidade na prestação de serviços dos seus franqueados. O modelo adotado antigamente para garantir o suporte para esses empreendedores seguia de call centers, com base no distanciamento do cliente e a preocupação mínima com o desempenho do franqueado em gerir a própria empresa.

A ideia da consultoria de campo, e mais recentemente de Sucesso do Franqueado, vem mudando esses paradigmas empresariais com a proposta de que uma empresa deve se preocupar com o sucesso do franqueado, e não somente com a qualidade de seus produtos ou serviços.

Melhorias contínuas com resultados concretos

As franqueadoras devem se comprometer com seus franqueados em todas as etapas de gestão. A melhoria começa com os programas de treinamento, que podem ser feitos pessoalmente ou segundo o modelo EAD. Essas modalidades são complementares e devem ser consideradas, lembrando sempre que o ensino a distância economiza tempo e dinheiro, mas não substitui o treinamento dado pessoalmente.

A melhoria contínua do suporte aos franqueados acontece também na negociação com os fornecedores da rede, o que tem impacto direto no desempenho dos franqueados. A negociação traz novas possibilidades e novos desafios, que são ingredientes fundamentais para a inovação, tão necessária para a filosofia de melhoria contínua dentro de uma empresa. A inovação da rede dá motivação para a franquia, desenvolve a marca e traz uma boa imagem para a empresa.

Atendimento especializado para possibilitar o progresso

Um erro muito comum entre as franqueadoras é baratear a consultoria de campo dividindo o atendimento de suporte segundo a localização das franquias. O atendimento da rede deve variar de acordo com o perfil do franqueado, não com a região em que ele se encontra. Isso porque cada empresa tem seus problemas específicos, sua maneira de trabalhar e sua forma de organização, ainda que o treinamento da rede tenha como objetivo a padronização dos processos.

Essa ideia é o que motiva uma tendência atual nas redes de franquias que parecem ter ótimos resultados a longo prazo: o atendimento em clusters. Os clusters são categorias de franqueados baseadas em parâmetros que influenciam diretamente no perfil da empresa, como resultados obtidos, formas de atuação e tamanho da empresa.

Sucesso do franqueado

Sob a perspectiva da melhoria contínua e do atendimento personalizado, a Elefante Verde adota uma metodologia de consultoria de campo que traz o Sucesso do Franqueado como objetivo principal a ser alcançado. Cada franqueado tem o atendimento de um Padrinho designado para atender sua operação.

Isso dá ao franqueado a segurança de que, caso sua franquia esteja cometendo algum erro que possa trazer prejuízo ou esteja ignorando alguma oportunidade que possa aumentar suas receitas, seu Padrinho estará de prontidão para identificar esses e ajudar corrigi-los.

O atendimento personalizado de uma rede de franquia deve ser considerar a visão, a missão e os valores da empresa. Com o apoio da rede, a franquia consegue se alinhar com os ideais da empresa, mantendo a identidade organizacional e a forma padronizada de atuação dos franqueados. Assim, os clientes terão credibilidade na marca e a franqueadora vai contribuir para o sucesso dos seus franqueados.

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