Marcar presença no mundo digital se tornou obrigação para qualquer empresa hoje em dia. Segundo um estudo conduzido pelo Facebook, em dezembro de 2015, 44% da população mundial, o equivalente a 3,2 bilhões de pessoas, está conectada à internet. E estima-se que esse número cresça entre 200 e 300 milhões por ano.

No Brasil, um levantamento realizado pela TIC domicílios também em 2015 apontou que 58% da população brasileira usa internet, um crescimento de mais de 5% em relação à 2014. Já o crescimento em publicidade digital no país cresce ainda mais rápido, em 2016 aumentou fantásticos 26%, conforme contou meu sócio em uma artigo publicado recentemente (clique aqui para ler na íntegra o artigo do meu sócio 6 dicas de marketing digital para gerar resultado).

E com tanta gente usando a internet, você ainda se pergunta por que ter um site para a sua empresa?

Em um mundo em que grande parte da publicidade é veiculada digitalmente e cada vez mais se substitui as compras presenciais por virtuais (isso sem contar as pesquisas online antes de comprar offline), é essencial para qualquer empresa se mostrar na internet. Se você ainda tem dúvidas de por que ter um site, abaixo listamos alguns motivos que vão te convencer da importância de possuir um. Confira:

Por que ter um site? Inclusão digital!

A internet não só possibilitou a aproximação de mercados, como também vem aumentando a concorrência. Ter um site bem estruturado, que passe informações concretas sobre sua empresa vai passar uma boa impressão para os seus potenciais consumidores. Se coloque no lugar deles, você compraria de uma empresa que tem um site mais ou menos? E de uma empresa que não tem site?

Um site deve estar atualizado e apresentar muito bem o que sua empresa vende — sendo produto ou serviço. O importante é conter boas informações para que o seu consumidor o encontre e, principalmente, escolha você entre tantos outros concorrentes!

Está se tornando uma prática comum para qualquer consumidor pesquisar referências tanto de produtos quanto de empresas na internet. Portanto, não ter um site significa ser invisível on-line, o que pode ser péssimo para o seu negócio que, além de não atrair novos clientes, perde credibilidade com aqueles que compram off-line.

Por que ter um site? Sua empresa online 24h por dia!

O seu site é sua vitrine na internet. Sua empresa pode estar fora do horário comercial, mas, em contrapartida, seu site estará 24 horas por dia apresentando os seus produtos ou serviços para os seus clientes. A melhor forma de garantir um elo entre sua empresa e seus clientes é ter um site institucional, que apresente de forma rápida e fácil os serviços que sua empresa oferece.

Além disso, para empresas que lidam com comércio, ter uma loja virtual permite que seus clientes efetuem compras a qualquer horário, de qualquer lugar. Como o atendimento é feito de forma automática pelo próprio site, na prática isso significa que seu negócio estará funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Lojas virtuais também possuem a grande vantagem de romper barreiras geográficas. Na prática, é possível comprar qualquer coisa em qualquer lugar do mundo. Isso dá o potencial para sua empresa atingir um público em proporções quantitativas jamais imaginadas!

Fortalecimento da marca

Se sua empresa quer sobreviver na internet, é importante que ela passe credibilidade. Quero dizer, de nada adianta estar na internet e não ser encontrado ou ser encontrado com um site sem conteúdo e feio.

Dessa forma, você pode estar passando uma imagem negativa da sua empresa. A construção de uma marca forte pode demorar como também demandar um grande esforço para a sua empresa. A internet se torna um grande aliado e pode diminuir esse caminho, se for bem utilizada. Mas, para isso, você precisa ter um site funcional, que proporcione uma ótima experiência ao usuário e que transmita confiança (clique aqui e saiba mais sobre como deixar o site da sua empresa “funcional”).

Assim, é essencial manter sua página sempre atualizada, trazendo conteúdos relevantes para o seu público. Ela também precisa ser responsiva e buscar solucionar todas as dúvidas que um visitante possa ter sobre sua empresa. Imagina que legal entrar no seu site e conter elogios? Diante disso, fica difícil optar pela concorrência se o seu serviço é bom e trouxe satisfação.

Marketing de conteúdo

Para você que quer entender por que ter um site, é essencial saber que o conteúdo é importantíssimo. Podemos dizer que ele é o grande segredo das empresas referências do mercado e o que vem sendo essencial para conseguir novos clientes por meio da internet. Criar um conteúdo atrativo e educativo pode alavancar a impressão que os seus clientes têm sobre a sua empresa.

Se o seu cliente gostar do que viu, poderá entrar em contato e ainda ficará um passo à frente de conhecer o seu produto. Para isso, é preciso atrair seus clientes com conteúdo de qualidade, informativo e que, ao mesmo tempo, mostre para eles que sua empresa entende do assunto.

Tornar-se autoridade em um determinado assunto significa, na internet, possuir uma página acessada e usada como referência em outros endereços. Boas estratégias de marketing de conteúdo permitem a inserção sutil dos produtos da sua empresa naqueles posts direcionados ao seu público-alvo. Hoje em dia, publicidade invasiva na internet vem sendo cada vez mais rejeitada, inclusive com a utilização de bloqueadores de anúncios.

Assim, nada melhor do que produzir conteúdo útil para seus clientes, que irão ser atraídos para um site bem estruturado e que passe confiança para eles. Todo mundo conhece o seu produto? Será que todos sabem quais os benefícios que seu produto ou serviço pode oferecer por completo? Ressaltar seus diferenciais em conteúdos úteis poderá ser o fiel da balança para o sucesso da sua empresa!

Quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Clique aqui.

Geração de leads

Um site bom é aquele que vai trazer seus clientes até sua empresa. Mas o que significa ter um site bom? Se coloque no lugar de um consumidor que acessa o seu site para conhecer sua empresa, seus produtos e serviços. Para ele, um bom site deve apresentar um bom conteúdo, sendo de fácil acesso, responsivo e intuitivo.

Com um layout bem trabalhado, descrição da empresa, principais serviços oferecidos, conteúdos que contenham call to action (uma chamada para uma ação, que pode ser preencher um formulário ou deixar um comentário na sua página), contatos, imagens, entre outros, você induz seu cliente à descoberta, interesse, consideração, avaliação e compra.

Em marketing digital, os leads são aquelas pessoas que visitam o seu site e demonstram interesse no consumo dos seus produtos ou serviços. Na prática, é possível gerar esses consumidores em potencial apresentando conteúdo relevante para eles, guiando-os na identificação das suas necessidades até a sua solução, que deve ser ofertada pela sua empresa.

Para que seja possível adotar esse tipo de estratégia, o site da sua empresa deve estar muito bem estruturado e preenchido com conteúdos que atendam às necessidades do seu público-alvo. Isso demanda tempo e perseverança, com um investimento na manutenção do site e na criação de conteúdo que o alimente.

Quer saber mais sobre o que significa ter um bom site? Lei também o nosso artigo Tudo o que você precisa saber para criar um site para o seu negócio.

Agora que você sabe por que ter um site é importante, está esperando o que para construir o seu? Você ainda tem dúvidas de como prosseguir e o que fazer? Eu separei mais alguns artigos que podem te ajudar 😉 🙂

Por que ter um site pago se posso fazer de graça?

Entenda por quais razões uma página no facebook não substitui um site

Dicas para um site dar resultado

Como fazer marketing digital para lojas físicas