Blog 8D Hubify

8 dicas do TikTok para pequenas e médias empresas

6 minutos de leitura

Você pode até não acreditar, mas o TikTok para pequenas e médias empresas já é uma realidade que não para de crescer. Aqui, você tem uma maneira divertida, envolvente e útil, para conquistar o seu público-alvo.

E para isso não faltam oportunidades, você pode apostar em um post autêntico e barato para conquistar os bons resultados, em vez de um comercial longo e caro. 

Quer saber como? Continue a leitura deste artigo e descubra!

O crescimento do Tik tok

Segundo o levantamento do Oberlo, atualmente o TikTok apresenta 2 bilhões de downloads no google play e na app store. Além de ser o segundo aplicativo mais baixado do mundo, com 689 milhões de usuários ativos por mês.

A social media é mais popular entre adolescentes e jovens com idade entre 16 a 24 anos, que representa 62% dos usuários.  

Assim, quando comparado a outras plataformas sociais, o TikTok é único por focar na autenticidade e criatividade. Com ele, você acessa uma variedade de vídeos com tendências diárias, com técnicas como sincronização labial, dança, expressão facial e videoclipes e muito mais!

Para somar, o forte dessa rede social são os vídeos curtos, então você pode explorar mais ideias em um período menor, sem a necessidade de apostar apenas em comerciais grandiosos e caros.  

1- Invista no recurso de publicidade do TikTok

tiktok para pequenas e médias empresas 5

Após alguns anos do lançamento, o TikTok lançou um ótimo recurso de anúncios para os negócios. São eles:

  1. Anúncios nativos no feed

É semelhante aos anúncios de stories do Instagram, ele é colocado na parte inferior dos vídeos ou na parte da fila. Eles devem oferecer suporte a vários recursos, como cliques em sites e downloads de aplicativos.

  1. Anúncios de aquisição de marca

A aquisição da marca é um tipo de anúncio em tela cheia, e aparece quando o usuário entra no aplicativo. Porém, ele costuma ser mais caro porque o TikTok para pequenas e médias empresas mostrará apenas um anúncio de aquisição de marca, por categoria ao usuário, diariamente.

Ele permite que você crie imagens, vídeos e GIFs para seus anúncios e pode ser vinculado a suas páginas de destino, ou desafios de hashtag.

  1. Anúncios de desafio com hashtag

Os desafios com hashtag tornam-se virais no TikTok, a maioria das marcas populares pode aproveitar para criar e participar de desafios envolventes. Se você puder usar hashtags promovidas, os seus anúncios terão mais engajamento.

  1. Anúncios com lentes de marca

As marcas podem usar essas lentes em seus anúncios para mostrar seus posts, de forma mais atraente.

2- Seja autêntico

Mesmo que sua marca não seja muito conhecida, você ainda pode usar o TikTok para promover autoridade e relevância no mercado. Acima de tudo, comece com o planejamento de conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo.

E lembre-se: você não precisa de muito investimento para ser criativo! A maioria dos usuários não têm acesso a equipamentos caros de câmeras, ou orçamentos de produção. Eles criam conteúdo com seus telefones, e com uma linguagem comum, portanto, utilize a mesma abordagem com o seu conteúdo. 

Ao revelar a verdadeira personalidade da sua marca, os usuários se sentirão conectados a você, o que gera confiança para consumirem seus produtos e serviços.

3- Adicione hashtags relevantes

O algoritmo do TikTok para pequenas e médias empresas avalia as hashtags que você utiliza nos posts, portanto, saiba quais termos são mais adequados e estão em alta.

Quando você estiver procurando por hashtags, o aplicativo mostrará quantas visualizações cada hashtag tem, e indicará quais são uma tendência, a partir de um ícone de fogo. Então, essa pode ser uma ótima prática para aumentar as visualizações de seu vídeo.

Esses termos são os pilares do alcance de sua marca, e o que ajuda a encontrar seu conteúdo rapidamente. A parceria com influenciadores ajuda a promover o desafio das hashtags com o seu público.

 

4- Faça parceria com influenciadores

O marketing de influência é importante para todas as plataformas sociais, e você pode expandir o alcance da sua marca com as redes sociais. Os influenciadores desempenham um papel importante em todas as mídias sociais, porque têm um grande público com vários graus de influência.

Como marca, você precisa de influenciadores relevantes e que combinem com o seu propósito, para estabelecer uma relação de trabalho, onde eles vão representar a sua marca. Hoje em dia, a maioria das pessoas compra produtos, com base nas recomendações de celebridades e influenciadores.

5- Aproveite o FYP

tiktok para pequenas e médias empresas

Uma das seções mais importantes é o “For You Page”, ou em português, "Para Você", que traz os videos recomendados pelo próprio TikTok

Todos os usuários obtêm vídeos de si mesmos nesse feed, e a página fornece resultados com mais visualizações, curtidas e seguidores.

Caso as suas postagens tenham muitos likes, o seu perfil terá uma impressão positiva, e vai conquistar a atenção dos usuários. Além disso, se você é novo nessa plataforma, é preciso ganhar um impulso inicial para o alcance de seus negócios.

6- Priorize os sons e tendências do momento

O som é peça-chave para a experiência do TikTok, e a prova disso é que muitas músicas que estão bombando nas paradas, provavelmente viralizaram na rede social antes de se tornarem famosas. 

Se você notar uma música que está sendo repetida várias vezes, isso significa que ela virou uma tendência, e é uma boa ideia criar conteúdo com ela. 

Nesse sentido, os desafios surgem como uma forma divertida das pessoas criarem sua própria versão de um vídeo famoso.

Então, para utilizar duas dicas ao mesmo tempo e vencer o algoritmo, experimente participar de desafios e usar músicas que estão bombando!

7- Tenha um cronograma de postagem

Existem algumas teorias que indicam o final da tarde ou noite como os melhores horários para postar na rede social. Essa teoria se baseia em quando as pessoas estão mais ativas, portanto, mais propensas a visualizar e se envolver com seu vídeo.

Quanto mais vídeos você criar e postar, mais chances terá de acabar na página do FYP. Pode ser difícil prever quais vídeos terão mais visualizações e, às vezes, são os vídeos que você menos espera que se tornam 'virais'. 

Ao postar com frequência, você pode notar quais tipos de vídeos TikTok têm melhor desempenho, para focar nesse formato e para aumentar seu alcance. 

8- Analise suas métricas

tiktok para pequenas e médias empresas 2

Por fim, vale a pena medir o desempenho das suas ações, para entender como vai o crescimento e alcance do seu negócio. E a plataforma oferece uma ferramenta com visão geral, e insights sobre suas visualizações mensais e semanais, além de vídeos com tendências e crescimento de seguidores.

Para isso, acesse o seu perfil e abra a página de privacidade e configurações. Depois, escolha a opção “Gerenciar minha conta”, e toque em “Mudar para conta Pro”. 

O TikTok para pequenas e médias empresas oferece os seguintes recursos:

Visão geral

Fornece o desempenho geral do perfil no TikTok, como o total de visualizações, seguidores e crescimento do conteúdo.

Insights dos seguidores

A guia do seguidor ajuda a saber sobre a contagem de seus seguidores, e sua atividade nos últimos 7 a 28 dias.

Insights de conteúdo

Aqui, ela divulga a sua estratégia de conteúdo nos últimos 7 a 28 dias, como o tipo de conteúdo que se torna viral no TikTok, qual deles obtém mais engajamento e visualizações.

Dessa forma, certifique-se de acompanhar esses resultados, para focar em um estilo de postagem único e estratégico.

Bom, eh isso, espero que tenha gostado deste post e que já consiga praticar essas dicas agora mesmo. E pensando em dar continuidade ao assunto, que tal conferir o nosso artigo completo com tudo sobre o TikTok?

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por