Ter o perfil para empreender é uma construção. Sendo assim, avaliar se você já possui as qualidades de um empreendedor é muito útil. Dessa forma, caso falte alguma característica, será possível buscar as devidas soluções.

De forma geral, empreendedores são capazes de visualizar possibilidades de negócios enquanto as outras pessoas estão satisfeitas em suas tarefas cotidianas. Além disso, eles se caracterizam por ser insatisfeitos com trabalhos monótonos e desperdício de ideias.

Profissionais como Bill Gates e Steve Jobs compartilham qualidades semelhantes. Começaram negócios de risco, mas com grande potencial. Se você deseja trilhar esse caminho, veja, a seguir, as 12 principais qualidades de um empreendedor de sucesso.

As 12 principais qualidades de um empreendedor de sucesso

1. Confiança

A confiança é a pedra angular de um empreendedor. Você deve crer em si mesmo, acreditar nas suas habilidades, na sua empresa, nos seus produtos e serviços. Você deve sentir segurança no que faz, nos benefícios que você fornece e no preço que está cobrando.

Porém, isso não é fácil. É normal que os empreendedores tenham diversas dúvidas no início de sua caminhada. Então, esse tipo de pessoa precisa estudar para que atue não somente com confiança, mas também com coragem.

Também é possível entrar em contato com outros profissionais com carreira e empresas já consolidadas no mercado. Eles poderão oferecer dicas úteis e mostrar erros que eles cometeram, para que você não repita.

2. Coragem

O medo paralisa pessoas e empresas. Você deve ser proativo na superação de medos para agir, quer se trate de pegar o telefone para ligar para um prospect ou negociar com um fornecedor e, até mesmo, para dispensar um funcionário que não esteja dando o resultado necessário.

O início do negócio pode ser o momento de maior coragem para muitos empreendedores. Algumas vezes, eles largam faculdade, investem todo dinheiro disponível ou mesmo saem do emprego.

É preciso ser muito corajoso para investir em um negócio que não possui nenhuma garantia. Somente pessoas empreendedoras conseguem ter coragem para isso.

Ainda sobre esse assunto, é fundamental que o empreendedor tenha capacidade de enfrentar e suavizar as situações de risco — inerentes a todos os empreendimentos.

Leia também: Tenho medo de empreender. E agora?

3. Perseverança

A maioria das empresas falha porque o empresário desiste. Sempre haverá desafios muito difíceis. Você deve perceber que, mesmo se o pior acontecer, não é o fim do mundo e você não deve desistir. Esse é um dos mais poderosos atributos que alguém com espírito empreendedor pode desenvolver.

Em primeiro lugar, após ter confiança de que seu negócio está bem formatado, não desista dele. Por vezes, isso requer ouvir as opiniões de especialistas no assunto, para que você tenha uma visão completa dos problemas e entenda como resolvê-los.

Depois, lembre-se que mesmo uma tentativa falha não deve fazer com que você desista. Em vez disso, tente rever alguns pontos e estudar mais para voltar com força total no futuro!

4. Gratidão

Uma grande qualidade do empreendedor é a gratidão. Seja sempre grato pelo que você tem agora e treine sua mente para a abundância em vez de escassez, o que lhe abre para possibilidades ilimitadas. Sempre ajude as pessoas que precisarem de você como forma de ser grato às coisas boas que acontecem na sua vida.

Do mesmo modo que um dia alguém foi útil para você, seja também para os futuros empreendedores.

5. Visão

Outro ponto interessante nessas pessoas é a facilidade para julgar as oportunidades. Empreendedores de sucesso conseguem ver quais tendências desaparecerão em médio e longo prazos, ou enxergar possibilidades que podem ser facilmente copiadas pela concorrência com maior capital de giro.

Dessa forma, o empreendedor já elimina algumas possibilidades que não são tão boas e vê com bons olhos as mais lucrativas. Esforços em áreas erradas fazem com que o profissional se sinta decepcionado e perca recursos financeiros úteis para melhores negócios.

6. Foco

Identificar quais tarefas são mais importantes para você e sua equipe é fundamental. Você deve ser capaz de permanecer longe de distrações e interrupções, delegando tudo o que pode e concentrando-se nas partes do negócio que trarão mais rentabilidade.

Há empreendedores que desejam abraçar o mundo. Querem prestar diversos serviços para atingir mais clientes. No entanto, o resultado dessa atitude, normalmente, é a perda de qualidade nos serviços oferecidos.

Para ser alguém com foco, é importante contar com um projeto empresarial que delimite quais serão os serviços iniciais, o público atingido e a estratégia utilizada. Porém, o profissional deve continuar com essa visão ao longo do tempo. Assim, garantirá que o projeto não fique apenas na teoria.

7. Flexibilidade

Coisas inesperadas acontecem. Você precisa ser capaz de identificar e reagir rapidamente aos desafios, concorrência, mudanças no mercado e novas tecnologias. Ser resiliente é uma qualidade muito importante aos empreendedores.

Na prática, o que você deve fazer? Tenha em mente que planos, invariavelmente, sofrem modificações ao longo do caminho. Isso significa que você deverá, em algum momento, fazer adaptações para atingir seus objetivos.

Não deixe sua empresa morrer por apostar em situações que não são fundamentais para seu negócio funcionar. Sendo assim, não hesite em dar o braço a torcer quando precisar.

8. Equilíbrio

Cuide de sua saúde e relacionamentos, e não apenas da sua carreira. Tire um dia de folga por semana, viaje quando possível e relaxe sempre. Não adianta ter muito dinheiro sem ser saudável o suficiente para apreciá-lo ou não ter ninguém para compartilhar.

Por isso, não negligencie qualquer área de sua vida. Quando a pessoa está em equilíbrio e consegue descanso, certamente a produtividade é maior.

Por outro lado, lembre-se que o início do negócio é o momento que demanda maior esforço. Nessa hora, muitas vezes, há poucos funcionários e muito trabalho. Entenda, então, que não existe dinheiro fácil, e que você precisa trabalhar bastante para que seu negócio prospere.

Ser equilibrado, nesse sentido, é compreender que sua empresa só será próspera com muito esforço. Entretanto, se você não se atentar aos sinais de cansaço do seu próprio corpo, você não estará apto para ajudar a sua empresa crescer.

Leia também: Empreender e manter qualidade de vida: como conciliar as duas coisas?

9. Curiosidade

O empreendedor deve estar sempre disposto a aprender e crescer.

Veja o mundo com curiosidade, descubra por que algo funciona, analise o que outras indústrias estão fazendo e se você pode trazer as mesmas técnicas para o seu negócio.

Continuamente, aprenda e otimize todos os aspectos do seu empreendimento. Pequenas mudanças em procedimentos da empresa, marketing e vendas podem ter resultados exponenciais em renda.

Embora o empreendedor tenha insights sobre quais negócios podem dar certo, ele só colherá frutos se pesquisar a fundo quais são as necessidades, problemas e anseios do seu público-alvo. Não adianta, por exemplo, colocar no mercado um produto muito inovador que ninguém esteja procurando.

10. Paixão inabalável

Outra característica importante é a paixão pelos negócios. Esse tipo de pessoa não se acomoda com alguns benefícios que os trabalhos formais podem trazer.

Essa paixão garante que os empreendedores deem tudo de si para que o negócio seja próspero. Pessoas que desistem facilmente de suas ideias terão grandes dificuldades de se manterem no mundo dos negócios.

11. Mente aberta

Essa é uma das características mais marcantes dos bons empreendedores. O empreendedorismo atua justamente para modificar as formas com que as pessoas e empresas atuam. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e otimizar os processos.

Dessa maneira, esse tipo de pessoa deve ter disposição para descobrir coisas novas. Caso contrário, continuará fazendo mais do mesmo e dificilmente isso se destacará no mercado.

12. Rede de amizades

Diversos problemas podem ser facilmente solucionados com a ajuda de uma rede de amizades forte. Dessa forma, será mais fácil encontrar prestadores de serviços para parcerias e amigos para auxiliar a montar o negócio.

Caso a pessoa não tenha essa rede, sentirá dificuldades para dar cada passo e poderá se sentir mais sozinha, aumentando as chances de desistir do negócio.

É importante ressaltar que o empreendedorismo não é baseado em receitas prontas. Um conjunto de características pessoais e fatores externos é fundamental para o sucesso ou não de um projeto.

Gostou desse artigo? Então não deixe de ler Os 10 passos infalíveis para se tornar um empreendedor de sucesso! e O que eu devo levar em consideração ao decidir empreender?

Você consegue identificar alguma dessas qualidades de um empreendedor em você ou em alguém que conheça? Tem dúvidas? Deixe seu comentário e participe da conversa!

Conheça nossa franquia