As palavras-chave representam um dos elementos mais importantes em uma campanha de marketing digital, podendo ser definidoras do sucesso de uma determinada ação.

Uma boa escolha de palavras-chave facilita a aproximação entre leads — clientes em potencial, pessoas dispostas a fornecer informações pessoais para conhecer mais sobre produtos ou serviços de uma empresa — e os anunciantes e, assim, o investimento em campanhas de marketing digital tende a ser mais efetivo.

Por isso, neste post selecionamos algumas dicas de como você pode encontrar as palavras-chave mais representativas do seu negócio e como aplicá-las nas estratégias de uma campanha de marketing. Confira!

Conheça o conceito

As palavras-chave são termos de pesquisa utilizados por pessoas ao procurarem determinados temas em uma search engine (como o buscador do Google, por exemplo). Tais termos normalmente são curtos (de uma a quatro palavras) e utilizados pelos sistemas de busca para mostrar os resultados mais relevantes sobre um assunto.

Portanto, uma empresa que vende calçados pela internet, por exemplo, pode ter as seguintes palavras-chave atreladas ao seu site: calçados, sapatos femininos, tênis e vendas on-line de calçados.

A seguir, veja alguns tipos de palavras-chave que você deve conhecer:

Short tail (cauda curta)

Termos de pesquisa com até duas palavras. Normalmente, refletem buscas mais genéricas e amplas, como por exemplo “cerveja”. Pequenas empresas têm muita dificuldade em aparecer por meio de palavras cauda curta uma vez que concorrem com grandes empresas. No nosso exemplo “cerveja”, imagine sua empresa concorrento com a AMBEV;

Long tail (cauda longa)

Termos com mais de três palavras. Relacionam-se com pesquisas mais diretas e específicas. Palavras cauda longa são menos procuradas, mas por serem mais específicas são mais fáceis de serem trabalhadas por pequenas empresas. Seguindo o exemplo anterior, ser encontrado por “cerveja belga red ale” é mais fácil acontecer e mais assertivo do que a palavra “cerveja”;

Negativas

Palavras-chave que você não quer atreladas ao seu site, já que, por não refletirem corretamente características do seu negócio ou do seu público, podem trazer resultados indesejados.

Entenda por que palavras-chave são fundamentais

Ao indexar sites em motores de busca, você permite que possíveis clientes cheguem até a sua empresa por meio de pesquisas casuais — processos que podem se transformar em vendas futuras. Por isso, é importante escolher as palavras-chave que mais se identificam com os produtos e serviços que a sua empresa oferece, assim como com as características particulares da sua audiência.

Um site que possua palavras-chave eficientes vai atrair leads de maior qualidade, ganhar destaque entre as empresas concorrentes e também vai se conectar com o público que o visita com mais eficiência. Tudo isso, consequentemente, leva a maiores lucros.

Encontre as palavras-chave ideais para sua campanha de marketing

Existem vários fatores que determinam a performance de palavras-chave e, consequentemente, dos sites indexados em sistemas de busca. Por isso, ao escolher os termos adequados, você deve pensar nos seguintes aspectos:

• Produtos e serviços: quais são as características e objetivos principais da sua empresa e qual é a melhor forma de definir o que ela oferece?

Personas: como o seu público se comporta na internet? Quais são os temas que chamam a atenção dele? Quais palavras vão atraí-lo para o seu site?

• Estratégias: qual é o objetivo da sua campanha de marketing digital? O que você espera que aconteça quando sua empresa aparecer em uma busca, que o cliente conheça sua empresa, que o cliente compre imediatamente de você ou que o cliente te ligue imediatamente?

• Concorrentes: quais são os termos diferenciam o seu negócio da concorrência? Como evitar que seus possíveis clientes cheguem até outras empresas antes da sua?

Use boas ferramentas para a escolha de palavras-chave

Embora pareça um processo fácil, decidir quais são as palavras-chave ideais demanda muita pesquisa, testes subsequentes e análises precisas. A boa notícia é que existem algumas ferramentas que podem ajudar muito nessa tarefa. Conheça algumas:

Google Keyword Planner

Essa ferramenta ajuda a criar campanhas otimizadas para Google AdWords e oferece análises profundas sobre o quê mudar nas estratégias;

Übersuggest

Plataforma gratuita que sugere palavras-chave mais impactantes para um determinado assunto em um idioma específico. O site ainda oferece termos substitutivos e que estão sendo mais utilizados;

WordStream

Serviço pago que conta com várias ferramentas de análise, monitoramento e criação de campanhas digitais. Ele mostra métricas importantes sobre a performance de palavras-chave do usuário e sugere ajustes de otimização.

E aí, com todas essas dicas, está se sentindo pronto para utilizar as palavras-chave na sua próxima campanha de marketing? Conte para a gente as suas experiências ou deixe as suas dúvidas nos comentários!