Blog 8D Hubify

Saiba qual é o papel de uma landing page para o seu negócio

3 minutos de leitura

A função básica de qualquer negócio é simples: gerar lucro. E esse lucro só é possível por meio da comercialização de um produto ou serviço para atender a uma necessidade ou um desejo do comprador.

Isso tudo pode até parecer fácil, mas entre essas etapas existe o processo de fazer com que o seu produto e a necessidade do cliente se encontrem do jeito certo, no momento certo. Para que isso aconteça, são criadas campanhas de marketing, com ajuda de landing pages, por exemplo.

Dentre as diversas possibilidades que o marketing oferece para converter essas pessoas em clientes, o marketing digital merece destaque.

Além da sua grande efetividade — devido ao fato de atingir as pessoas onde elas realmente estão (ou seja, on-line) —, o marketing digital permite a mensuração de resultados e a criação de um relacionamento entre marca e cliente.

Além disso, o marketing digital possui uma rota muito clara: o funil de vendas. Ou seja, levar a pessoa de uma simples página de conteúdo na internet o lead (potencial cliente) e, consequentemente, a se tornar um cliente.

Aqui, entra a landing page. Essa é uma ferramenta essencial para a transição de um usuário em lead. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post!

O que é landing page?

Landing page (ou página de conversão) é uma página criada com o objetivo de fazer com que a sua persona realize uma ação. Geralmente essa ação é a de aceitar uma oferta — e essa oferta pode ser um produto, um serviço, ou o mais comum no marketing de conteúdo, um material rico em troca de informações.

Por isso, todos os esforços de uma landing page são voltados para que o usuário realize a ação. Confira as características mais importantes que a sua landing page deve ter:

  • A landing page deve focar no valor do que está sendo oferecido.
  • Não deve apresentar distrações (como links ou menus que levem o usuário a sair da página sem completar a ação).
  • Deve ter um CTA (ou call to action), que é um link ou um botão que converte à ação desejada (“baixe o e-book” ou “compre agora mesmo”, por exemplo).
  • Deve ser clara e objetiva para otimizar a experiência do usuário.
  • Deve ser responsiva, ou seja, adaptável para dispositivos móveis — afinal, a maioria das pessoas já acessa a internet por meio de smartphones.
  • Deve conter uma página de agradecimento que, além de confirmar para o usuário que a ação foi realizada, agradece a ele por tê-la realizado.
  • Geralmente vem acompanhada de um campo para o preenchimento de informações do usuário — apenas as mais necessárias, como e-mail, por exemplo.

Quando eu devo usar uma landing page?

A landing page pode auxiliar a marca em diversos aspectos. Dentre eles:

  • A gerar leads: leads são os usuários que já forneceram alguma informação de contato para a empresa. Essas informações podem ser captadas em uma landing page.
  • A conhecer o público: diante das informações solicitadas na sua landing page, é possível entender melhor as características comuns entre os possíveis clientes.
  • A reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC): afinal, os investimentos para a criação de uma landing page são baixos.

Qual é a importância de uma landing page?

As landing pages são importantes porque convertem visitantes em leads, leads em MQLs (leads qualificados, realmente prontos para receber o primeiro contato da empresa), MQLs em clientes, e ainda são capazes de ajudar na fidelização de clientes.

Como você pode perceber, a landing page não é uma ação isolada. Ela deve ser combinada a uma estratégia de marketing para que sua empresa consiga atingir os objetivos traçados.

Tirou suas dúvidas sobre landing pages? Tem mais alguma informação a acrescentar sobre o assunto? Deixe um comentário!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por