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Algoritmo do Facebook: como ampliar o seu alcance orgânico na Rede Social

7 minutos de leitura

O Facebook já consolidou seu papel como principal social media do mundo há algum tempo e, nos últimos anos, o lançamento de ferramentas voltadas para negócios teve grande impacto nisso.

Afinal, não daria para se sustentar e atingir 2 bilhões de usuários no mundo apenas com fotos de família, jogos casuais e memes engraçados, não é mesmo?

Agora, um dos focos principais das redes sociais tem a ver com a relação entre marcas e consumidores, e esses canais têm sido usados como poderosos motores de vendas. O Facebook é hoje uma das principais ferramentas de Marketing Digital.

Porém, é preciso lembrar que o ambiente virtual é muito concorrido, e nunca foi tão importante conhecer os canais e ferramentas usados para ter bons resultados.

É ai que entra a importância de conhecer o algoritmo do Facebook. É ele que define o que aparece em destaque (ou não) e, consequentemente, têm maiores chances de sucesso.

Está pronto para conhecer o algoritmo do Facebook e aprender a usá-lo a seu favor? Então vamos lá!

3 fatos que você precisa saber sobre o algoritmo do Facebook

Nosso objetivo agora não é conhecer em detalhes como o algoritmo do Facebook opera. Isso é assunto para um artigo completo: entenda o algoritmo do Facebook.

Mas é preciso ter em mente 3 fatos simples que o ajudarão em toda a sua estratégia, quer resolva buscar apenas o alcance orgânico ou decida investir em anúncios pagos.

Os 3 aspectos que você precisa lembrar a partir de agora são:

1. Marcas vêm depois de amigos, família e notícias

O algoritmo do Facebook tem alguns critérios para classificar o que aparece primeiro no feed de notícias dos usuários, até porque as estimativas apontam que uma pessoa entra em contato com até 1.500 posts por dia.

Entre os critérios escolhidos, as marcas não foram priorizadas. Em vez disso, publicações de amigos e familiares, bem como notícias (de preferência em tempo real) têm preferência.

Esse é o principal motivo de tantas marcas terem visto seu alcance orgânico cair nos últimos anos e decidirem apostar mais fortemente no Facebook Ads.

2. Não existe fórmula ou hack para burlar as regras

Sabe quantos critérios de classificação o Facebook usa para determinar, por meio do seu algoritmo, o que vai aparecer no feed de cada pessoa?

São mais de 100.000 fatores individuais, todos avaliados com um único objetivo: encontrar o que é mais relevante para o usuário.

Sendo assim, não perca seu tempo buscando técnicas para burlar as regras e conseguir um alcance orgânico alto de forma milagrosa.

Siga boas práticas e tenha paciência, tendo em mente que a ideia é construir uma reputação por longo tempo na rede, e não se dar bem só a curto prazo.

3. Engajamento gera engajamento

Um dos fatores que devem ser levados em conta é o fato de o algoritmo do Facebook considerar o efeito da sua rede de contatos para determinar o que mostrar no seu feed.

Ou seja, se os seus amigos mais próximos interagem bastante com algum tipo de conteúdo, é provável que esse conteúdo eventualmente apareça para você.

Esse efeito de massa é importante para a produção de conteúdo viral e pode ser muito bem usado no planejamento de conteúdo da sua marca.

Por que o Facebook Ads pode ser peça-chave no sucesso da sua marca

Como você talvez tenha percebido, não é tão fácil conseguir um alcance orgânico no Facebook.

A competição é acirrada, os critérios de classificação favorecem outros tipos de postagem, além de outros desafios.

Diante disso, o Facebook Ads entra na jogada como uma ótima opção de investimento, que pode ser determinante para o sucesso da sua estratégia de Inbound Marketing.

Quer saber por que? Então veja ao menos 5 motivos:

1. Exposição de marca

Estamos falando de uma rede social com 2 bilhões de usuários ativos todos os dias, então a chance de a sua persona usar o Facebook é gigantesca.

Outro ponto a lembrar é, novamente, o efeito das redes de contatos dos usuários. Como assim?

Quantas vezes você já viu um produto ou serviço de que não precisava, mas se lembrou de um amigo ou conhecido e falou com ele sobre a oferta?

Com uma exposição tão grande, o seu conteúdo pode chegar na sua persona de forma direta (quando ela o encontra) ou indireta (por meio de outros).

2. Segmentação avançada

A base elevada de usuários não faz do Facebook um canal impreciso de anúncios.

Muito pelo contrário, por meio das ferramentas avançadas de segmentação é possível direcionar suas campanhas exatamente para o tipo de público que deseja encontrar.

A partir daí, as chances de sucesso e conversão aumentam consideravelmente, pois a sua mensagem vai impactar as pessoas certas, da forma certa.

3. Alto poder de conversão

Os anúncios do Facebook Ads não são voltados apenas para expor a sua marca diante de muitas pessoas, mas sim para levá-las a realizar ações específicas, de acordo com os objetivos que você definir para sua campanha.

Se a ideia for aumentar a geração de leads, existem ferramentas e formatos de anúncio próprios para isso. Se o propósito é aumentar as vendas diretas, também existem formas de conseguir isso.

4. Facilita a fidelização de clientes

Como já destacado, o objetivo do seu plano de marketing no Facebook tem de ser criar uma reputação de respeito que dure por muito tempo e estabelecer uma relação próxima com o seu público.

É um engano pensar que usar anúncios atrapalharia nisso. Eles são facilitadores justamente por colocar a sua marca na frente de muitas pessoas, que passarão a seguir e interagir com a página no dia a dia.

Em outras palavras, usar anúncios pode ajudar a fidelizar clientes de forma mais rápida e eficiente.

5. Excelente custo-benefício

O custo-benefício de anunciar no Facebook Ads é incrível. Com um investimento de acordo com o seu orçamento, é possível criar campanhas que o ajudarão a fechar mais vendas em menos tempo.

Isso significa diminuir o custo de aquisição por cliente, fora o aumento na força de marca que vem com a exposição de uma campanha bem-sucedida.

5 formas de aumentar o seu alcance de forma orgânica

Há quem se revolte com a atuação do algoritmo do Facebook, achando que ele obriga as empresas a apostar no Facebook Ads para ter resultados.

A verdade é que os anúncios ajudam sim a ter um impacto muito maior, de forma acelerada e por um valor flexível ao orçamento de cada negócio. Mas isso não significa que as técnicas orgânicas não surtem efeito algum.

Pelo contrário, existem várias formas de alcançar mais pessoas sem precisar investir em anúncios pagos. Veja 5 delas:

1. Faça os fãs incluírem sua página nas preferências do feed

Apesar de todos os critérios que falamos, o Facebook tem uma opção na qual os usuários podem definir as preferências do Feed de notícias.

Basta a pessoa clicar na seta para baixo do menu principal e selecionar a opção “Preferências do feed de notícias”. Depois disso pode indicar na aba “Priorize quem ver primeiro” as pessoas e páginas que deseja priorizar.

Incentive (e ensine) seus fãs a colocar sua página nesse seleto grupo, assim seu alcance orgânico vai melhorar significativamente.

2. Preze pela qualidade dos posts

A qualidade dos posts é muito (muuuuito!) mais importante que a quantidade, então capriche em cada publicação.

A melhor maneira de conseguir exposição é quando alguém curte e compartilha o post com outros, e quanto mais relevante e bem produzido for o seu conteúdo, maiores as chances disso acontecer.

3. Varie nos formatos das publicações

Existem dezenas de formatos de posts que você pode explorar para engajar a sua audiência, então não se prenda apenas a um deles.

Desde atualizações de status até transmissões ao vivo, busque inovar e entender quais são os posts com os quais o seu público mais gosta de interagir.

4. Defina um tom e mantenha a consistência

O tom de voz da sua marca deve permanecer em todas as postagens, e tem de ser definido de acordo com o tipo de produto/serviço que você vende, bem como o perfil de público que deseja atrair.

O importante é se manter fiel a esse tom, pois ele faz toda a diferença na construção de uma marca forte e respeitada.

5. Acompanhe o desempenho dos posts no Facebook Insights

O Facebook Insights é a ferramenta de análise de métricas que serve para te ajudar a tomar melhores decisões com respeito ao que publica e como interage com o público.

Use bem essa ferramenta, vendo o desempenho dos posts e pensando em novas formas de inovar, ao passo que deixa de lado o que não funciona e investe mais no que dá certo com os fãs da sua página.

Entender o algoritmo do Facebook e saber como usar as ferramentas, tanto pagas quanto gratuitas, que ele oferece são ações fundamentais para quem deseja ter sucesso na maior rede social do mundo. Mais que isso, são essenciais para ter resultados duradouros nos esforços de marketing e vendas, de forma geral.

Gostou dessas dicas práticas para aumentar o alcance orgânico e pago da sua página? Então vai gostar também de ver esses hacks que o ajudarão a aumentar o engajamento em suas publicações!

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