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Entenda a importância de técnicas de SEO avançadas

6 minutos de leitura

Você já deve saber que a Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) é um dos melhores meios de atrair visibilidade e de gerar oportunidades com o marketing digital. No entanto, é preciso ir além do uso tradicional de palavras-chaves ou da produção de artigos escaneáveis. Com as técnicas de SEO avançadas, é possível conquistar um desempenho diferenciado.

Além de saber quais são essas estratégias, é fundamental entender como aplicá-las. Assim, seu site passará a gerar bons resultados em longo prazo e em escala, o que permite ter mais lucro e retorno.

A seguir, veja quais são as principais técnicas de SEO avançadas e saiba por que esse investimento é tão importante.

Por que investir em SEO no estilo avançado?

Quando uma empresa recorre às técnicas aprofundadas de otimização, aumenta as chances de ocupar posições elevadas. Isso se deve ao fato de elas serem especialmente efetivas, já que consideram fatores com maior peso no ranqueamento. Além desse resultado, veja quais são os outros pontos que justificam a relevância do investimento!

Aumento do tráfego

Ao aparecer perto do topo (ou mesmo na primeira posição), seu site recebe mais cliques e visitas. Isso leva a uma ampliação do tráfego orgânico em médio e longo prazo. O melhor é que quanto mais pessoas visitam seu endereço e têm uma boa experiência, maior é a relevância dada ao domínio — o que ajuda a manter o posicionamento.

Geração de leads e oportunidades

Se mais gente chega a seu site, também ocorre um aumento na captação de leads e de oportunidades. Principalmente ao obter tráfego qualificado, há a conquista de mais pessoas para o funil de vendas e para o fluxo de nutrição, por exemplo. Desse modo, elevam-se as chances de obter novas conversões.

Maior retorno sobre o investimento

A utilização de técnicas de SEO avançadas também é ideal para gerar mais resultados e eficiência. Com um trabalho customizado, há uma elevação do retorno sobre investimento, até porque muitos conteúdos rendem acessos de maneira contínua e indefinida. Portanto, pode ser a melhor forma de aproveitar os recursos disponíveis.

Diferenciação dos competidores

Muitos negócios ainda não usam os recursos de marketing digital de resultados e, quando adotam, limitam-se a abordagens básicas. Com a otimização de sites avançada, é possível se destacar ainda mais dos concorrentes e ter a diferenciação necessária para obter vantagem competitiva.

Quais técnicas de SEO avançadas utilizar na estratégia da empresa?

A otimização avançada de sites pode ser feita com a ajuda de diversas técnicas e abordagens personalizadas. A intenção é sempre buscar um meio inovador e mais “profundo” de gerar resultados, o que leva a posições elevadas. Para saber como agir, veja quais são algumas das melhores técnicas de SEO avançadas para colocar em prática!

Faça uma auditoria completa no site

Encontrar os principais problemas do seu site é o primeiro passo para aplicar as técnicas adequadas. Por isso, uma das técnicas recomendadas é a realização de uma auditoria completa no endereço.

No Ubersuggest, por exemplo, você pode utilizar o domínio para conferir informações como tráfego, score do domínio e páginas mais visitadas. Com isso, é possível saber quais alternativas oferecem os melhores resultados.

O SEMRush permite fazer uma auditoria especialmente- completa, com todos os aspectos que afetam o ranqueamento. Use esse processo para entender quais são os pontos que precisam ser modificados.

Crie Landing Pages realmente otimizadas

A otimização de páginas não deve acontecer apenas na homepage ou nas páginas do blog. É essencial cuidar para que as Landing Pages tenham as melhores condições de ranqueamento. Além de fortalecer o domínio, é algo que atrai ainda mais leads e oportunidades.

O truque principal é criar uma proposta de valor real e atraente para o público. Mais que apenas apresentar uma oferta, é indispensável demonstrar por que o usuário vai se beneficiar com ela. Usar vídeos, imagens e depoimentos, quando aplicáveis, chama a atenção do modo certo.

Também é importante cuidar da parte técnica: utilização de palavras-chave convenientes, SEO Title, meta descrição e recursos ligados à otimização de qualquer tipo de página. Ao associar isso a um texto persuasivo e envolvente, os resultados são melhores.

Prepare uma boa experiência para o usuário

A taxa de rejeição ou bounce rate é um dos maiores problemas para o bom ranqueamento. Por isso, uma das técnicas de SEO avançadas inclui a criação de uma experiência positiva para os usuários.

Pense em elaborar uma navegação intuitiva, fácil e agradável. Também é preciso tomar cuidado com o design, que deve ser profissional e original. Dessa maneira, as pessoas tendem a passar mais tempo no endereço, o que diminui a taxa de rejeição.

Também é importante conhecer muito bem o público. Levante quais são suas principais necessidades, dúvidas e preferências. Ao unir isso à estrutura do endereço, as pessoas se sentirão mais envolvidas com a estratégia digital da sua marca.

Elabore um site responsivo

Dentro da sua estratégia customizada de otimização, também é válido elaborar um layout responsivo e adequado para a navegação mobile. O número estimado de aparelhos móveis, em 2019, é de 13 bilhões. Até 2023, esperamos que o valor atinja quase 17 bilhões. Com uma média de mais de um dispositivo móvel por pessoa no planeta, é natural que essa navegação tenha destaque crescente.

A elaboração de um endereço responsivo permite que o público acesse seu site de qualquer lugar, sem prejudicar a experiência. Como reduz a taxa de rejeição, aumenta o potencial do seu negócio em médio e longo prazo.

Além disso, os buscadores definiram que a condição mobile-first é um dos fatores de ranqueamento. Já que sites responsivos recebem preferência no ranqueamento, a técnica permite que seu endereço tenha o destaque certo.

Otimize com a ajuda de infográficos

O conteúdo visual é transmitido ao cérebro cerca de 60 mil vezes mais rapidamente que o escrito. Com isso, investir em conteúdo visual, como com a criação de infográficos, permite engajar o público e melhorar seu posicionamento nas buscas.

Para acertar no uso de infográficos, é interessante buscar tópicos de interesse e em alta, como por meio de pesquisas no Quora e em outros fóruns. A parte visual é importante, mas é ainda mais relevante apresentar informações úteis e inéditas.

Além de tudo, considere associá-lo a um conteúdo escrito tradicional. Isso porque os buscadores não são capazes de ler uma imagem, mas conseguem indexar os conteúdos escritos. Ao unir um texto aprofundado ao infográfico, a atração de tráfego é ainda maior.

Explore as variações de palavra-chave

Entre as técnicas de SEO avançadas, também é preciso se preocupar com as palavras-chave. Recorrer às de cauda longa (ou long tail keywords) permite gerar tráfego mais qualificado. Então, é recomendado fazer uma pesquisa de termos ligados ao negócio, tanto no Ubersuggest quanto no Google Keyword Planner.

Outra estratégia consiste em “espionar” seus concorrentes. Pesquise os domínios de negócios com os quais sua marca disputa mercado e produza conteúdo para essas palavras-chave. Desse modo, seus esforços terão melhor retorno.

Além de tudo, recorra à Indexação Semântica Latente (LSI). Se, antes, as palavras-chave exatas eram a única forma de busca do algoritmo, hoje os mecanismos percebem variações e termos relacionados. Em vez de preencher o conteúdo com ocorrências idênticas da palavra-chave, use sinônimos e expressões correlatas. Com a co-ocorrência, o algoritmo entenderá melhor do que se trata a página.

Afinal, o que as técnicas avançadas de SEO podem fazer pelo seu negócio?

As técnicas de SEO avançadas são essenciais para ter um marketing digital de performance. Ao aplicar recursos ligados a palavras-chave, layout e outras páginas além da inicial, é possível conquistar as melhores condições de ranqueamento.

A marca que recorre às técnicas de SEO avançadas aproveita tudo o que o marketing digital de performance tem a oferecer. Com a aplicação dessas propostas, há a chance de elevar o posicionamento do seu endereço virtual.

Para colocar essas e outras táticas em prática, confira o site da Hubify e entre em contato que poderemos ajudá-lo!

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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