Como usar o FGTS em algo promissor? A corrida para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço das contas inativas já começou. Nesse mesmo embalo, as ofertas de consumo também aumentaram.

Sobre isso, há um risco iminente de essa receita se esvair na mesma velocidade em que as informações de liberação foram propagadas. Mas o benefício pode render muito mais, caso seja bem empregado.

Se você não sabe exatamente o que vai fazer, neste artigo vamos te apresentar algumas dicas para direcionar o seu investimento. Que tal expandir a sua empresa apostando na divulgação digital? Antes, falaremos de como e quando sacar esse dinheiro. Veja!

O que é preciso saber?

O FGTS foi criado pelo governo com a proposta de uma reserva monetária para o trabalhador. Apesar de ser seu, o recurso não fica estagnado, pois é destinado para pavimentação, saneamento básico, casas populares e infraestrutura urbana.

Mas independentemente disso, todo trabalhador tem os seus direitos resguardados nesse sentido.

Quando o saque é permitido?

Normalmente a liberação desse fundo ocorre quando o funcionário é demitido sem justa causa ou com a expiração do contrato de trabalho.

Casos como os de doenças graves, compra de imóvel, morte do trabalhador, medidas de urgência, desempregados por três anos ou mais e aposentados também se enquadram nesse procedimento.

Como a retirada pode ser feita?

O saque é feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF), e os documentos exigidos variam de acordo com a classificação dos contribuintes. Se o seu limite é de R$ 1500 ou menos, o valor pode ser retirado no caixa eletrônico, por meio do Cartão Cidadão.

Para margens superiores, o atendimento é realizado em um setor responsável, diretamente no banco.

E no caso das contas inativas?

As contas inativas são aquelas que não recebem mais depósitos. Exemplo: a empresa na qual você trabalhava efetuava um depósito referente ao FGTS. No momento em que você pediu demissão, essa reserva deixou de ser aplicada, certo? Ou seja, enquanto a sua conta estava vinculada a esse emprego, a fração era depositada.

Se você trabalhou em diversas empresas e saiu de várias delas, tenha em mente que esse valor é cumulativo. Antes, apenas os desempregados por três anos ou mais tinham esse direito, mas, de acordo com a nova informação, qualquer pessoa que tenha trabalhado até dezembro de 2015 pode receber.

Como usar o FGTS para divulgar a sua empresa?

Muita gente vai aproveitar o dinheiro para pagar dívidas, outros vão dar a entrada na casa própria e há aqueles de olho no consumo. Porém, você pode fazer mais. Sabemos que investir no crescimento do empreendimento não é uma garantia de retorno, contudo é a sua chance de arriscar e trazer novos ares para o negócio.

Embora, o cenário econômico no Brasil seja o de recessão, podemos dizer que o momento é propício para apostar na inovação e estratégias de desenvolvimento. E o marketing digital é o que você precisa para prosperar, porque o impacto pode ser surpreendente, e o custo não chega a ser exorbitante. Se você fizer um planejamento financeiro e estratégico, o investimento não será perdido.

Como sabemos, a internet mudou drasticamente a forma de as pessoas consumirem produtos, serviços e informações. Muitos profissionais e empresas têm alcançado êxito por saberem trabalhar bem no meio on-line. E hoje em dia, você pode contar com a ajuda de especialistas em marketing digital para tocar isso para você, caso a sua agenda não permita outras atividades.

Não a toa que o investimento em marketing digital cresceu 26% em 2016 no Brasil, chegando à 11,8 bilhões de reais segundo estudo da Digital AdSpend 2017, do IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil em parceria com a comScore (clique aqui para ver matéria da uol sobre o crescimento do investimento em marketing digital em 2016).

É um novo jeito de chamar clientes?

Se a crise financeira é real, alguns segmentos têm ignorado esse fato para investir no inbound marketing, por exemplo. O conceito dessa estratégia é diferente do modelo tradicional (outbound marketing — empresa procura cliente) porque nesse formato é o consumidor que vai atrás da organização. Ou seja, a tática usada é a de atração.

A estratégia é adaptável em diferentes tipos de negócios, pois o método é facilmente aplicado quando se deseja ganhar autoridade e reforçar o posicionamento da marca.

As principais propostas do inbound marketing se concentram na atração de clientes, otimização dos processos, melhora na visibilidade da empresa, redução de custos e geração de conteúdos relevantes.

Só para reforçar, a IPG Mediabrands Magna — agência que trabalha na área de inteligência, investimento e estratégias de inovação — constatou que a mídia digital deve superar a TV pela primeira vez.

Isso só reforça a ideia de que o ambiente on-line é um solo fértil para ganhar espaço, gastando menos. Até as gigantes como McDonald’s têm apostado mais nas estratégias digitais.

Se você quer que o seu negócio avance, essa estratégia te ajudará a crescer, pois a melhoria é constante. Dessa maneira, usar o FGTS com esse propósito pode trazer mais benefícios para a sua marca.

Conforme já abordado neste artigo, se você não souber lidar com as ferramentas ou não puder dispor de tanto tempo para acompanhar as suas métricas, não hesite em buscar o auxílio de uma empresa ou profissional especializado. Só não deixe de investir!

Outros meios de divulgação

Google AdWords

Esse é outro recurso interessante para você aplicar bem o dinheiro do seu FGTS. Nessa plataforma, paga-se uma pequena taxa de ativação. Além disso, é possível obter dados detalhados da sua segmentação, a métrica é eficiente, é fácil de usar e a plataforma traz ferramentas de acompanhamento;

Marketing de conteúdo

A produção de conteúdos relevantes é outro meio que você tem para aparecer no mapa, seja por meio de textos, imagens ou vídeos;

Redes sociais

O que antes era utilizado com a finalidade de entreter o público, hoje também é usado para negócios. No Facebook Ads, por exemplo, você consegue obter inúmeras vantagens, a começar pelo orçamento e facilidade no manuseio;

Links patrocinados, e-mail marketing, SEO e publieditorial

Esses são outros recursos pagos que permitem construir uma reputação na internet. Faça o seu planejamento e inclua essas metodologias para divulgar o seu negócio.

Os saques das contas inativas devem movimentar o comércio e outros setores nos próximos dias, porque o objeto dessa liberação é o de injetar dinheiro na economia. Então, se você souber como usar o FGTS para ganhar posicionamento no mercado, aumentará as suas chances de lucrar mais.

O que achou da ideia de usar o seu FGTS em estratégias de marketing digital? Fique por dentro de outros assuntos, assine a nossa newsletter e seja o primeiro a receber os nossos conteúdos!

 

banner-pagina-obrigado