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User Experience: o que é e como ele ajuda no desempenho do seu site

9 minutos de leitura

UX é uma sigla para User Experience ou, traduzido para o português, Experiência do Usuário. O termo foi criado pelo professor Donald Norman, que foi a primeira pessoa a usar em seu cartão de visita o cargo de “User Experience Architect”, ainda na época em que trabalhava na Apple.

Inclusive, eu separei o link de um vídeo incrível em que o pai do UX,  Donald Norman, explica como foi a criação do termo.

Além de entender esse conceito, vale a pena entender quais são os impactos dele na sua estratégia. Por isso, acompanhe como ele ajuda o desempenho do site e explore suas vantagens!

O que é User Experience?

UX não se trata de uma ciência ou uma metodologia. User Experience é um termo usado para mensurar toda a relação e experiência do usuário ao usar um produto ou serviço, seja ele qual for

Uma boa experiência aumenta a probabilidade de o usuário consumir seu produto, além de se tornar um defensor da marca. Isso é ainda mais importante na época em que vivemos, em que ocorrem mudanças aceleradas e há uma grande competição.

Os consumidores estão mais digitais do que nunca e estão menos dispostos a “sofrer” com uma comunicação complicada e confusa por conta da facilidade de alternativas com navegação instantânea.

Como aplicar User Experience no seu site?

Bom, agora que você já sabe o que é User Experience, veremos algumas boas práticas de usabilidade que podem contribuir para a melhoria do desempenho e conversão do seu site.

1. Credibilidade

A credibilidade do seu site precisa ser levada em consideração. Afinal, se o usuário não confia no seu site, ele não vai passar suas informações pessoais ou até mesmo fazer uma compra.

Por isso, é preciso estar atento a alguns pontos:

  • evite fontes artísticas, como Comic Sans. O ideal é apostar em fontes mais sóbrias e clássicas, como Times New Roman e Arial;
  • revise a gramática para garantir que não tenha erro nos seus textos;
  • use uma linguagem simples e objetiva. É importante que seu público se identifique com a linguagem do seu site. Por isso, o ideal é se aproximar ao máximo da linguagem usada por eles; e
  • mantenha um layout simples e limpo para evitar distrações e poluição visual.

2. Facilidade para encontrar informações

Para o usuário, é muito importante que ele consiga encontrar todas as informações necessárias no seu site. Afinal, elas ajudam na tomada de decisão, que pode ser uma compra, um contato ou uma ligação.

Se o usuário pensar demais sobre onde e como encontrar o que precisa, é um sinal que o User Experience está falho, sendo que isso se aplica para sites institucionais e e-commerces.

  • Não esconda seus preços! As pessoas querem saber quanto custa seu produto ou serviço, sem precisar entrar em contato direto para saber qual é o valor. Essa prática economiza o seu tempo e o do seu cliente;
  • Informações relativas à segurança do seu site são muito importantes. Se seu site requer que a pessoa insira informações bancárias ou outros dados privados, uma boa dica é usar selos de segurança. Duas boas opções são os selos SSL/TLS. Esses certificados digitais garantem a privacidade e autenticidade dos dados fornecidos por seus usuários.

3. Imagens com impacto

As pessoas dão mais importância e atenção para sites e blogs que fazem uso de boas imagens. Isso permite um formato mais profissional à sua página. Além disso, a comunicação visual é mais simples que a alternativa escrita, o que também favorece a experiência de usuário.

  • Dê preferência para imagens de autoria própria, ou de bancos de imagens pagos ou gratuitos, para não ter problemas futuros com direitos de imagens. Três boas dicas de bancos de imagens gratuitos são Vecteezy, Freepik e Pixabay;
  • Redimensione as imagens de forma proporcional para não esticar e distorcer o conteúdo. Se você não é familiarizado com programas de edição de imagens profissionais, uma boa opção é o site Canva, um editor de imagens online muito simples de usar e
  • Tenha certeza que a imagem diz exatamente o que tem de ser dito e que ela é coerente com o site, blog ou produto da sua empresa.

4. Botões de CTA

Os botões com chamadas para a ação, os famosos CTA (Call to Action), têm uma grande importância para a conversão de usuários no seu site. Por isso, devem ser claros, objetivos, convidativos e orientar o visitante até sua conversão.

Você levou seu usuário até o botão do CTA. A partir daí, é preciso tomar alguns cuidados especiais. Veka:

  • de acordo com o consultor de comércio eletrônico James Gurd, o botão de CTA deve ser posicionado onde a ação tem a maior probabilidade de acontecer. Isso varia de acordo com o objetivo da página, a intenção do visitante e a complexidade da oferta;
  • seu CTA deve ter cores contrastantes e mensagens personalizadas. Isso é fundamental para que o usuário realize a ação desejada e
  • o botão de CTA deve ser claro e transmitir sensação de urgência. É importante verificar se esse elemento é leve e simples.

Com essas práticas, você terá um site configurado para que seus usuários tenham chance de usar da melhor forma possível.

UX Design é relevante?

Na hora de colocar o UX em prática, não basta apenas pensar em parte do processo. É necessário considerar tudo o que pode impactar a maneira como o usuário percebe a sua empresa — e não somente o site.

É por isso que o UX Design é extremamente importante. Ele foca em todas as experiências e pontos de contato entre um usuário real (como você) e os serviços, produtos e canais de mídia de uma empresa.

Seu principal objetivo é atender aos interesses estratégicos do negócio, sem deixar de colocar o usuário no centro de todos os esforços. Inclusive, essa é uma forma de criar soluções que sejam adequadas para resolver problemas e para potencializar a relação com o público.

Na hora de desenvolver ações que melhorem o contato dos visitantes com o site, o UX Design e seu processo são “acionados” para que deem origem aos resultados desejados. Por isso, trata-se de algo essencial para consolidar um bom desempenho.

Quais são as vantagens do User Experience?

Quando é feita corretamente — inclusive, com ajuda do design —, a proposta do User Experience traz diversos pontos positivos para o negócio. Basicamente, é uma forma incrementar o relacionamento com as pessoas de interesse e de dar motivos para que esse relacionamento se fortaleça.

Em relação ao site, especificamente, também há muitos benefícios ligados à adoção dessas estratégias. A seguir, veja quais são as maiores vantagens de recorrer ao UX em seu site!

Melhoria no ranqueamento

Como dissemos, as pessoas já não estão dispostas a encarar experiências ruins quando visitam um site. São tantas opções disponíveis e um volume tão grande de informações que a experiência precisa conquistar desde o primeiro momento — ou, então, a janela será descartada.

Com o investimento na otimização de UX, é possível fazer com que as pessoas fiquem mais interessadas em permanecer na página. Isso diminui a chamada taxa de rejeição e seu endereço para a ser visto como mais confiável e relevante.

Além de aumentar a atenção que o público destina ao seu negócio, isso impacta — positivamente — os algoritmos dos buscadores. Com uma experiência e uma percepção melhores, pode-se obter um ranqueamento otimizado. Assim, seu site ganha posições e é exibido acima de outros que não criam uma experiência tão positiva.

Aumento do tráfego

O site é um dos principais elementos para a presença digital de um negócio. Ele serve como o cartão de visitas virtual da empresa e é onde muitos contatos importantes são iniciados. Quando a experiência do usuário é favorecida, há um aumento no potencial dos resultados.

Na prática, significa que é possível atrair um público maior. Afinal, um ranqueamento elevado aumenta as chances de o seu endereço receber o clique de quem faz uma pesquisa, por exemplo.

Esse aumento no volume de visitantes também é essencial para ampliar o alcance e o reconhecimento de marca. Com a melhoria de performance, há até a oportunidade de se consolidar como autoridade.

Maior satisfação do público

A experiência do usuário tem tudo a ver com os impactos que serão causados na percepção. Como assim? É simples: dependendo das técnicas utilizadas, há como garantir que o seu público fique mais satisfeito ao visitar o seu site.

Diante de boas sensações e impressões, é possível estabelecer um relacionamento. Afinal, se a pessoa teve uma boa experiência, é mais provável que ela retorne outras vezes, certo?

Além disso, é algo que impacta positivamente a imagem do negócio como um todo. Um site confiável, intuitivo e agradável de usar transmite muito mais profissionalismo e eficiência. Com isso, a marca passa a ser atrelada a todos esses aspectos positivos.

Já que as pessoas ficam satisfeitas, a empresa passa a encarar menos reclamações quanto à usabilidade. Isso ajuda a criar, inclusive, um senso de autoridade para o endereço e para o negócio.

Aumento no volume de conversões

Sabe o que acontece quando um usuário gosta muito do seu site e tem uma ótima experiência? Ele, provavelmente, vai converter! Ou seja: cuidar do UX no seu endereço é uma forma de obter gerar mais oportunidades e resultados em diversos níveis.

Vamos imaginar uma landing page. Seu carregamento é rápido, os campos de preenchimento são claros e o botão de CTA é atrativo. Nesse caso, é muito provável que a pessoa forneça seus dados e realize a ação, o que leva à geração de lead.

Outro exemplo consiste em um e-commerce. Considere uma pessoa que consegue navegar entre as categorias, filtrar as buscas e realizar todos os processos de maneira simples. Diante de tanta praticidade, é provável que ela termine fazendo a compra.

Por isso, um site otimizado para UX é capaz de gerar muito mais resultados, em diversos níveis, já que se torna persuasivo para o público.

Maior potencial de fidelização

Tão importante quanto conquistar um cliente, é mantê-lo. Com os visitantes e usuários, é a mesma coisa. Não basta apenas gerar tráfego se as pessoas não retornarem e não se conectarem de verdade com a sua marca.

O UX pode ajudar porque é capaz de aumentar a fidelização — tanto em relação aos usuários como sobre quem converteu. Dessa maneira, é possível garantir que o seu negócio tenha uma base sólida e fiel.

Inclusive, esse retorno reforça o relacionamento e permite que seu negócio aprenda mais sobre o público. Também é uma forma de mapear e acompanhar melhor a jornada de decisão, além de reduzir os custos para gerar tráfego.

Para completar, um público fiel e altamente satisfeito costuma fazer indicações para outras pessoas. Dessa maneira, uma boa experiência ao usuário facilita a captação de novos interessados e a geração de oportunidades.

Diferenciação em relação aos concorrentes

Como dissemos, o site está totalmente atrelado à imagem do seu negócio e até define como será o posicionamento no ambiente digital. Além disso, as impressões sobre o endereço costumam ser transferidas para a marca, certo?

É por isso que investir em User Experience tem tudo a ver com diferenciação e destaque em relação aos concorrentes. Isso é possível porque muitas empresas ainda não se preocupam com esse aspecto e não veem nos sites o potencial para gerar resultados.

Ao aproveitar essa oportunidade, por outro lado, seu negócio pode explorar ao máximo a melhoria de percepção e de conversão. Assim, é fácil se destacar dos concorrentes e obter maior competitividade.

Bons resultados quanto ao User Experience são essenciais, ainda mais na internet, onde existem opções infinitas em que os usuários levam de dois a três segundos para encontrar o que precisam. Por isso, não deixe de investir nessa possibilidade.

Gostou do meu artigo, entendeu a importância do User Experience, mas está em dúvida de tomar algumas decisões para o endereço? Aproveite para descobrir as dicas do co-fundador da Hubify, Caio Sigaki, trouxe para avaliar na hora de escolher o layout do seu site.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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