Terminologia do User Experience

Ux é uma sigla para User Experience ou, traduzido para o português, Experiência do Usuário. O termo foi criado pelo professor Donald Norman, que foi a primeira pessoa a usar em seu cartão de visita o cargo de “User Experience Architect”, ainda na época em que trabalhava na Apple.

Inclusive, eu separei o link de um vídeo incrível em que o pai do UX,  Donald Norman, explica como foi a criação do termo.

O que é User Experience?

Ux não se trata de uma ciência ou uma metodologia. User Experience é um termo usado para mensurar toda a relação e experiência do usuário ao usar um produto ou serviço, seja ele qual for.  

Uma boa experiência aumenta a probabilidade do usuário consumir seu produto, além de se tornar um defensor da marca, isso é ainda mais importante na época em que vivemos.

Os consumidores estão mais digitais do que nunca e estão menos dispostos a “sofrer” com uma comunicação complicada e confusa por conta da facilidade de alternativas com navegação instantânea.

Como aplicar User Experience no seu site?

Bom, agora que você já sabe o que é User Experience, veremos algumas boas práticas de usabilidade que podem contribuir para a melhoria do desempenho e conversão do seu site.

1. Credibilidade

A credibilidade do seu site é algo que precisa ser levada em consideração. Afinal, se o usuário não confia no seu site, ele não vai passar suas informações pessoais ou até mesmo fazer uma compra.

Por isso, é preciso estar atento a alguns pontos:

  • Evite fontes artísticas, como Comic Sans. O ideal é apostar em fontes mais sóbrias e clássicas, como Times New Roman e Arial;
  • Revise a gramática para garantir que não tenha erro nos seus textos;
  • Linguagem simples e objetiva. É importante que seu público se identifique com a linguagem do seu site. Por isso, o ideal é se aproximar ao máximo da linguagem usada por eles;
  • Mantenha um layout simples e limpo para evitar distrações e poluição visual.

2. Facilidade para encontrar informações

Para o usuário, é muito importante que ele consiga encontrar todas as informações necessárias no seu site, pois elas ajudam na tomada de decisão que pode ser uma compra, um contato ou uma ligação.

Se o usuário pensar demais sobre onde e como encontrar o que precisa, é um sinal que o User Experience está falho, sendo que isso se aplica para sites institucionais e e-commerces.

  • Não esconda seus preços! As pessoas querem saber quanto custa seu produto ou serviço, sem precisar entrar em contato direto para saber quanto custa. Essa prática economiza o seu tempo e o tempo do seu cliente;
  • Informações de segurança do seu site são muito importantes. Se seu site requer que a pessoa insira informações bancárias ou outros dados privados, então, uma boa dica é usar selos de segurança. Duas boas opções são os selos SSL/TLS. Esses certificados digitais garantem a privacidade e autenticidade dos dados fornecidos por seus usuários.

3. Imagens com impacto

As pessoas dão mais importância e atenção para sites e blogs que fazem uso de boas imagens. Isso permite um formato mais profissional à sua página.

  • Dê preferência para imagens de autoria própria, ou de bancos de imagens pagos ou gratuitos, para não ter problemas futuros com direitos de imagens. Duas boas dicas de bancos de imagens gratuitos são Freepik e Pixabay;
  • Redimensione as imagens de forma proporcional para não esticar e distorcer o conteúdo. Se você não é familiarizado com programas de edição de imagens profissionais, uma boa opção é o site Canva, um editor de imagens online muito simples de usar;
  • E, por último, tenha certeza que a imagem diz exatamente o que tem de ser dito, e que seja coerente com o site, blog ou produto da sua empresa.

4. Botões de CTA

Os botões de conversão, os famosos CTA (Call to Action), têm uma grande importância para a conversão de usuários no seu site. Por isso, devem ser claros, objetivos, convidativos e orientar o visitante até sua conversão.

Você levou seu usuário até o botão do CTA. A partir daí, é preciso tomar alguns cuidados especiais.

  • De acordo com o consultor de comércio eletrônico James Gurd, o botão de CTA deve ser posicionado onde a ação tem a maior probabilidade de acontecer. Isso varia de acordo com o objetivo da página, a intenção do visitante e a complexidade da oferta;
  • Seu CTA deve ter cores contrastantes e mensagens personalizadas. Isso é fundamental para que o usuário realize a ação desejada;
  • O botão de CTA deve ser claro e transmitir sensação de urgência. É importante verificar se o botão é leve e simples.

Com essas práticas, você terá um site configurado, para que seus usuários tenham chance de usar da melhor forma possível.

Portanto, um bom User Experience se torna tão importante, ainda mais na internet, onde existem opções infinitas em que os usuários levam de dois a três segundos para encontrar o que precisam.
Gostou do meu artigo, entendeu a importância do User Experiencce, mas está em dúvida de como escolher o layout do seu site? Clique aqui e não deixe de ler o artigo fantástico que o CoFundador da Hubify, Caio Sigaki, escreveu: O que avaliar na hora de escolher o layout do seu site.