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Eficiência e resultados: como a automação de marketing contribui para aumentar a produtividade da sua equipe

5 minutos de leitura

Historicamente, o ser humano sempre buscou produzir mais, para obter eficiência e resultados. Assim, desde as revoluções industriais, até os dias de hoje, com os avanços tecnológicos ganhando cada vez mais destaque, nós buscamos aumentar a produtividade ao máximo de retorno e obtenção de resultados.

E essa busca pelo melhor cenário entre trabalho e resultados, também diz respeito a um tema recorrente no marketing digital: a automação de marketing.

Quer entender mais sobre o tema e as vantagens desse recurso? Siga a leitura e descubra insights importantes para tornar sua estratégia mais produtiva!

Por que automatizar as ações de marketing?

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A palavra-chave aqui é “eficiência”. Portanto, ser eficiente significa realizar atividades com o melhor rendimento, com o mínimo de erros durante o processo, minimizando os esforços em retrabalho e ajustes.

No marketing, entendemos que “ser eficiente” é saber aplicar os principais recursos à disposição, para tornar uma estratégia mais completa e dar fluidez aos processos, permitindo que o esforço humano seja menos operacional e mais analítico. Em outras palavras, é fazer uma gestão inteligente e otimizada das tarefas, para alcançar os objetivos.

Um exemplo? Vamos supor que você seja responsável pelo marketing de uma empresa com foco B2B. A sua equipe é reduzida, mas possui pessoas qualificadas e com alto potencial analítico. Entre as atribuições dessa equipe, estão a alimentação de canais da marca, nutrição e qualificação de leads, identificação dos MQLs e direcionamento de contatos para a validação, por parte da equipe comercial, etc.

Quantas atividades diferentes uma rotina como essa poderia envolver? 

Disparos de email, captação e geração de leads, abordagem em perfis de redes sociais, identificação de perfis adequados às personas… É tanta coisa que seriam necessárias muitas horas de trabalho, para cobrir manualmente cada processo. Sem contar, claro, as horas de análise necessárias para identificar os pontos fortes e melhorias pendentes nessa estratégia.

Agora, imagine que seja necessário colocar essa rotina em prática e ter metas a alcançar, em uma régua que sobe mais a cada nova conquista.

É nesse momento que a automação de marketing pode ser uma boa ideia: quando a sua demanda chega a níveis em que, manualmente, torna-se inviável o acompanhamento por parte da sua equipe, é hora de utilizar recursos e ferramentas que vão ajudar a otimizar esse processo, e manter suas metas atualizadas e escaláveis.

Certo… Mas, por onde começar e como aplicar a automação de marketing na minha estratégia?

A automação de marketing não é apenas sobre ferramentas e plataformas. Conhecer o terreno e ter uma visão clara de como aplicá-la são fatores fundamentais para começar.

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Em primeiro lugar, tenha em mente os objetivos da sua estratégia: você está em um momento de expansão na captação de leads e geração de oportunidades de negócios? Busca gerar maior demanda por conteúdo e relacionamento com sua base de leads/clientes? Saber o que esperar da sua estratégia vai ajudar a entender os caminhos que deverá tomar no dia a dia, para atingir esses objetivos.

Nesse ponto, o contexto é importante. Portanto, descubra os principais canais em que a automação de marketing será bem-vinda, para aprimorar o que a sua empresa já coloca em prática.

E, claro, entenda os canais, conteúdos e aspectos da jornada que melhor se identificam com seu público. Afinal, é ele o ponto principal de toda estratégia: quanto mais adequada sua atuação estiver à linguagem e expectativas dos leads, maior será a probabilidade de sucesso.

Tendo esses aspectos bem alinhados entre os envolvidos, surge o momento de analisar qual é o tipo de recurso que você precisará para fazer isso funcionar, e quais ferramentas podem atender às demandas da sua estratégia.

Abrindo a caixa de ferramentas

Se os melhores produtos vêm das melhores matérias-primas, as grandes estratégias também precisam dos melhores recursos para alcançar os bons resultados.

Felizmente, o mercado está repleto de opções de ferramentas, desde as mais simples e acessíveis, até as soluções mais complexas e de maior investimento.

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Bons exemplos com ampla utilização no Brasil são ferramentas como Hubspot e RD Station, entre outras que estão dando as caras por aqui, como a ActiveCampaign. Todas elas possuem vantagens em comum, principalmente a possibilidade de criar réguas de relacionamento, para aplicar com sua base de leads, de forma automatizada.

Aqui, as funções de grande utilidade como a criação de campanhas de e-mail, disparos de e-mails automatizados, segmentações de leads, pontos de conversão integrados ao site, lead scoring e lead tracking, entre outras, são as grandes atrações dessas ferramentas.

Além do ganho operacional, também é possível  analisar, tratar dados e obter ótimos insights sobre como otimizar sua estratégia, promovendo a eficiência e resultados.

A escalabilidade e relação custo x benefício ganham ainda mais realce, quando observamos as possibilidades de integração com outras ferramentas que sua equipe utiliza diariamente. Por exemplo, caixas de entrada de e-mail, ferramentas de pesquisa e análise de dados, CRM, atendimento e suporte, entre outras soluções.

Mais produtividade, mais negócios

Bem, como já vimos, não restam dúvidas: alta eficiência e resultados positivos são fatores que andam de mãos dadas. E, à medida que novas soluções e tecnologias surgem, essa se torna uma verdade inquestionável.

Assim, esse é o papel da automação de marketing: explorar oportunidades de complementar e tornar mais completas estratégias de alto potencial.

Desta forma, à medida que a operação passa a ser mais fluida e automatizada, o tempo e esforço “economizados” graças a esse recurso podem ser direcionados a uma atuação mais efetiva e de impacto. Para obter a análise dos resultados, identificação de melhorias e oportunidades, alinhamento entre equipes.

Consequentemente, com uma equipe mais focada em estratégia e na visão analítica dos processos, a produtividade ganha com a aplicação da automação de marketing reflete também na geração de oportunidades de negócios e, claro, na conquista de novos clientes.

Para saber mais sobre como a automação pode ajuda a obter mais eficiência e resultados, confira um artigo especial e completo para você entender o que é automação de marketing, de uma vez por todas. E não deixe de compartilhar este texto com seus amigos e acompanhar as próximas novidades aqui no blog da Hubify 🙂

Até a próxima!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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