Entenda como as ferramentas de automação ajudam a gerar leads

Lais Bolina

5 minutos de leitura

Muitas pessoas adquirem ferramentas de automação como a solução definitiva para a maioria dos seus problemas de Marketing Digital. E elas realmente podem fazer a diferença, quando são utilizadas da maneira certa! 

O problema é que as ferramentas de automação não funcionam sozinhas. O que significa basicamente que elas não eliminam a presença de pessoas no seu processo de geração de leads, e não trarão resultados se forem utilizadas isoladamente, sem uma estratégia por trás. 

Então eu vou começar o meu texto com o maior erro que uma pessoa pode cometer ao colocar uma pergunta no título: respondê-la no início. E a resposta é: não! Agora, sugiro que você continue a leitura para entender o motivo. Boa leitura!

 

As ferramentas de automação NÃO geram leads sozinhas

Pode ser que você tenha ficado completamente apavorado com essa afirmação, especialmente se acabou de adquirir uma ferramenta na esperança de gerar oportunidades para o seu negócio. Mas, não se preocupe, porque esse problema tem solução. 

 

O maior dilema aqui é que ferramentas de automação não funcionam de maneira isolada, como eu já havia dito. Isso significa que você precisará de estratégias de marketing, seja Inbound Marketing, ou de anúncios de Ads e redes sociais para trazer essas pessoas até o seu meio de funil, ou seja, onde as ferramentas realmente atuam de maneira efetiva.

 

Mas, fique tranquilo. Se você já tem uma estratégia que ajude na geração de leads, a ferramenta de automação será muito valiosa! Agora é só juntar essas duas pontas para que elas funcionem de maneira harmônica, e comecem a gerar oportunidades para o seu negócio. 

Porém, se não tiver uma estratégia consolidada, digamos apenas que você colocou “o carro na frente dos bois” e adiantou uma etapa para gerar de leads.

 

Por que existe o momento certo para adquirir uma ferramenta de automação de marketing? 

Essas ferramentas servem para automatizar algumas das ações de Marketing. Geralmente, elas funcionam a partir de uma base de contatos — na maioria dos casos, e-mails — que, ao realizarem uma ação, vão disparar um gatilho para uma outra tomada de decisão.

Então, no mínimo, você precisa de uma base de e-mails. A partir disso, é uma matemática simples que está por trás da estratégia de geração de leads. 

 

Se você precisa de e-mails para incentivar as pessoas a se tornarem seus leads, é preciso inserir pontos de conversão para capturar esses contatos no seu site ou blog

Isso porque, pensando na jornada de compra, as pessoas passam por etapas antes de estarem dispostas a fornecerem suas informações de contatos para uma empresa. 

Basicamente, isso funciona como um relacionamento: você não conhece uma pessoa pedindo ela em noivado! Por isso, se você quer aproveitar ao máximo a sua ferramenta de automação, ter visitantes é fundamental

 

Quais as soluções necessárias para a ferramenta trazer resultados?

Eu já dei um spoiler, mas apenas para ter certeza que você entendeu: você precisa de uma estratégia de atração de pessoas para os seus canaisPara isso você tem algumas opções: 

 

Mídia paga 

Ela pode ser uma opção, embora não seja definitiva, mas vai te gerar resultados em curto prazo. 

Isso porque, as estratégias como o Google Ads podem atrair pessoas para o seu site de um dia para o outro, porém esses resultados só vão existir enquanto você estiver injetando dinheiro nos anúncios.

Assim, em um primeiro momento, elas podem ser uma boa alternativa, especialmente se você precisa mostrar os resultados da ferramenta para o seu chefe. Basta fazer uma boa conexão entre as palavras-chave escolhidas, e os pontos de conversão dos seus canais para conquistar mais pessoas. 

 

Redes Sociais 

Elas também são uma boa opção, porém tem perdido cada vez mais o alcance por conta dos algoritmos. E, se você não tem uma página forte e com pessoas já engajadas, essas ações podem demorar a fazer efeito. 

Por isso, mesmo em redes sociais, eu aconselho que você também invista em anúncios bem atrativos e com uma segmentação bem feita, e ela funcionará de maneira parecida com o Ads — na prática vai depender do seu mercado e da sua persona. 

PS: não se esqueça que a compra de lista de e-mails NUNCA é uma opção!

 

Marketing de Conteúdo 

Ele é sem dúvida a melhor opção para quem tiver que escolher uma única estratégia a ser somada com a ferramenta de automação. Isso porque o Marketing de Conteúdo é uma poderosa ferramenta de atração de pessoas para os seus canais, usando como “isca” os problemas que essas pessoas têm e que a sua empresa pode ajudar a solucionar. 

 

O volume de buscas que as pessoas fazem no Google todos os dias é enorme, e com certeza existem diversas palavras-chave relacionadas ao seu negócio e clientes, que farão sentido para trazer tráfego constante e a baixo custo para o seu blog e site

Basta pensar o seguinte: se você compra uma palavra-chave, os resultados vão depender dos lances, e no dia que o dinheiro acabar, os acessos diminuem. com os conteúdos que rankeam organicamente no Google, eles serão uma porta de entrada constante para os seus canais.

 

Porém, é fato que consolidar uma estratégia como essa, para começar a ver os resultados significativos vai levar um certo tempo, ainda que seja viável.

Se você já adquiriu uma ferramenta de automação, nós indicamos que você utilize todas as 3 estratégias: tanto pago, quanto redes sociais e Marketing de Conteúdo. Assim, você vai colher os resultados da sua compra a curto, médio e longo prazo, além de fortalecer a sua marca e os canais de aquisição de oportunidades. 

Por isso essa é uma opção muito eficiente, especialmente se você precisa gerar valor para a sua empresa e comprovar que a aquisição da ferramenta foi uma boa escolha. 

 

Como funciona na prática

Se você tiver que escolher uma única opção, nós indicamos o Marketing de Conteúdo, sem sombra de dúvidas. 

O motivo é simples, além de ser um canal que naturalmente irá demandar uma ferramenta de automação, ele será a melhor forma de adquirir contatos ao longo do tempo, além de ter um custo menor que as estratégias pagas

 

De qualquer forma, é importante saber que você precisará de alguma estratégia para impulsionar a sua geração de leads, com as ferramentas de automaçãoE que para nutrir sua base, é fundamental que existam outros pontos de conversão para que esse contato caminhe ao longo do funil.

O papel da estratégia é justamente criar esse caminho para que as pessoas entrem pelo seu funil, e cheguem até a etapa de automação, assim,  você consegue gerar oportunidades de maneira escalável. 

 

Lembre-se sempre: você precisa de vistas para ter leads, e de leads para ter clientes. E os seus visitantes só vão se tornar leads ou caminhar pelo seu funil, se os pontos de contato estiverem visíveis

Depois, entenda quais são pontos de conversão intermediários, que podem ajudar essa pessoa a chegar em outras etapas, para você coletar mais dados para e qualificá-la no lead scoring

 

Em resumo

Sabemos que é muita coisa, por isso aqui vai um resumo sobre o que falamos de mais importante: 

  1. ferramentas de automação não geram leads, elas apenas nutrem as oportunidades que existem; 
  2. automações e lead scoring só são possíveis quando existem outros pontos de conversão, onde as pessoas que estão na automação podem ser levadas de maneira automática;
  3. se você não tem base de contatos, comece criando pontos de conversão para esses contatos, como um pop-up de assinatura de newsletter, ou uma opção de fale com o consultor em seu site, materiais ricos, mídia paga, e afins;
  4. lembre-se que para gerar volume de leads, você vai precisar de visitas. Quanto mais visitas, mais leads. 

 

E se tiver mais alguma dúvida, é só contar com a gente! 🙂 

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