Blog 8D Hubify

Descubra como a integração entre ActiveCampaign e Facebook pode criar um público personalizado!

7 minutos de leitura

Você já deve ter ouvido falar da ActiveCampaign, não é mesmo?

Essa plataforma de automação vem crescendo bastante no Brasil e se tornando uma ótima alternativa para quem quer automatizar sua comunicação por um preço acessível e com ótimos benefícios.

Além de ser uma excelente opção no mercado, ela também tem funcionalidades que permitem trabalhar melhor seus potenciais clientes que estão no Facebook, e é exatamente disso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!

Como funciona a integração do ActiveCampaign com o Facebook

A integração do ActiveCampaign com o Facebook é uma grande vantagem para as ações de marketing, já que ela permite que você:

  • utilize as ações de automação para adicionar ou remover contatos do público personalizado do Facebook;
  • segmente os contatos que foram adicionados ou removidos do público personalizado do Facebook dentro do ActiveCampaign por meio das ações de automação.

Ativando essa integração, você tem uma visão muito mais profunda sobre o comportamento dos seus contatos e um olhar mais amplo de como é possível aperfeiçoar sua interação com eles.

Por exemplo, você pode usar essa ação de automação para inserir em um determinado público personalizado do Facebook, contatos que interagiram com seu e-mail ou finalizaram um determinado fluxo.

Aproveite para saber sobre um dos maiores mitos do marketing digital!

Dessa forma, você tem um direcionamento mais preciso das pessoas que serão atingidas pelos seus anúncios no Facebook.

Mas como realizar essa integração?

Se essa é sua dúvida, nós vamos te mostrar todo o caminho para começar agora mesmo! Fique atento no que você aprenderá:

  • Passo a passo para conectar o público personalizado do Facebook com a ActiveCampaign.
  • Como gerenciar a integração de público personalizado do Facebook.
  • Como adicionar e remover contatos do público personalizado do Facebook por meio das suas automações.
  • Criação de segmentos usando o público personalizado do Facebook.

Passo a passo para conectar o Público Personalizado do Facebook com a ActiveCampaign

Passo 1: Conecte sua conta do Facebook Ads com a ActiveCampaign.

Na sua conta da ActiveCampaign, na barra lateral esquerda, vá até a página de “Integrações” e clique em “Configurações”.

Tela de configuração para integração

Passo 2: Clique no botão, “Adicionar integração”.

Tela de configuração para integração

Passo 3: Irá aparecer uma caixa de “Adicionar uma integração”. Clique na opção “Facebook”.

Tela de configuração para integração

Passo 4: É importante que você esteja logado na sua conta do Facebook, caso não esteja, será solicitado para que você faça o login, a partir daí, é só colocar as informações de login e senha e clicar em “ok” em cada uma das solicitações.

Passo 5: Feito isso, você será redirecionado para o ActiveCampaign para concluir a integração.

Clique na caixa de seleção de conta para selecionar qual conta do Facebook Ads você gostaria de conectar ao ActiveCampaign, e após isso, clique em “Concluir”.

Tela de configuração para integração ActiveCampaign e Facebook

Passo 6: Por fim, irá aparecer uma janela para confirmação da integração. Nela você terá a opção de conectar outra conta do Facebook Ads ou clicar em “Feito” para fechar a janela.

Tela de configuração para integração ActiveCampaign e Facebook

Você poderá conferir a integração na página de “Integrações Conectadas” que estará como “Conectado” na sua conta da ActiveCampaign.

Tela de configuração para integração ActiveCampaign e Facebook

Finalizado a integração com o Facebook Ads, todos os públicos personalizados do subtipo “Lista de Clientes” da conta de anúncio conectada, estarão sincronizados com o ActiveCampaign.

Agora você já pode usar das ações de automação da plataforma como “Adicionar ao público personalizado do Facebook” e “Remover de público personalizado do Facebook” nos seus fluxos.

Importante: Caso algo ocorra e a integração seja desfeita, todos os contatos que passarem por automações que contenham as ações de público personalizado do Facebook pularão essa ação automaticamente.

Como gerenciar a integração de público personalizado do Facebook

Agora que sua conta da ActiveCampaign já está integrada com o Facebook, é hora de você entender como pode gerenciar a integração para utilizar nas suas ações dentro da ferramenta.

Cada conta do Facebook conectada ao ActiveCampaign terá uma caixa “Gerenciar o Facebook”. Para acessar esse gerenciador, você irá:

  1. na sua conta da ActiveCampaign, vá até a barra lateral esquerda e clique em “Configurações” e depois em “Integrações”. Feito isso, será aberta a página de integrações, onde você deve clicar na conta conectada do Facebook Ads.
  2. clique no botão “Gerenciar” para que a caixa de Gerenciamento do Facebook apareça.

Ao acessar o gerenciador do Facebook, você poderá:

Ligar e desligar a integração 

Ao clicar no botão de status, você desliga “Off”, ou ativa “On”, a integração com o Facebook Ads.

Se o status da integração estiver definido como “Off”, nos fluxos que tiverem qualquer ação de público personalizado do Facebook, os contatos pularão essas ações automaticamente.

Sincronizar o público personalizado 

Ao clicar nessa opção, todos os públicos personalizados do Facebook da conta conectada serão sincronizados com a sua conta da ActiveCampaign.

Caso você tenha criado um novo público personalizado no Facebook, pode realizar essa ação para sincronizá-los imediatamente.

Tela de configuração para integração ActiveCampaign e Facebook

Como adicionar e remover contatos do público personalizado do Facebook por meio das suas automações

Configurada a integração com o público personalizado do Facebook, vamos falar agora sobre como usar as ações do Facebook nas suas automações.

As ações relacionadas a essa integração são de “Adicionar ao público personalizado do Facebook” e “Remover do público personalizado do Facebook”.

Primeiro, para você localizar essas ações, você irá:

  1. na sua conta da ActiveCampaign, na barra lateral esquerda, clique em “Automações”. Você pode “Criar uma automação” no botão superior lateral direita, ou editar alguma automação já criada. Caso escolha criar uma automação, este artigo sobre Como usar o construtor de automação do ActiveCampaign pode te ajudar.

aberto a página do construtor de automações, você irá na barra lateral direita e clicar na opção “Contatos”.

Tela de configuração para integração ActiveCampaign e Facebook
  1. clicando nessa opção, irão aparecer as ações de remover e adicionar ao público personalizado do Facebook. Para utilizá-las, é só clicar em uma delas e arrastar até o sinal de + no seu fluxo de automação.
Tela de configuração para integração ActiveCampaign e Facebook

É importante ressaltar que só será removido ou adicionado ao público personalizado do Facebook os contatos que atingirem alguma etapa da automação e que forem direcionados para essas ações.

Mas afinal, o que significa cada uma dessas ações? Vamos falar sobre isso agora!

Ação de “adicionar ao público personalizado do Facebook”

Ao inserir essa ação em sua automação, os contatos que passarem pelo seu fluxo e atingirem essa etapa, serão adicionados no seu público personalizado do Facebook.
Para isso, basta inserir na configuração da ação, qual a conta do Facebook Ads e o público personalizado no qual os contatos serão inseridos.

Tela de configuração para integração ActiveCampaign e Facebook

Você também consegue criar um novo público personalizado diretamente da plataforma da ActiveCampaign.

Basta selecionar a conta do Facebook Ads, informar o nome do público personalizado e você também pode inserir uma descrição nesse público.

Tela de configuração para integração ActiveCampaign e Facebook

Importante: O Facebook oferece diversos tipos de públicos personalizados. O público criado dentro da ActiveCampaign será do subtipo “Listas de Clientes” que é o mais comum oferecido pelo Facebook Ads.

Os contatos adicionados ao público personalizado através dessa ação, terão essa informação de atividade de fluxo no seu perfil de contato dentro da ActiveCampaign.

Isso também mostrará a qual público esse contato foi adicionado e qual automação tem essa ação.

Tela de configuração para integração ActiveCampaign e Facebook

Ação de “remover do público personalizado do Facebook”

Da mesma forma que podemos adicionar contatos a um público personalizado do Facebook, também podemos removê-los usando essa ação dentro dos fluxos de automação. Aqui vamos explicar o passo a passo para você utilizar essa função.
O primeiro passo é você selecionar a conta do Facebook Ads e o público personalizado, assim, quando o contato encontrar essa ação dentro de um fluxo de automação, ele será removido do público personalizado.

Tela de configuração para integração ActiveCampaign e Facebook

Sempre que um contato for removido de um público personalizado por meio dessa ação no fluxo, ele terá essa informação de atividade na sua página de perfil de contato da ActiveCampaign, mostrando de qual público ele foi removido e por meio de qual fluxo de automação.

Tela de configuração para integração ActiveCampaign e Facebook

Criação de segmentos usando o público personalizado do Facebook

Além das ações de automação para público personalizado do Facebook, você também pode usar desta integração para fazer segmentos dentro das suas listas.

Dentro do criador de segmentos do ActiveCampaign existem duas condições:

“Está no público do Facebook” 

 Exibirá todos os contatos adicionados ao público personalizado do Facebook especificado.

“Não está no público do Facebook” 

Exibirá todos os contatos removidos do público personalizado do Facebook especificado.

E você encontra essas condições de segmento em “Opções de categorias > Ações”:

Tela de configuração para integração
Tela de configuração para integração

Importante: Só aparecerão os contatos que foram adicionados ou removidos do público personalizado do Facebook através da ação de automação da ActiveCampaign.

Os contatos que foram adicionados ou removidos diretamente pelo Facebook Ads não aparecerão nesse segmento.

Espero que esse conteúdo seja proveitoso para você e que colabore significativamente na criação de públicos mais direcionados para a sua estratégia.

E, se você gostou desse material sobre a integração da ActiveCampaign com o Facebook e quer aprender mais sobre estratégias de marketing para o seu negócio, confira nosso artigo sobre Como aumentar as vendas de e-commerce com Automação de Marketing.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por