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Como acompanhar os resultados do seu site?

5 minutos de leitura

Um dos principais erros cometidos por várias empresas é não acompanhar os resultados do site com frequência. Isso impacta diretamente no sucesso da presença digital do seu negócio, afinal de contas, ter um site de qualidade é o 1º passo para se destacar na internet (clique aqui para descobrir qual é o segundo passo).

Por essa razão, monitorar o desempenho da sua página constantemente é essencial para alcançar resultados positivos. Por meio dessa avaliação, é possível modificar, a qualquer momento, os elementos necessários para atingir os objetivos do negócio.

Vamos imaginar que, ao consultar os dados de acesso você percebeu que a maior parte do tráfego do seu site chega por meio dos dispositivos móveis. Sendo assim, é preciso investir ainda mais no aprimoramento da experiência do usuário no ambiente mobile.

Portanto, medir os resultados do site periodicamente é indispensável para alcançar qualquer meta — seja aumentar o volume de visitantes qualificados, aplicar de forma mais efetiva as táticas de SEO ou aumentar o número de conversões.

Embora pareça simples, nem sempre é fácil começar efetivamente a avaliar a performance do seu site. Por isso, neste post, mostraremos como fazer a mensuração e o acompanhamento de resultados de forma eficiente. Acompanhe:

Defina os objetivos de negócio

Para avaliar qualquer resultado do seu site com excelência, é preciso antes identificar quais os seus objetivos com ele. Ou seja, fica inviável constatar se um dado é positivo ou não se a empresa não sabe o que pretende alcançar com o site.

O 1º passo é estabelecer quais são os objetivos e as metas com essa presença digital. Um exemplo disso é almejar ganhar mais autoridade no mercado de atuação como um propósito macro e aumentar o número de permanência dos visitantes dentro site em 5% nos próximos 3 meses como uma meta.

Tente imaginar o que você deseja que as pessoas façam ao entrar no seu site: baixar um e-book, assinar a newsletter, solicitar um orçamento ou comprar um produto… dessa forma, torna-se mais fácil enumerar os objetivos que a empresa possui com o site e fica mais claro quais são as estratégias que a empresa deve adotar dentro do site para alcançar essa finalidade.

Consequentemente, no momento de medir os resultados, o negócio vai ter condições de discernir se o desempenho do site tem sido satisfatório ou não.

Escolha uma periodicidade para acompanhar os resultados do site

A principal finalidade de mensurar a performance é conduzir o seu site a melhores resultados. Definir uma frequência para fazer esse monitoramento é indispensável para qualquer empresa que deseja atingir esse propósito.

O ideal é determinar uma periodicidade confortável para o negócio. De nada adianta fazer uma avaliação semanal sem a devida dedicação. Portanto, se os profissionais responsáveis pela mensuração têm condições de fazê-la de forma mais eficiente quinzenalmente, melhor assim.

Para ter sucesso nessa análise de dados, é preciso ter consistência, ou seja, é fundamental se comprometer com a periodicidade que o negócio consegue cumprir. Caso contrário, a empresa pode ficar seriamente prejudicada por uma avaliação falha.

Além disso, é importante considerar a sazonalidade de cada métrica que será analisada. Caso tenha uma landing page dentro do site, por exemplo, é preciso avaliar diariamente o tráfego a fim de aumentar o volume das conversões. Diferentemente do que acontece com a métrica referente ao número de visitantes totais do site, que pode ser avaliada em um espaço de tempo maior.

Defina as métricas certas para analisar seu site

É fato que nem tudo que pode ser medido no marketing digital deve ser mensurado. Por esse motivo, a empresa não deve perder tempo avaliando métricas irrelevantes. Identifique quais são os indicadores de resultado mais apropriados para analisar.

Outro ponto importante é saber quais são os critérios de avaliação em cada dado a ser medido. Isso inclui uma análise detalhada da situação atual do site para o estabelecimento de parâmetros futuros.

Procure fazer um cruzamento de informações entre os objetivos definidos e os indicadores mais apropriados com base em cada um deles. Se é relevante para o negócio entender de onde os visitantes estão vindo, então a fonte de aquisição de tráfego deve ser considerada, por exemplo.

Agora, se o site também tem o objetivo de gerar leads, o número de contatos gerados é um dado relevante. Ou seja, as métricas perfeitas são aquelas relacionadas aos objetivos do negócio com o site.

Escolha as melhores ferramentas de coleta e análise de dados

Google Analytics

Essa é uma das ferramentas mais eficientes para acompanhar os resultados de um site. Além de ser gratuita, oferece uma série de estatísticas relacionadas ao desempenho da sua página.

Nos relatórios, é possível acessar informações gerais sobre o número de visitantes do site, a média do tempo que as pessoas permanecem dentro da página e a taxa de rejeição, que se refere aos usuários que abandonaram o site.

Além disso, é possível visualizar dados mais avançados como de quais canais (redes sociais, busca orgânica, referência etc.) os visitantes estão chegando até a página.

Similar Web

A Similar Web também disponibiliza uma ferramenta para análise de sites. É possível testá-la gratuitamente, mas existe a opção de contratar planos. Por meio dessa ferramenta, é possível acessar dados muito completos.

Além das informações básicas sobre total de visitantes, média de páginas visitadas e taxa de rejeição, você pode acessar muito mais. Ela apresenta os sites que estão gerando links para o seu; se o Facebook ou o YouTube gera mais tráfego; os sites que a audiência do seu site tem interesse e as páginas semelhantes à sua.

Se analisadas estrategicamente, todas essas estatísticas podem ser utilizadas para conduzir o seu site a resultados extraordinários. Identificar os assuntos de interesse dos visitantes pode fornecer insights poderosos para a produção de novos conteúdos, por exemplo.

Sabemos que monitorar os resultados no ambiente on-line com frequência requer tempo e muita dedicação. Portanto, muitas vezes a melhor solução é contratar uma agência digital especializada para garantir a eficiência na mensuração.

Neste artigo, apresentamos a importância de acompanhar os resultados do site para elevar a sua performance e mostramos como fazer isso de forma eficiente.

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Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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