Blog 8D Hubify

Como criar uma Estratégia de Marketing Digital que gere resultados?

22 minutos de leitura

A internet mudou radicalmente a forma como fazemos marketing. Isso aconteceu por vários motivos, mas, principalmente, porque o uso do smartphone se popularizou e hoje temos acesso fácil ao ambiente virtual. Ao mesmo tempo, novas ferramentas foram desenvolvidas, o que incentivou a adoção de uma estratégia de marketing digital mais inteligente.

A verdade é que o consumidor está mais receptivo. Ele deseja ter uma boa experiência de compra e quer interagir com a empresa por diferentes canais. Mas como gerenciar as ações com eficiência e obter os melhores resultados?

Com este artigo, você vai saber como isso é possível e perceber que agora é o melhor momento para investir em novas maneiras de expandir e promover o seu negócio. Boa leitura!

Quais são os benefícios de uma estratégia de marketing digital estruturada?

O principal ponto está nos resultados, pois é comum que empresas apliquem em ações aleatórias. Assim, o retorno também será incerto. Já quando você direciona toda a campanha em torno de um objetivo e detalha a inteligência para alcançar a meta, o sucesso deixa de ser uma chance e passa a ser a consequência do trabalho. Veja as principais vantagens que sua empresa percebe com uma estratégia.

Otimiza a presença online

Hoje, o mundo todo está conectado em casa, no trabalho, na fila de espera do médico, em qualquer lugar. Dessa forma, ter uma presença online faz com que você seja encontrado por pessoas que têm interesse no seu produto.

Além disso, a maioria das pessoas pesquisa na internet sobre produtos, preços e até mesmo sobre a própria empresa antes de comprar. Uma estratégia garante que sua marca fique bem posicionada e seja facilmente encontrada pelo seu público-alvo.

Alimenta a autoridade da marca

Se você publica artigos com frequência em um blog e se dedica a divulgar a sua marca nas redes sociais, fica muito mais fácil conquistar autoridade. Isso acontece porque o seu público percebe que a sua empresa é expert no que faz. Apesar de o universo online ter impulsionado um novo modelo de compra, o usuário precisa sentir confiança para fechar negócio.

Melhora o relacionamento com o cliente

Uma estratégia de marketing digital permite que você registre diversas informações sobre a base de clientes. Dessa forma, é possível enviar e-mails com conteúdos de interesse deles e perpetuar o relacionamento. Além disso, é uma frente para diversificar os canais de contato com a sua audiência.

Imagine a excelência no atendimento que você pode oferecer assim? Ainda por cima, o custo-benefício desses recursos tende a ser mais perceptível que o dos tradicionais. Por exemplo, um chatbot é mais econômico se comparado a um serviço de call-center 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Aumenta o tráfego do site

Aumentar a audiência do seu site significa gerar mais oportunidades de conversões. Ou seja, as chances de transformar usuários em clientes crescem. É claro que a página precisa ficar bem posicionada no Google — para isso, existem técnicas de SEO como o uso de palavras-chave, a produção de conteúdos relevantes e os vídeos, que aumentam o tempo de retenção do visitante no seu site.

O grande diferencial da estratégia é que ela é desenhada para o seu público, ou seja, você perceberá uma melhoria não só na quantidade de visitantes, como na qualidade. Então, se, para conseguir um novo lead, você precisa de 1.000 visitantes no seu site, uma campanha direcionada talvez consiga fazer isso a cada 100 visitantes, ou seja, tem uma performance 10 vezes melhor!

Incentiva a fidelização de clientes

Quando a pessoa compra pela primeira vez, a probabilidade de ela voltar é maior se você investe em relacionamento. As ações de pós-venda são um dos motivos pelos quais isso é possível. Ou seja, lembre-se de que é muito mais fácil vender para quem já teve a experiência.

Alguns detalhes que podem passar despercebidos para quem está focado apenas nas vendas se tornam um hábito quando há um planejamento estruturado. Veja exemplos que ajudam a fidelizar e reter clientes:

  • ouvir como foi a experiência de compra e do uso do produto;
  • incentivar a produção de depoimentos;
  • entregar conteúdos relevantes e que ajudem a usar o produto ou serviço que foi oferecido;
  • mostrar que a marca continua ao lado do cliente, mesmo depois da venda.

Possibilita uma estratégia de longa duração

A internet é um banco de dados que não tem prazo para acabar. Isso quer dizer que tudo o que você publicar, desde que seja construído de forma atemporal, vai ficar disponível para outros usuários que ainda não viram o seu conteúdo. Isso faz com que o seu trabalho seja sempre reaproveitado. Esse conceito é conhecido no marketing de conteúdo como ever green.

Permite o acompanhamento do desempenho

Uma das principais vantagens do marketing digital é poder acompanhar os resultados em tempo real. É possível saber o número de acessos dos artigos, identificar o canal mais popular, conhecer a taxa de abertura dos e-mails, fazer testes para descobrir o que funciona melhor, entre outros.

Oferece excelente custo-benefício

Ao contrário do que muita gente pensa, comparando-se custo e benefício, o investimento não é caro. Como você percebeu, são muitas vantagens. Além de tudo isso, as ações como links patrocinados e anúncios pagos são totalmente personalizáveis, e dá para escolher quanto gastar.

Leia também: Retorno em marketing digital: por quanto tempo investir?

Como criar uma estratégia de marketing digital?

Primeiro, é importante definir missão, valores, metas e objetivos do seu negócio. Depois, a meta da estratégia — tente focar o que você pretende conquistar: mais clientes? Reconhecimento? Estabelecer o propósito da organização ajuda a saber que caminhos percorrer.

Em seguida, estude o perfil do cliente. Pesquise, faça entrevistas e registre todas as informações que conseguir a respeito dele, como sexo, idade, localização, renda, preferências, sonhos, expectativas.

Quanto mais você souber sobre as pessoas que se interessam pelo seu produto, melhores as chances de acertar na mensagem e atraí-las. Para aumentar a eficiência dessa comunicação, é necessário construir personas.

As personas são personagens semifictícios criados com base no perfil do seu público-alvo. Por exemplo: o seu público-alvo são empresas no estado de São Paulo com faturamento superior a R$ 250 mil, sendo que a sua persona (pessoa que toma a decisão de compra) é a “Joana, divorciada, tem um filho de 6 anos e é advogada. Não tem muito tempo livre e, por isso, adora fazer compras pela internet”.

O principal objetivo desse recurso é direcionar o seu conteúdo para as pessoas certas e, assim, aumentar as possibilidades de conversão.

Reúna a sua equipe para que, juntos, construam o planejamento estratégico. Quais canais, redes sociais e recursos você pretende utilizar para se relacionar com o cliente? Tudo isso deve estar alinhado de acordo com o público e os objetivos do seu negócio.

Entendendo os princípios do marketing de atração

Entender o funcionamento do inbound marketing (ou marketing de atração) é essencial para que sua estratégia de marketing digital tenha sucesso. Como os hábitos dos consumidores sofreram diversas modificações, você precisará sempre ter em mente o que eles desejam antes de começar a pensar em ações para divulgar sua marca, produtos ou serviços.

O marketing tradicional está conectado à interrupção das atividades cotidianas de seu público-alvo. Pode ser um comercial na televisão ou rádio quando as pessoas estão ligadas na programação ou mesmo um banner em um site ou jornal enquanto uma reportagem é lida. Dessa forma, a empresa tenta chamar atenção das pessoas.

Com o marketing de atração, entretanto, o público passa a ser o centro da estratégia. Dessa maneira, os problemas, dúvidas e desejos dele passam a ser o foco. Assim, em vez de buscar o usuário, é possível fazer com que as próprias pessoas tenham desejo em entrar em contato com a empresa.

Compreenda a jornada de compra do consumidor

Normalmente, as pessoas não têm o mesmo nível de conhecimento. Além disso, com o tempo, a curva de aprendizado delas aumenta, fazendo com que tenham necessidades diferentes das demais. Por isso, é necessário identificar em que nível cada contato está, para que suas estratégias sejam mais direcionadas a essa fase.

A jornada, normalmente, é dividida em 4 etapas:

funil jornada de compras
  • aprendizado: o interessado ainda não entende que possui um problema nem que um produto ou serviço poderia ajudá-lo a desempenhar suas funções;
  • reconhecimento: a pessoa já sabe que tem dificuldades e quer saber mais a respeito;
  • consideração: depois de estudar sobre o assunto, o consumidor deseja mais informações sobre empresas que prestam serviços ou vendem produtos que possam ajudá-lo;
  • decisão: o contato já está pronto para tomar a melhor decisão.

Quais são as boas práticas para executar a estratégia de marketing digital?

Agora que você já sabe como começar a sua estratégia, é hora de colocar a mão na massa. A seguir, você confere as melhores ações para otimizar seus resultados.

Montando o site/blog

O site é uma espécie de cartão de visitas on-line. Nele, o usuário deve encontrar, com facilidade, informações de todos os canais de comunicação da empresa, assim como produtos e serviços disponíveis.

Hoje, como o acesso à internet por meio de celulares e tablets superou o computador, é fundamental ter um design responsivo. Isso significa oferecer um conteúdo que vai se adaptar bem a qualquer tipo de tela ou dispositivo.

Não se esqueça de que é extremamente importante ter uma identidade visual atraente. Isso inclui logotipo, cores, tipografia e todos os outros elementos visuais, sonoros e de movimento que imprimem o estilo do seu negócio. Apesar de ser relativamente simples, você precisa observar muitos aspectos para montar um site.

Além do site, é recomendável que também se invista no blog. Assim, você aumenta o tempo de permanência do usuário no site. Com o blog, você publica artigos relevantes, de interesse do seu público. Além disso, os textos são ótimos para atrair audiência, porque, ao pesquisar sobre um problema no Google, sua audiência encontrará a solução no seu blog.

Sendo assim, você deve alimentar o blog com frequência e utilizar as técnicas certas para melhorar o SEO (otimização para buscadores como o Google), como a escolha das palavras-chave, que ajudam na conquista de um bom posicionamento da sua empresa nos resultados de busca.

Ter uma presença digital e ser encontrado com facilidade na internet é a peça chave de uma estratégia de marketing. Além disso, existem outras dicas importantes para observar no seu projeto.

Evite exibir posts inteiros na página inicial

Para garantir maior agilidade ao carregamento da página e, também, mensurar com precisão a quantidade de visualizações de cada artigo, apresente apenas a introdução dos textos. O usuário vai encontrar o que procura com ajuda do Google ou dentro do próprio blog, durante a navegação.

Baseie-se nas palavras-chave mais procuradas

O título do artigo é muito valorizado pelo Google. Por isso, é importante que ele contenha as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Dessa forma, é possível conquistar um bom posicionamento no buscador mais usado por todos. Entretanto, você precisa saber como encontrar a palavra-chave certa para o seu anúncio, lembrando que elas são divididas em dois tipos diferentes:

  • head tail: são mais curtas e abrangentes, por exemplo, “marketing digital”. Elas têm um maior volume de busca, entretanto, também uma maior concorrência;
  • long tail: também conhecidas como palavras-chave de cauda longa, são termos maiores, como “estratégia de marketing digital que gere resultados”. Nesse caso, o volume de busca tende a ser menor, mas com um melhor impacto, pois o recorte direciona para um público específico.

Inclua chamadas para ação no seu site/blog

As chamadas para ação, também conhecidas como CTAs (Calls To Action), servem para incentivar o usuário a fazer algo. São exemplos de CTA: “Assine a nossa newsletter”, “Curta a nossa página no Facebook”, “Compartilhe com os amigos” etc. Sugira a prática dessas ações para conseguir resultados melhores.

Use imagens atraentes em posts e materiais

Na internet, existem diversos sites com distribuição de imagens gratuitas, como é o caso do Pixabay. Procure fotos atrativas, que representem o que você quer mostrar. Isso vai dar maior visibilidade aos seus artigos e posts em redes sociais.

Gerindo as redes sociais

Sabe quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu cliente? O primeiro passo é definir esses canais. Ao criar uma página, é essencial fazer com que ela mostre a personalidade da sua marca. Por isso, crie layouts bonitos com a identidade visual da empresa em capas e imagens de perfil.

Para você gerenciar melhor as contas da sua empresa, é importante seguir alguns detalhes que melhoram sua presença nas mídias digitais.

Crie um calendário de postagens

Um calendário editorial ajuda a visualização dos assuntos que serão abordados, quem produzirá cada conteúdo e ainda quem serão os responsáveis por cada etapa desse processo.

Caso você não tenha uma ferramenta de automação das redes sociais, que possibilita a programação automática de postagens, você pode utilizar ferramentas como o Google Agenda e o Trello.

O importante é que você organize as suas publicações para não perder o foco da estratégia. Não hesite em republicar o mesmo conteúdo em dias e horários alternados, para fazer com que o máximo de pessoas com o perfil do seu cliente ideal visualize o seu trabalho.

Fale a língua do seu público

Tão importante quanto conhecer o seu público é compreender o estilo com que ele se comunica. Afinal, a sua mensagem deve ser atrativa para ele. Por isso, priorize uma linguagem adequada para ganhar mais atenção e engajamento.

Publique conteúdo realmente útil

Sempre que postar um conteúdo, se coloque no lugar de quem vai receber e reflita: isso é útil? É esclarecedor? Resolve algum problema? É uma ação simples, mas que pode fazer toda a diferença para você manter a qualidade das publicações.

Invista no relacionamento

Interaja com os seus seguidores. Responda aos comentários sem demora, faça perguntas, peça a opinião, esclareça dúvidas. Não tenha receio de receber críticas. Quando acontecer, seja gentil e tente resolver da melhor forma, sem estresse.

Produza conteúdo personalizado

Evite publicar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais. Cada uma tem um formato único. Então, crie materiais exclusivos em plataformas diferentes para transmitir um senso de exclusividade.

Por exemplo, fotos e infográficos podem ser interessantes no Facebook, Instagram e Pinterest, já textos grandes pedem um ambiente mais sério e voltado para isso, como o LinkedIn e o Medium, e chamadas curtas podem ser usadas no Twitter.

Diversifique os posts

As redes sociais são muito dinâmicas, e isso exige uma variedade maior no que diz respeito ao tipo de conteúdo. Além de imagens e textos, inclua infográficos e vídeos. O primeiro tem o poder de informar de maneira objetiva, enquanto o segundo permite um diálogo frente a frente com o seu público.

Você ainda pode fazer várias chamadas para uma mesma postagem do blog, gerando mais visibilidade e levando a audiência das suas redes sociais para seu site de forma orgânica.

Criando um e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das melhores maneiras de perpetuar o relacionamento com o cliente e, ao mesmo tempo, aumentar as vendas. Além disso, é possível segmentar sua base de dados, automatizar envios personalizados e ainda acompanhar quem recebeu, abriu e clicou nos seus e-mails. Falaremos agora de algumas dicas para melhorar seu e-mail marketing.

Tenha uma lista de contatos (não a compre)

Em primeiro lugar, o endereço de e-mail é um item que não pode faltar no cadastro do cliente. Registre o maior número de contatos que puder. Converse com o designer do seu site para que ele desenvolva landing pages para captação de mailing. É uma técnica que troca o e-mail do usuário por algo como um e-book ou outro material relevante.

Invista em automação

Com tantas informações à sua disposição, você pode implantar um sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) para melhorar o atendimento, usar a estratégia de vendarketing (integração entre marketing e vendas) e ainda coletar informações fundamentais sobre o seu público.

Ainda sobre a inteligência da automatização dos processos de marketing, você pode escolher um software para disparos de e-mails automáticos e ainda criar fluxos de nutrição, uma sequência de emails de acordo com ações que seus prospects tiverem.

Por exemplo, ao baixar um e-book sobre um determinado assunto, você apresenta outros conteúdos relevantes com a mesma temática, que ajudem o lead a caminhar por sua jornada de compra.

Assim, é possível segmentar públicos, enviando o conteúdo certo para as pessoas certas na hora certa.

fluxo de automação de e-mail

Quer saber mais sobre automação de marketing? Leia o nosso artigo Entenda o que é automação de uma vez por todas.

Escolha o nome de remetente

Os especialistas em marketing são unânimes em afirmar que a melhor prática é utilizar o próprio nome no endereço de e-mail, em vez do da empresa. Isso se explica pelo fato de que as pessoas acham o contato feito com uma empresa mais frio e preferem se relacionar com uma pessoa real.

Defina os objetivos da sua estratégia

Você deseja informar, educar, vender ou um pouco de tudo isso? Depois de definir os objetivos, estabeleça uma linguagem padrão para a sua mensagem. Evite enviar apenas conteúdo publicitário. Seja criativo e ofereça também dicas úteis para conquistar a sua audiência.

Insira a opção de cancelamento da assinatura

No rodapé do e-mail, é importante disponibilizar o link de descadastramento da sua lista. Essa prática é necessária para diminuir reclamações e evita que você seja marcado como spam. Assim, a sua entregabilidade é mais eficiente.

Usando ferramentas de marketing e SEO

A rotina de um profissional de marketing digital exige muitos processos diferentes e, consequentemente, requer ferramentas para otimizar e tornar esse processo mais enxuto. Veja do que você precisa para melhorar suas estratégias.

Palavras-chave

Conheça as tendências em termos de palavras-chave para o seu segmento. Na própria barra de pesquisas do Google, dá para saber como os usuários estão buscando determinadas palavras ou frases. Para um resultado mais profissional, confira estas ferramentas:

  • o Google Trends acompanha a evolução da quantidade de buscas por determinada palavra-chave. Com ele, você pode explorar termos de acordo com datas especiais, como dia das mães, Natal, dia da mulher etc. O resultado é representado por um gráfico: o eixo horizontal é o tempo, enquanto o vertical significa o volume de procuras;
  • o Keyword Planner permite pesquisar ideias de palavras-chave e grupos de anúncios. É um recurso do Google que também passou a ser muito utilizado por profissionais. O site mostra uma lista de desempenho de palavras e ajuda a escolher lances e orçamentos competitivos;
  • o SEMrush permite, além da pesquisa de palavras-chave, uma busca e comparação da concorrência. Na ferramenta, é possível comparar dois ou mais domínios para analisar o desempenho e tirar insights para melhorar a sua estratégia.

Automação de e-mail marketing

Como você já deve ter percebido, o e-mail é um importante aliado na comunicação com seus leads. Aproveite esse recurso com uma ferramenta que possibilita o envio automático, uso de testes A/B, segmentação das listas, inclusão de campos personalizados e a criação de fluxos de nutrição de e-mail.

Automação de blogs e redes sociais

Apesar de serem mídias em que você encontra seu público com facilidade, a rotina para acompanhar, engajar e, principalmente, encontrar sua persona demanda tempo, e muitas vezes não é possível cumprir com todas as funções manualmente. Com algumas ferramentas, você consegue agendar suas postagens e ainda descobrir quem é seu público e o que ele fala sobre você nessas plataformas.

CRM

Os softwares para a gestão do relacionamento com o cliente são essenciais num cenário em que oferecer um atendimento omnichannel (integrado nos diversos canais) não é mais um diferencial, mas uma realidade esperada pelo consumidor.

Monitoramento e análise

Para saber o desempenho das suas campanhas, como o seu público se comporta, quais ações tiveram maior engajamento, cliques, conversões etc., é preciso ter ferramentas que ajudem sua empresa a entender a performance, o público e o mercado.

Fazendo publicidade paga

A maioria das redes sociais oferece a possibilidade de criar anúncios. Essa é uma ótima alternativa para impulsionar o alcance das publicações. O preço varia de acordo com as especificidades, opções e prazos. Uma das vantagens é que você decide o valor e o tempo do investimento, de acordo com o orçamento de marketing da sua empresa.

O anúncio da coluna à direita é o modelo mais tradicional, aquele que aparece do lado direito do feed de notícias do Facebook. No feed, ele aparece como se fosse uma postagem comum. Por ser mais natural e parecer espontâneo, tem um envolvimento maior.

Leve em consideração que todo conteúdo na internet precisa ser visual, relevante, atraente. Uma simples imagem pode servir de publicidade, desde que seja uma boa escolha para a sua legenda.

Os vídeos também podem ser usados como anúncio. Esse formato está se tornando cada vez mais popular, pois as pessoas costumam prestar mais atenção a conteúdos dinâmicos. Priorize vídeos nativos no próprio Facebook e produções curtas de até 60 segundos e seja claro e objetivo na comunicação.

Se a sua empresa pretende trabalhar uma campanha regional, uma opção é fazer com que os anúncios apareçam para um público que está próximo à sua loja. No Facebook, é possível configurá-los para que sejam exibidos em datas específicas, em dispositivos móveis, no Instagram, entre outras opções.

Otimizando o tráfego orgânico

O tráfego orgânico, ou seja, as publicações que você faz de forma gratuita, pode ter um resultado muito mais eficiente com algumas práticas.

Produza conteúdo relevante

O trabalho de SEO (Search Engine Optimization) vai muito além das técnicas de otimização de palavras-chave. Hoje, o recurso do Google está muito mais inteligente e consegue identificar se o conteúdo é, de fato, relevante.

Então, se o seu objetivo é ser encontrado nos buscadores para aumentar a audiência e as vendas, trabalhe com o propósito de oferecer qualidade. Antes de escrever um artigo, faça pesquisas, consulte outras fontes.

Sempre que possível, use números, dados, estatísticas ou outras informações que comprovem os seus argumentos. Também é importante usar a palavra-chave no título e URLs (endereços) amigáveis.

Conheça o seu público

Quanto mais você souber sobre as pessoas que compram o seu produto, melhores as suas chances de acertar a mensagem. Observe, faça pesquisas, enquetes. Investigue o que o seu cliente está procurando saber e que tem tudo a ver com o seu negócio.

Acesse grupos abertos em redes sociais com temas semelhantes ao seu nicho. Muitas pessoas deixam comentários e perguntas que podem servir como inspiração para a produção de conteúdo.

Saiba o que a concorrência está fazendo

Como o seu concorrente está utilizando o marketing digital para melhorar os resultados? Em quais canais ele é atuante? Como se comunica com o cliente? Observe o comportamento da concorrência, aproveite essas informações para fazer uma autoanálise e se antecipar às ações.

Entender o seu mercado é tão importante nas estratégias de marketing, que surgiu o conceito de benchmarking, uma técnica que usa ferramentas para monitoramento da concorrência, descobrindo, assim:

  • tendências e inovações do mercado;
  • estratégias que funcionam e o que não gera resultados;
  • quais são as preferências do usuário;
  • insights para auxiliar no crescimento dos seus negócios.

Melhore a experiência do visitante no site

O ideal é trabalhar para aumentar o tempo de permanência do visitante. Se ele se demora no seu site ou blog, é sinal de que está satisfeito com o conteúdo apresentado. Isso só é possível se o layout for limpo, responsivo, bem estruturado, com um sistema simples de navegação e busca eficiente.

Interaja com a ajuda de hashtags

Faça busca por hashtags que mencionem a sua empresa e escreva comentários com sugestões de links. Muitos usuários curiosos vão ler e acessar o conteúdo. Toda forma de interação é uma boa desculpa para o post reaparecer para uma quantidade maior de pessoas e provocar novas intervenções.

Utilizando automação de marketing

A automação de marketing está muito além dos posts programados em redes sociais ou do envio de e-mails automáticos. Ter uma estratégia de automação significa agir de forma personalizada, projetando um crescimento escalável para que as pessoas interajam com sua marca, com qualidade, nos vários canais em que seu negócio estiver.

Dessa forma, a automação é responsável por entender qual é o nível de envolvimento do seu contato com a marca para saber quais mensagens devem ser exibidas, seja nos envios de e-mail, seja nas redes sociais. Assim, os usuários terão maior envolvimento com sua empresa e mais chance de chegar à conversão.

Quer encontrar uma ferramenta de automação de sucesso? Procure uma que conte com estratégias de:

  • mídias sociais;
  • e-mail marketing;
  • geração de leads;
  • gerenciamento de leads;
  • integração com o CRM;
  • análise e acompanhamento de métricas.

Criando um funil de vendas

O funil de vendas é um recurso eficaz, que funciona como a peça do quebra-cabeça que se encaixa na jornada do cliente. Assim, você cria mecanismos para atrair seu cliente ideal, que ainda nem sabe que tem um problema, e o conduz até o fechamento da venda. Lembre-se de alguns conceitos que podem melhorar a conversão do seu funil.

Entenda como seu cliente se comporta

Isso significa que, antes de montar um funil, você precisa entender o caminho da jornada do seu cliente. Assim, você poderá entregar aquilo de que o lead precisa no momento mais adequado.

Saiba o que sinaliza as mudanças de etapa

Também conhecidos como milestones, são os marcos de referência que indicam um ponto de atenção ao seu cliente ou sinalizam que ele mudou de estágio no funil. Essa etapa é fundamental para que você tenha dinamismo para lidar com a sua persona.

Monte seu funil

Inicialmente dividido em 3 estágios (topo, meio e fundo de funil), define quais conteúdos, estratégias e abordagens servem para cada etapa — lembrando que o nome “funil” é adotado justamente porque, no topo, você impactará muito mais pessoas do que no fundo.

Por isso, é preciso criar mais oportunidades para atrair novos leads e se lembrar de que é importante envolver a equipe de vendas no último estágio.

Faça otimizações constantes

Veja o que está convertendo, como você poderia melhorar a experiência de compra dos seus consumidores e implemente recursos para escalar o atendimento. Dessa forma, você garante o crescimento do seu negócio.

Escolhendo uma agência especializada

Uma estratégia de marketing digital é muito ampla, exigindo estrutura, diversos especialistas, ferramentas e uma atualização constante para se destacar e conseguir bons resultados com o melhor investimento possível. Mesmo que a sua empresa conte com uma equipe interna, a agência digital ainda será uma forte aliada para apresentar resultados expressivos e garantir uma vantagem competitiva.

Como mensurar os resultados alcançados?

Meça absolutamente tudo: estatísticas do site, interações nas redes sociais, visualizações dos anúncios, vídeos, artigos. Analise detalhadamente o resultado das suas campanhas para saber o que funcionou e melhorar o que não deu muito certo.

Uma das melhores ferramentas para gerenciar dados é o Analytics. É disponibilizado gratuitamente pelo Google e fornece informações valiosas sobre um site. O processo de instalação é bem simples e a própria empresa ensina como fazer.

Depois de colocar alguns códigos nas páginas do seu site, o navegador reconhece o número e registra as informações toda vez que alguém visita. É possível saber quantos usuários estão lendo o seu conteúdo em tempo real, quantos acessos aconteceram por meio de smartphones e outras opções.

São mais de 500 métricas diferentes para você escolher quais monitorar. Além disso, os relatórios com cruzamentos personalizados são decisivos no processo de tomada de decisão das campanhas atuais e futuras. Por isso, é extremamente relevante definir os KPIs (indicadores-chave de performance) da campanha.

Assim, você delimita as métricas essenciais para acompanhar os resultados da sua estratégia de marketing. Afinal, além de comprovar o ROI (retorno sobre investimento), você poderá otimizar suas campanhas, corrigindo possíveis falhas e aproveitando as oportunidades que surgirem.

Conclusão

Como você viu, o marketing digital é dinâmico e exige muita dedicação. Os benefícios são diversos, entre autoridade da marca, fidelização de clientes, tráfego no site e outros. Por isso, priorize um design responsivo, bem estruturado, com conteúdos úteis para o seu público.

A qualidade do que é publicado, além da frequência e uso de técnicas de SEO, pode garantir um bom posicionamento nos resultados de busca. Ser encontrado facilmente no Google é fundamental para fortalecer a sua marca. Afinal, “quem não é visto não é lembrado”, como diz o ditado.

Lembre-se de que Facebook, Instagram e Twitter são usados para informação e entretenimento. Ofereça dicas, conte histórias, use imagens chamativas, seja criativo. Cada canal deve ter a sua própria personalidade, por isso, diversifique o material.

Muitas empresas bem-sucedidas estão aumentando o faturamento com técnicas simples de e-mail marketing. É um recurso relativamente barato, mas que requer gerenciamento.

Construa uma lista de contatos e trabalhe para que ela cresça a cada dia. Tenha objetivos definidos antes de disparar mensagens automáticas. Leve em consideração que as pessoas têm a opção de abrir ou não a mensagem. Então, capriche na qualidade.

Além da publicidade orgânica, uma alternativa é o tráfego pago. A primeira você pode impulsionar sem muitos sacrifícios, mas é importante ter frequência e eficiência. Quanto ao modelo pago, as alternativas são muitas, mas todas têm uma coisa em comum: você é quem decide o quanto quer investir e tem total autonomia para escolher.

Tão importante quanto ter uma estratégia de marketing digital é trabalhar para que ela gere os resultados esperados. Sendo assim, aproveite os recursos disponíveis para mensurar os efeitos das ações.

Você gostou dessa ideia, mas ainda ficou com dúvidas sobre como implementar o marketing digital na sua empresa? Então, entre em contato com a gente!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por