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Tudo o que você precisa saber para criar um site para o seu negócio

14 minutos de leitura

Cada vez mais as pessoas estão conectadas à internet, buscando conteúdos que possam informar e que tenham poder de influência nas suas decisões no dia a dia. Por isso, assim como uma vitrine de loja, criar um site tornou-se uma ferramenta indispensável para uma empresa, permitindo que os usuários e potenciais clientes conheçam seus produtos e serviços por meio de uma tela de computador ou de outro dispositivo conectado à internet.

No entanto, somente desenvolver um site não é o suficiente para alcançar os resultados desejados e atrair o público. Isso mostra que ter um endereço eletrônico é muito fácil, o grande desafio está em criar uma página web que seja relevante e atrativa, além de considerar outras estratégias importantes no universo on-line.

Como você pode perceber, existem vários cuidados que precisam ser tomados na criação de um site. Para ajudá-lo a desenvolver a sua página de maneira eficiente e profissional, criamos este artigo, que vai esclarecer as suas principais dúvidas com relação ao assunto.

Aqui você encontrará todas as respostas que precisa para criar um site. Além disso, aprenderá por que ter uma página na internet é importante para os negócios, dicas de como começar o seu site e gerar resultados, os cuidados necessários e as vantagens de investir em um site responsivo, estratégias de SEO e muito mais!

Ficou curioso? Então continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A importância de ter um site para o negócio

Marcar presença na internet deixou de ser uma mera formalidade para transformar-se em necessidade. Para as empresas, ter um site é como um cartão de visitas: ele mostrará todas as informações necessárias sobre a empresa, além de identificar quais são os serviços e produtos disponíveis para atender às necessidades de cada cliente.

Considerado um investimento, um site é importante para repassar credibilidade ao próprio usuário, levando em consideração que diversas pessoas realizam pesquisas na internet a fim de garantir que tal empresa é realmente idônea. Em outras palavras, a presença na internet retira toda a invisibilidade do negócio, deixando-o mais atrativo e confiável aos olhos do público.

Mas para você ter certeza que criar um site é um bom negócio, confira as principais vantagens para a sua empresa!

Um passo à frente dos concorrentes

Além de transmitir confiança, um site é visto como uma estratégia de mercado, por isso as empresas que ainda não aderiram à ferramenta estão vulneráveis e podem ser consideradas ultrapassadas aos olhos do próprio consumidor. Assim, a presença digital garante superar a concorrência, já que ela oferece maior acessibilidade e, dessa forma, torna-se preferencial.

Mais visibilidade

Quem não é visto não é lembrado! Ser percebido em meio a inúmeras empresas no mercado já foi considerado um grande desafio, mas atualmente já podemos contar com os benefícios que a internet oferece em termos de visibilidade.

Contudo, essa não é a única vantagem! Devido à sua existência no meio on-line, um site pode romper barreiras geográficas e permitir que clientes do mundo todo conheçam sua empresa e os produtos e serviços que existem nela, sendo essa uma excelente oportunidade para otimizar os lucros e evidenciar sua marca no mercado.

Integração com mídias sociais

As redes sociais são ferramentas incríveis de interação, mas elas não precisam agir sozinhas. Quando aliadas a um site, as chances de conversão são maiores, já que quando bem direcionadas por meio de links, as mídias podem aumentar o tráfego do site com mais eficiência e rapidez.

Ser encontrado pelo Google

Atualmente, basta digitar algumas palavras no Google que qualquer produto ou serviço é encontrado em questão de segundos. E com a sua empresa não é diferente! Para que ela se destaque no ranking do Google é necessário investir em técnicas de SEO (vamos detalhar nos próximos tópicos) ou em anúncios pagos. De qualquer forma, conquistar um bom posicionamento garante mais credibilidade à empresa.

Baixo investimento

Ao contrário das publicidades tradicionais, como anúncios em TV, rádio e em outros veículos, um site possui baixo investimento considerando os benefícios que ele pode trazer ao negócio.

Por onde começar a criação do site

Para abrir uma empresa ou qualquer loja física é necessário ter um endereço fixo, não é mesmo? Com o site é a mesma coisa. Apesar dele fazer parte do meio digital, ter um endereço eletrônico é importante para gerar identificação da própria marca.

No geral, ele precisa ter um nome objetivo, que represente seu negócio e seja encontrado com facilidade na internet. Para dar vida ao seu site será necessário seguir algumas instruções. Confira cada uma delas!

Registre o domínio

Qual será o nome? Essa é a primeira pergunta que precisa ser feita antes de criar um site. Normalmente os domínios são registrados como nomes da empresa ou do projeto — ou ainda outras representações do negócio —, mas eles precisam ser bem claros e objetivos para não confundir o usuário.

Visto como uma autoridade, os domínios precisam ser registrados a fim de verificar que não existem nenhum outro site igual, por isso a própria ferramenta pode confirmar se o nome escolhido está disponível ou não para uso.

Entretanto, o nome não é a única escolha a ser feita. Além dele, será necessário decidir qual extensão o acompanhará. No Brasil as mais comuns são: .com, .com.br, .net e .info, mas as terminações .com ou .com.br ainda são as mais utilizadas e geram mais confiança para o usuário.

Ainda vale lembrar que, como o nome do site é uma autoridade, não vale a pena criá-lo em plataformas com versões gratuitas porque, dessa forma, o nome do seu site estará atrelado a outro veículo e perderá a credibilidade.

Faça a hospedagem

Ter um nome é só o primeiro passo. O segundo é encontrar um local na web que possa acolhê-lo, e a única maneira de fazer isso é por meio de um provedor, ou seja, uma hospedagem. Atualmente, hospedar um site tornou-se mais simples do que podemos imaginar, e alguns provadores até dispensam conhecimentos técnicos em programação, por exemplo.

É bom saber que cada provedor de hospedagem pode oferecer diferentes planos e preços que variam de acordo com sua contratação, ou seja, a capacidade de armazenamento, o número de pessoas acessando o site e tráfego em geral. Por isso, é interessante pesquisar a melhor hospedagem, de acordo com as suas necessidades.

Para que você contrate o melhor provedor, acompanhe algumas dicas sobre os tipos de hospedagens mais comuns:

Compartilhada

Um mesmo servidor é capaz de hospedar vários sites, mas o espaço em disco e cota de memória são limitados, permitindo que o site tenha um desempenho menos funcional, mas com custos menores.

Dedicada

Um servidor será disponibilizado apenas para a sua página web, estando disponível a qualquer momento. Possui um custo mais elevado mas também oferece mais segurança, sendo útil para sites que terão muitos acessos simultâneos.

Servidor virtual privado

Conhecido pela sigla VPS, essa hospedagem possibilita que um servidor seja compartilhado, mas de forma isolada. Assim, o desempenho de outros sites não ficarão comprometidos.

Escolha um construtor de sites

O nome já foi registrado e hospedagem realizada? Então chegou a hora de dar “forma e vida” para o seu site. Essa construção pode ser realizada de várias maneiras que também não exigem conhecimentos técnicos de HTML, basta contratar uma empresa com expertise comprovada.

Como criar um site profissional que gere resultados

Digamos que você seja um fisioterapeuta e, ao construir um site, a sua intenção é gerar resultados que possam otimizar os seus negócios. Por um lado, qualquer profissional deverá seguir os primeiros passos igualmente, indo desde o registro do domínio e da hospedagem até a escolha de um construtor de site.

No entanto, quando essas etapas são finalizadas, é a hora tornar o seu website mais profissional para que ele alcance os resultados que você deseja. Mas como fazer isso?

Escolha um template

Primeiramente, escolha um template (um tema) que tenha características compatíveis às da sua empresa. Para um fisioterapeuta, os melhores templates devem conter imagens de massagens, equipamentos e outros tratamentos voltados à área da fisioterapia no geral.

Não se esqueça que o tema fará parte da identificação da sua empresa, então escolher o mais adequado é uma estratégia de marketing digital e impactará diretamente no tráfego e nos resultados.

Use o Google Analytics

Como descobrir se o seu website está recebendo tráfego, quantos usuários estão acessando, quais são as páginas mais visitadas e o tempo gasto em cada uma delas? Todas essas respostas podem ser obtidas com a ajuda do Google Analytics, uma ferramenta de mensuração que auxilia na geração de leads e KPIS (indicadores-chave de desempenho).

Analisar essas informações pode parecer complicado, mas na verdade não é! O Google Analytics oferece um painel de controle simples e objetivo, e você pode avaliar com mais precisão cada métrica e mudar as estratégias estruturais do site caso seja necessário.

Invista no marketing de conteúdo

Você quer que o seu site seja profissional? Então use as estratégias certas para isso! E sem o marketing de conteúdo o seu site pode não apresentar o desempenho esperado, tornando o investimento uma verdadeira perda de tempo — e de dinheiro! Tendo em vista esse cenário, é importante saber que ter um conteúdo relevante é o segredo para engajar o público.

Porém, ao aplicar o marketing de conteúdo, diversos sites estão descobrindo uma forma de gerar mais valor aos usuários com informações atrativas e interessantes. Assim, construir uma página web não é apenas uma questão de organizar as ideias, mas também planejar cada ação a fim de elaborar uma estratégia de sucesso.

Para isso, leve em consideração alguns passos importantes que envolvem criar uma persona (público-alvo), desenvolver um calendário editorial, levar em conta o funil de vendas, criar pautas bem-estruturas e produzir conteúdo relevante.

Cuidados necessários ao criar um site

Até este ponto você deve ter percebido que qualquer ação dentro de um site exige uma estratégia bem-definida. Até mesmo o posicionamento de um logotipo pode interferir na aceitação do público — então usar alguns padrões e diretrizes para organizar as informações do seu website é importante para torná-lo acessível e atrativo.

Para que seu site também tenha boas estratégias de design, reunimos algumas técnicas que podem ser aplicadas!

Logotipo

Assim como em outros sites padronizados, o logotipo precisa ser posicionado no canto superior esquerdo de cada página. E isso não é apenas uma exigência comum, já que 99% dos sites seguem esse padrão.

Contato

Para melhor visualização, o botão de contato pode ser posicionado no canto superior direito. Lembre-se que essa prática é considerada uma das melhores, mas não é obrigatória.

Barra de pesquisa

A maioria dos sites coloca a barra de pesquisa no topo da página, de modo que ela fique horizontal e facilite a navegação para o usuário.

Apresentação da página

Você quer tornar o seu site atrativo? O carrossel ou o slideshow home page são técnicas bastante utilizadas. Com essa estratégia, as imagens do seu negócio de fisioterapia, por exemplo, poderão ser rotativas, intercalando fotos e mensagens.

Chamada para ação

A forma como as mensagens são transmitidas pode influenciar decisões. Por isso, colocar um botão de CTA (Call To Action) no alto da página é uma estratégia bem-vinda no marketing digital.

Caixa de inscrição

Seja para receber newsletter ou outros tipos de atualizações, a maioria dos sites precisa ter uma caixa de inscrição no rodapé da página. Além disso, você aproveitar a parte inferior do seu site para colocar informações sobre copyright, privacidade, links de contato, entre outros.

Ícones de mídias sociais

Lembra que falamos que o seu site pode ser integrado às mídias sociais? O melhor lugar para deixá-las visíveis é também no rodapé, mas existem outros veículos que preferem posicionar os links no cabeçalho.

As vantagens de um site responsivo

Com o advento dos smartphones e tablets, grande parte dos sites são acessados por celulares ou outros dispositivos móveis. Nos últimos tempos, a palavra “responsivo” ganhou mais destaque no cenário digital, mas você sabe o que realmente significa essa palavra?

Ter um design responsivo é o mesmo que permitir que o site responda a tamanhos diferentes de tela. Em outras palavras, um site pode ser acessado por um computador, um smartphone, um tablet ou qualquer outro dispositivo que sua interface não será alterada — pelo contrário, todas as informações serão adaptadas de acordo com o acesso.

Contudo, ter um site responsivo é essencial não apenas para atender uma necessidade visual, mas porque também consegue melhorar a experiência do usuário, que não precisará mais aumentar as letras ou imagens para visualizar o conteúdo com qualidade.

E, falando nisso, para tornar o site mobile é indispensável seguir algumas orientações:

Media Queries

A programação é o segredo para criar um site responsivo. Por meio de códigos é possível desenvolver resoluções que tornam o site adaptável a qualquer dispositivo.

Layout fluido

Sim, os Media Queries são apenas uma parte do pacote. Escolher um layout adequado também é importante para que os pixels sejam trabalhados de forma correta. A melhor maneira de garantir isso é testando para saber como será sua navegação.

Imagens flexíveis

Escolha sempre imagens que tenham uma grande quantidade de pixels, assim elas podem se adaptar a qualquer tipo de tela.

Conteúdo

Não é preciso diminuir o conteúdo do seu site. Nesse caso, coloque todas as informações necessárias, sem restringir nada.

Gostou dessas sugestões? Então confira as vantagens de criar um site responsivo para sua empresa!

  • melhora a experiência dos usuários;
  • aumenta a velocidade da página;
  • reduz as taxas de rejeição;
  • aumenta as vendas;
  • aumenta as conversões de leads;
  • gera mais compartilhamentos nas redes sociais;
  • é mais valorizado pelos usuários modernos.

Como fazer SEO

O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca, em português), é uma das siglas mais faladas no marketing digital. Essas três letras possuem um grande poder e, quando bem administradas, podem aumentar o tráfego de um site, assim como alcançar os resultados desejados em pouco tempo.

Mas o que é SEO? SEO são estratégias que visam melhorar o ranking nos resultados de motores de busca do Google. Em outras palavras, se o seu site não conquistar uma boa posição no Google, Bing ou Yahoo, é possível que os clientes não encontrem os seus serviços de imediato.

O Google usa algoritmos para medir a relevância de um site, considerando pontos como número de visitantes, permanência na página, taxas de rejeição, quantidades de links externos e internos etc. Sendo assim, o SEO é usado para melhorar essas diretrizes e conquistar um bom posicionamento no ranking.

Então, antes de organizar o site de qualquer maneira e contar apenas com a sorte, veja algumas técnicas de como aplicar o SEO:

URLs amigáveis

Tudo começa pelo nome do seu site. Como falamos no início, o nome precisa ser objetivo, mas é necessário pensar em uma palavra-chave, que pode ser até o próprio nome da sua empresa. Outra prática recomendado é criar URLs curtas e de fácil assimilação.

Palavras-chave

As palavras-chave precisam estar presentes também na introdução do seu site. Essa técnica serve para prender a atenção do leitor durante todo o acesso. Inserir essas palavras nas chamadas de ação e nos intertítulos também é uma boa estratégia.

Escaneabilidade

Qualquer conteúdo precisa ser fácil de ler, ou seja, o usuário precisa acessar o site e ter uma visão completa de todas as informações. Para isso, insira frases curtas, tópicos, intertítulos e imagens otimizadas.

Links building

Para expandir o conteúdo sobre sua empresa, você pode anexar links externos que direcionam a outras páginas que fazem parte do seu negócio. Considere mídias sociais, landing pages etc.

Atenção ao Black Hat

Não pense que o Google é uma ferramenta fácil de ser enganada. O SEO é uma estratégia que precisa ser bem planejada por meio de um conteúdo relevante, então evite colocar palavras-chave sem necessidade apenas para alcançar um bom posicionamento. Lembre-se que essa prática — chamada Black Hat — tem punição e pode retirar toda a credibilidade da sua empresa.

Por que contratar uma empresa especializada para criar um site

Para criar um site não basta apenas hospedá-lo em uma plataforma, como Hubspot. Como mostramos, a criação de uma página requer cuidados específicos que vão desde a estruturação até a mensuração e a aplicação de estratégias para torná-lo mais visível no meio digital.

São muitos processos que envolvem um site, então contratar uma empresa especializada é uma alternativa viável para quem deseja alcançar os objetivos desejados. Com a correria do dia a dia, nem sempre temos tempo e disposição para analisar nosso site e deixá-lo cada vez melhor.

Assim, entregar essa tarefa a quem realmente entende do assunto pode fazer toda a diferença e ainda fazer com que seu investimento seja mais vantajoso. Não se esqueça que existem empresas que englobam criatividade, conhecimento técnico em HTML e especialistas em SEO, sendo essas habilidades importantes para deixar seu site mais acessível e disponível.

Gostou de conhecer todas essas dicas sobre como criar um site para a sua empresa? Como mostramos durante todo o conteúdo, desenvolver uma página web é uma responsabilidade grande, por isso existem vários fatores e elementos que precisam ser integrados a ela.

De qualquer forma, empresas que não possuem um site ou dependem apenas das redes sociais para relacionarem-se com os clientes são negócios incompletos, que dificilmente vão desfrutar das vantagens que um site oferece.

No entanto, para que seu negócio seja representado no meio digital por um site qualificado, é necessário contratar uma empresa que possa oferecer o suporte adequado para atender às necessidades de todos os clientes — sendo esse não apenas um conselho amigável, mas uma dica para quem deseja alcançar bons resultados para a empresa.

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Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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