Blog 8D Hubify

Site estático ou dinâmico, você sabe a diferença?

3 minutos de leitura

Preparar uma página na web para o negócio começa com a escolha entre um site estático ou dinâmico. O primeiro é “fixo” e mais simples, com pouca customização e alterações feitas diretamente no código. Já o dinâmico tem vários “módulos” e é construído com a ajuda de ferramentas distintas. Por isso, permite um nível profundo de personalização.

Como são opções muito diferentes, é indispensável conhecer cada uma para entender o que se aplica ao trabalho customizado para sua empresa. Como consequência, há a obtenção dos melhores resultados com as mídias digitais.

Na sequência, veja tudo sobre site estático ou dinâmico e entenda o que cada um oferece.

Quais são as funcionalidades de cada tipo?

Em um site estático, você cria uma espécie de cartão de visitas no ambiente virtual. Ou seja, trata-se de uma página específica que apresenta dados básicos, como outros meios de contato ou uma descrição simples de serviços. Suas funcionalidades são limitadas e mais voltadas para a informação direta.

Como não usa um gerenciador de conteúdo (CMS), todas as alterações são feitas diretamente no código do site. Por outro lado, é uma alternativa de carregamento rápido e que tem custos menores no desenvolvimento.

Já as funcionalidades do site dinâmico são mais variadas. ele funciona por meio de scripts, plugins e linguagens variadas, o que facilita a customização. Embora a criação seja mais complexa, a manutenção não exige conhecimentos específicos em programação.

Em quais situações cada um deve ser usado?

A verdade é que, entre site estático ou dinâmico, cada alternativa é mais indicada para um caso. A versão estática é recomendada para empresas que buscam algo simples, econômico e que vá direto ao ponto. A ideia é apresentar informações “duradouras” e que não exijam grandes atualizações ao longo do tempo.

Já o dinâmico é essencial para criar uma página mais interativa e que permita o relacionamento com o público. Graças às diferentes páginas ou seções, aos botões e outros elementos, as pessoas poderão explorar diversos recursos. Se quiser uma alternativa completa, essa é a opção.

Qual é a distinção de desempenho entre eles?

Embora cada possibilidade tenha um uso, não há como negar que o desempenho é muito diferente entre site estático ou dinâmico. A versão “congelada” não tem boa performance de SEO, justamente por causa da sua simplicidade. Não há indexação pelos mecanismos de busca e, como não há tantas atualizações, o endereço é considerado menos relevante.

Já um site dinâmico consegue apresentar conteúdos, palavras-chave e novidades ao longo do tempo. Isso costuma criar uma experiência melhor de navegação, o que é percebido e avaliado pelos algoritmos dos buscadores. Como consequência, um site dinâmico alcança posições melhores que um dinâmico do mesmo setor.

Por que a escolha certa é tão importante?

Ao desenvolver uma estratégia de marketing digital de performance, o site é um dos elementos mais importantes. Essa página posiciona a empresa no mercado e na internet e pode servir para gerar novas oportunidades — mesmo um estático consegue isso, acredite.

Por isso, a escolha entre site estático ou dinâmico deve ser feita segundo alguns critérios. Não adianta ter uma versão completa se não vai ser usada, pois apenas compromete o retorno sobre investimento. Por outro lado, se a intenção for ter um recurso completo e altamente customizável, é essencial recorrer à versão dinâmica.

Entre site estático ou dinâmico, há muitas diferenças na construção, no uso e nas aplicações. Ao considerar as necessidades da sua marca e os objetivos em longo prazo, é possível escolher a alternativa ideal para cada caso.

Para acompanhar todas as novidades para colocar em prática no seu negócio, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
Buscar por