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Site mais rápido? Confira 7 dicas de ouro!

6 minutos de leitura

Muitas empresas pensam que, em tempos de redes sociais, não precisam mais criar um site. Estão enganadas: as páginas na internet são ótimas formas de prestar serviços exclusivos aos clientes e se comunicar com eles, fazendo a marca alcançar ainda mais pessoas. E mais, além de necessários, os usuários precisam de um site mais rápido.

No post de hoje, você verá qual a importância da velocidade para proporcionar uma boa experiência ao cliente e, depois, sete dicas fundamentais para tornar suas páginas mais rápidas.

Boa leitura!

A importância da velocidade para o consumidor

Com o avanço tecnológico, como o 4G, mais internautas estão experimentando velocidades altas de internet. Por isso, o consumidor está mais exigente, querendo acessar as informações desejadas de forma rápida e eficiente.

Segundo o Google, o público espera que as páginas que visita carreguem em até 2 segundos. Se a espera passar de 3 segundos, 53% dos usuários tendem a sair da página.

De acordo com um estudo da Forbes, cada segundo de atraso para carregar as páginas pode causar um impacto de até 5% no volume de vendas, além de perder cerca de 11% de visualizações.

O carregamento demorado das páginas é responsável por diminuir a qualidade da experiência do consumidor, fazendo que a visita ao endereço seja mais difícil e desagradável para ele.

Além disso, esse aspecto é um quesito importante analisado pelo Google para classificar um site. Assim, quanto mais lento ele for, mais longe estará do topo das buscas.

Boas dicas para deixar seu site mais rápido

Apontamos, a seguir, sete dicas de ouro para fazer que um site tenha melhor usabilidade e alcance os resultados desejados pela empresa. Confira!

1. Diminua o número de requisições

Requisições nada mais são do que os pedidos que uma página faz ao servidor, para buscar informações no banco de dados, ou procurar por scripts ou outros arquivos.

Cada pedido demora um tempo para ser respondido — em geral, coisa de milésimos de segundos. Dessa forma, quanto menos requisições forem feitas, maior é a chance de que o carregamento das páginas seja mais rápido.

2. Otimize as imagens

As imagens estão cada vez mais com qualidade e resolução melhores. Se, por um lado, elas ficam mais atraentes para os consumidores, por outro, deixá-las em seu tamanho original faz que demorem mais para ser carregadas no servidor.

Por isso, é importante utilizar as imagens no tamanho que serão visualizadas pelos usuários. Dessa maneira, o site não precisa carregar aquilo que não é necessário para os visitantes.

Ocorre que, frequentemente, os administradores do site carregam as imagens em seu tamanho original e as redimensionam diretamente na plataforma de conteúdo. Com isso, o problema continua: as imagens são carregadas completamente pelo servidor (e demoram da mesma forma) e, depois, se adaptam ao tamanho desejado pelo administrador.

3. Habilite o cache

Outra estratégia interessante para que o site seja veloz é habilitar o cache do servidor. Pode-se dizer que o cache é uma memória que mantém seus arquivos à disposição do sistema. Assim, quando o visitante acessa sua página, a maioria das informações é carregada de uma única vez, evitando acessar diversos arquivos que não apresentam modificações constantes.

É necessário, porém, que o cache seja habilitado apenas para as seções fixas do site, como páginas iniciais, que são áreas que não sofrem muitas modificações com o tempo. Caso algo seja mudado, é preciso limpar o cache para que as alterações sejam refletidas para os internautas.

4. Evite o uso de tabelas

As tabelas são muito úteis em livros, revistas e também em sites. Elas auxiliam na hora de produzir conteúdos interessantes, pois fazem classificações e ajudam os usuários a ver relações entre serviços e produtos.

Infelizmente, ainda há pessoas que utilizam as tabelas para criar o design de todo o site. Como elas não foram criadas para esse fim, os sites programados dessa forma têm uma série de prejuízos.

Em primeiro lugar, isso dificulta o entendimento adequado dos motores de busca, que ficam confusos sobre como funciona o site. Afinal, se tudo é tabela, é mais difícil saber o que é um menu e o que faz parte do seu conteúdo. Ou seja, as páginas terão dificuldade para receber boas classificações.

Além disso, quem utiliza recursos de acessibilidade também encontrará problemas. O motivo é o mesmo: os softwares não conseguirão entender, com exatidão, quais são as informações que deveriam ser passadas às pessoas com algum tipo de deficiência.

E mais: a velocidade também é afetada com isso. Como as tabelas, nativamente, não foram criadas para servir de suporte para a criação de páginas, é necessário contar com maior utilização de códigos para obter os efeitos desejados. Assim, o carregamento do endereço pode demorar mais do que o necessário.

5. Minifique o CSS e o JS

Um recurso muito útil é a minificação. Com ela, é possível retirar todos os espaços, quebras de linha e comentários dos arquivos de estilo (.CSS) e de interação (.JS). Embora isso possa parecer pouco, ao computar todos os arquivos, a diferença pode ser significativa.

Além disso, você também pode comprimir os arquivos. Em vez de transferir vários deles do servidor para o dispositivo do visitante, se comprimi-los, pode juntar todos em um só. Dessa forma, o tráfego de dados será menor e o carregamento da página, mais rápido.

6. Use image sprites

Já ficou claro que juntar todos os arquivos de código em um único é uma possibilidade interessante. E dá para fazer o mesmo com imagens. Assim, evita-se que mais requisições sejam feitas e, consequentemente, o desempenho do site melhora.

Essa estratégia é muito utilizada, por exemplo, em páginas de esporte. Em vez de carregar os estudos das equipes de forma individual, muitos portais colocam todos em uma única imagem. No futebol brasileiro, as principais divisões têm 20 clubes e, com essa estratégia, evita-se que 19 requisições desnecessárias sejam feitas.

7. Escolha um bom servidor

A escolha do servidor para hospedar os arquivos é importante para que o site tenha um bom desempenho. Inicialmente, preocupe-se em contratar serviços de qualidade com boas configurações. Dessa maneira, seu site não sofrerá atrasos por falta de memória ou processamento.

Outro ponto a ser considerado é a distância entre o servidor e o computador do usuário. Caso seu site seja utilizado por usuários de determinada região geográfica (país, estado ou cidade), procure por serviços que estejam mais próximos deles.

A transmissão dos arquivos funciona de forma parecida com uma viagem comum: ou seja, quanto maior a distância, mais tempo demora-se para chegar ao destino. Embora, no caso dos arquivos, o percurso dure apenas alguns milissegundos, isso faz diferença no cômputo geral da velocidade da página.

Deixar o site mais rápido é uma demanda dos usuários. Por isso, caso você não invista nesse aspecto, é natural que os visitantes passem a acessar as páginas dos concorrentes. Faça, então, uma análise completa dos principais erros que seu site apresenta e contrate uma equipe competente para resolvê-los e acompanhar os novos resultados da organização.

Na sua estratégia, por vezes, é importante usar tanto os sites convencionais quanto as landing pages e os hotsites. Não sabe quais são as diferenças? Entenda agora como diferenciá-los e planejar corretamente suas ações na internet. Esperamos por você!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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