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Dicas Para um Site dar Resultado

6 minutos de leitura

Muitas pessoas decidem montar um site para suas empresas porque reconhecem a importância da internet para divulgar seu negócio, com ajuda do SEO. Afinal de contas, que tipo de empresa não tem um site hoje em dia? Por isso trouxemos algumas dicas para ter um site com resultados.

Mas depois do site pronto, muitas vezes vem o sentimento de que ele não está gerando muito resultado... Por que será que isso acontece com tanta frequência? Que tipo de resultado o site deveria gerar?

Opa, eu estava tão empolgado em escrever este novo artigo que acabei de esquecendo de me apresentar! Olá Leitores da Hubify! Como vocês estão? Quem vos escreve hoje sou eu, o Marcio! Para os mais íntimos (que leram meu outro artigo), o louco corinthiano! rsrsrsrs

Brincadeiras à parte e introdução feita, hoje eu vou mostrar para vocês algumas dicas para um site gerar resultado, ou seja, converter. Curtiu? Compartilha com seus amigos e boa leitura!

O que significa um site converter e por que isso é importante?

Antes de qualquer coisa eu preciso te explicar o que significa converter em um site e por que isso é importante para que o seu gere conversão.

Uma das principais métricas que devem ser observadas em um site é a taxa de conversão, ou seja, se os visitantes estão agindo ao visitar o seu site. Uma conversão pode ser um clique no número de telefone, um envio de mensagem pelo próprio site ou um clique em algum link da página.

Ou seja, a conversão é qualquer atividade que demonstre que o visitante engajou e/ou se envolveu com o seu site, principalmente clicar em algum lugar que signifique que ele entrou em contato com você, por isso que a “taxa de conversão” é tão importante quando falamos em gerar resultado com um site.

Por isso que além da sigla SEO (otimização do site para motores de buscas como o Google), e a sigla CRO (otimização de taxa de conversão) é bastante importante quando falamos em ter um site que gera resultado.

Pré dicas para um site converter: ajuda especializada é sempre bom!

Recentemente, aqui no trabalho, eu recebi o link de um site externo de um cliente. Fiz minhas considerações como analista de marketing, contudo, não era a pessoa mais aconselhada em relação a programação, usabilidade e design avançado. Logo, pedi ajuda especializada de pessoas capacitadas. Por quê? Simples, assim eu teria a garantia de passar para o cliente um feedback com base e propriedade.

Com seu site é a mesma coisa! Para que mudanças positivas aconteçam nele é sempre bom contar com a opinião de profissionais especializados. Sejam eles designers, programadores, engenheiros de informação, publicitários, etc. Ficou claro?

Trabalhe SEO - Search Engine Optimization

Você já sabe o que é SEO? Então pode pular esse parágrafo e ir para o próximo! Para quem ainda não sabe, SEO é um conjunto de técnicas focadas na otimização do seu site em relação aos motores de busca, como: Google, Bing, Yahoo… E dentro dessa otimização podemos citar o uso de palavras-chave relevantes no site, descrição de produtos, URL (link) amigáveis, dentre muitas outras coisas.

Mas qual a importância do SEO? Imagine que seu site é uma sementinha que compete com outras sementes, plantinhas, arbustos, árvores e SEQUOIAS GIGANTES. Para sua semente ser uma plantinha saudável e se destacar nessa “floresta” é preciso regar, adubar, evitar pragas, sol, entre outras coisas. Ou seja, o SEO é todo o cuidado com seu site para ele crescer firme e forte na internet.

Sessão jabá: nossos sites são entregues aos clientes já otimizados em SEO, clique aqui e saiba mais. Incrível, não é? Mas caso seu site ainda não tenha esse tratamento especial, corra contra o tempo e melhore seu posicionamento orgânico nos buscadores!

QQI = Qualidade e Quantidade das Informações

QI é importante, não é? Imagine o QQI (que eu acabei de inventar)? rsrsrs

As informações do seu site formam a composição da vida dele, muito além do design e usabilidade. Pois de nada adianta ter uma plataforma linda e perfeita se o conteúdo não agrada. Portanto, cuidado com a qualidade de suas informações e também se atente a quantidade (muito é ruim e pouco também). Ficou claro?

Dica extra: tente se basear em sites já consagrados do seu mercado para criar o conteúdo do seu!

Invista em uma plataforma responsiva

De forma resumida, uma plataforma responsiva é aquela que permite que seu site se adapte em qualquer tela, seja de um smartphone gigante (esses novos carísssssssssssssssssssímos), smartphone compacto (igual ao meu, baratinho), tablet, computador, notebook, etc.

Isso é importantíssimo, pois o tráfego do seu site pode ser oriundo de todos os tipos de dispositivos, e você não quer perder nenhum acesso, não é? Além disso, uma plataforma responsiva agrega pontos no índice de qualidade do Google Adwords e ajuda no seu SEO.

Sessão Jabá 2 (tenho que garantir o arroz e feijão lá em casa, né?): Os sites entregues por nós também é responsivo, inclusive as lojas virtuais! Isso facilita o trabalho de quem nos contrata 😀

Acabe com os pontos de fuga do seu site

Essa é uma das dicas básicas deste artigo para que seu site converta muito: acabe com todos os pontos de fuga! Assim você evita as chances de perder conversões e diminui as taxas de abandono do seu site.

Mas o que é ponto de fuga e como elimino eles?

Ponto de fuga de um site é basicamente tudo que possa tirar a atenção do visitante da conversão que você gostaria que ele fizesse no seu site. Se você quer que o visitante clique no link para abrir seu portfólio, você tem que tomar cuidado ao colocar outros links e informações que tirem a atenção dele.

Elimine links inúteis e edite os links úteis dentro dele que levam para páginas externas. Por exemplo, um link para sua rede social ou notícia sobre sua empresa deve sempre ser aberto em uma nova guia, nunca na própria guia, caso contrário ele dificilmente voltará ao seu site… Ficou claro?

CTA e botões focados em conversão

Em analogia, seu site disputa um campeonato com milhares de outros times, e seus atacantes em busca do gol (conversão) são os botões, formulários e CTA das suas landing pages!

Por isso é preciso treiná-los (realizando testes A/B para ver quem converte mais), otimizá-los (em busca de muitos gols) e sempre melhorar ainda mais sua copy, com CTA’s que realmente convertam!

Basta conferir a evolução de alguns sites famosos como Netshoes e Facebook. Vira e mexe eles mudam o design e usabilidade, em busca de muitas conversões!

Layout do site

Imagine que você está em um shopping e quer comprar uma camiseta básica branca. Neste shopping existem duas lojas com boa reputação de camisetas: loja A e loja B. Ao se deparar com as respectivas vitrines você observa que a loja A é organizada, limpa, cheirosa e BONITA e a loja B é desorganizada, não expõe preços, possui vidros e manequins sujos e chão encardido.

Por melhores que sejam as camisetas da loja B, a loja A ganha em disparada na experiência do consumidor, pois preparou uma recepção agradável.

Pois bem, seu site é uma vitrine e deve ser elaborada com carinho e bom gosto. Por isso organize tudo, deixe o layout leve, limpo e agradável de se ver.

Essas eram as minhas dicas para um site converter e dar resultado. E agora que você já sabe como gerar conversões no seu site, não deixe de ler o nosso artigo que conta Como acompanhar os resultados do seu site.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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