Blog 8D Hubify

Fique por dentro dos diferentes formatos de mídia paga no Facebook

6 minutos de leitura

Uma das principais vantagens do marketing digital é poder contar com os canais certos para atingir o público que você deseja. Utilizar a plataforma de mídia paga no Facebook é uma ótima forma de fazer isso.

Chamada de Facebook Ads, a plataforma é fácil de utilizar e traz bastante flexibilidade para empresas de diversos segmentos alcançarem bons resultados.

Um dos destaques é a grande variedade de formatos de anúncios à disposição. Fotos, vídeos, formulários de captação e eventos são algumas das possibilidades ao seu alcance.

Neste artigo, você conhecerá os benefícios de utilizar mídia paga no Facebook e saberá as diferenças entre os principais formatos de anúncios disponíveis.

Por que é importante anunciar no Facebook?

Mesmo com o surgimento de outras plataformas nesse mercado, o Facebook permanece com números impressionantes. Ele já ultrapassou 2 bilhões de usuários em todo o mundo, estando entre os três sites mais visitados da internet.

Dessa forma, é natural que uma plataforma de mídia paga baseada no Facebook seja uma ótima ferramenta para ampliar o alcance e a performance das suas campanhas de marketing.

Um dos principais diferenciais do Facebook Ads é a sua extensa capacidade de segmentação de anúncios. É possível impactar pessoas com características e interesses altamente específicos, já que se trata da riqueza da base de usuários da maior rede social do mundo.

Além disso, é possível monitorar os seus resultados em tempo real para comprovar a eficácia das suas campanhas. A plataforma Facebook Ads se baseia nos seus objetivos para apontar as métricas mais importantes de cada anúncio.

Post Orgânico e Post Patrocinado: qual a diferença?

facebook-ads

Orgânico é basicamente um termo que, neste caso, significa não pago. Tudo que você publica sem pagar para ampliar o alcance é um post orgânico. Porém, geralmente esse tipo de publicação tem alcance muito menor do que um post patrocinado, a menos que se torne viral.

Isso porque, quando você cria um anúncio pelo Gerenciador de Negócios do Facebook Ads, você tem a possibilidade aparecer no feed de alguém que, de outra forma, provavelmente não veria sua postagem. Já que patrocinando posts é possível segmenta-los para uma base de pessoas que não são necessariamente seus seguidores.

Outra opção que o anúncio no Facebook Ads proporciona é o Dark Post, essa função permite criar postagens que só aparecem para um público específico e definido por você, ao invés de aparecer no seu feed onde todos os seus seguidores podem ver.

O propósito disso é atingir um objetivo sem poluir o feed e publicar conteúdos irrelevantes. Por exemplo, se você está tentando fechar matrículas em sua Universidade mas e todos os seus seguidores já são seus alunos, não faria sentido que eles visualizassem um anúncio no feed promovendo cursos ou promoções. É ai que o Dark Post entra em jogo. Você pode criar anúncios oferecendo o que deseja e segmentar para que apareça apenas para o seu público-alvo.

Quais os diferentes formatos de mídia paga no Facebook?

Ao trabalhar com o Facebook Ads, o primeiro passo deve ser a definição do seu objetivo. Pense em quais são as suas metas ao trabalhar com mídia paga e configure corretamente a sua campanha. Em seguida, é necessário escolher os tipos de anúncios que serão utilizados.

Conheça a seguir os principais formatos de anúncios disponíveis no Facebook Ads:

Anúncios em imagem

Sendo um formato de mídia paga bastante recorrente no Facebook, o post patrocinado com imagem pode ajudar a sua marca a desenvolver sua mensagem e entregar um conteúdo bastante completo ao seu público-alvo.

Você não precisa se limitar a apenas uma única imagem. O formato de carrossel permite incluir mais delas, permitindo que o público veja uma a uma arrastando a seleção.

É importante ressaltar que o Facebook Ads restringe o alcance de fotos que contenham muito texto. Deixe para incluir sua descrição na legenda e aproveite o espaço visual para adotar por completo a identidade visual da sua campanha.

Anúncios para curtidas

Quer ampliar a base de público da sua página no Facebook? Basta utilizar a eficácia da própria plataforma de mídia da rede social. Uma das possibilidades disponíveis é a de anúncios focados em gerar curtidas para a sua página.

Esse formato de anúncio é bastante versátil, podendo ser adaptado ao jeito que você deseja. Ou seja, ele não só pode ser uma imagem como também trazer um vídeo. É possível escolher o conteúdo que melhor se encaixa às suas necessidades.

Anúncios em vídeo

O formato audiovisual tem alta popularidade entre diversos segmentos de público diferentes. Segundo levantamento do próprio Facebook, até 2021, 78% do consumo de dados com internet móvel será para assistir vídeos.

O Facebook Ads suporta anúncios em vídeo no formato horizontal e vertical, sendo esse último ideal para dispositivos móveis. Caso o Instagram esteja entre os canais escolhidos pela sua campanha, também é possível usar vídeos em anúncios no Instagram Stories.

Há também a modalidade In-stream Video, que permite exibir o seu anúncio como parte de um conteúdo em vídeo que o usuário já está assistindo. É uma forma de atingir quem já tem o costume de consumir esse tipo de conteúdo pelo Facebook.

Anúncios de catálogo de produtos

O Facebook Ads também pode ajudar a sua empresa a criar um verdadeiro e-commerce dentro da própria rede social. Para isso, basta trabalhar com mídia paga voltada à venda desses itens usando a plataforma.

Isso se faz por meio do recurso de catálogo de produtos. É necessário cadastrar algumas informações dos seus itens usando o Facebook: nome, preço, foto, entre outros. Depois, você pode criar seleções especiais para veicular seus anúncios.

Trata-se de uma forma muito mais direta de impulsionar suas vendas. Como tudo é feito dentro do Facebook, você tem um monitoramento muito mais preciso dos seus resultados.

Anúncios de experiência instantânea

Proporcione uma experiência especial para o seu público que utiliza dispositivos móveis com esse formato de anúncio. Ele é capaz de usar as capacidades da touch screen para entregar um conteúdo interativo que conseguirá chamar a atenção da sua audiência.

O anúncio é aberto em tela cheia, impedindo quaisquer distrações de tirarem a atenção do público de seu produto. Tudo é carregado com alta velocidade, mesmo nos planos de dados mais limitados.

Você pode usar vídeos e imagens para construir o seu anúncio de experiência instantânea, além de inserir links para o seu site.

Anúncios para eventos

Também está disponível entre as opções de mídia paga do Facebook a possibilidade de patrocinar eventos. Se a sua página utiliza esse recurso para promover alguma programação especial, vale a pena impulsionar seu alcance dessa forma.

Ao trabalhar com esse tipo de anúncio, a métrica principal de monitoramento será a de presenças marcadas no evento. Ou seja, você conseguirá mais confirmações e, assim, divulgará sua programação para mais gente.

Anúncios para geração de leads

O Facebook Ads é uma ferramenta de mídia bastante completa porque não se limita a proporcionar resultados a você que sejam restritos ao próprio ambiente da rede social. Ela também pode ajudar a captar leads como parte da sua campanha.

Para isso, basta veicular anúncios com foco em geração de leads. A própria plataforma apresentará um formulário de cadastro ao público impactado e você poderá baixar os dados conquistados quantas vezes quiser.

Aliás, integração é a palavra de ordem nesse contexto. Campanhas de geração de leads no Facebook Ads conseguem até se integrar com ferramentas de CRM usadas pelo time de vendas.

Trabalhar com mídia paga no Facebook é uma ótima forma de aproveitar toda a força da maior rede social da atualidade a favor da visibilidade da sua marca. Basta escolher entre as várias opções de formatos e optar por aquelas que se encaixam ao que a sua campanha precisa.

Aproveitando que o assunto é Facebook, curta a nossa página e continue por dentro das nossas novidades!

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
Buscar por