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5 estratégias poderosas para lucrar no Dia dos Pais!

5 minutos de leitura

Sabemos que o calendário do varejo reserva várias datas importantes para lucrar ao longo do ano. Porém, existem algumas comemorações específicas que se destacam, como no caso do Dia dos Pais.

E para o marketing digital e e-commerce isso indica uma vantagem, pois, apesar do perfil do consumidor ser mutável, os interesses desse nicho não costumam variar tanto, portanto, você pode criar uma campanha que tenha vida longa.

A partir disso, nós elaboramos este artigo para oferecer um vislumbre do que você precisa ficar atento para lucrar no dia 8 de agosto. Boa leitura!

O cenário atual de vendas para o Dia dos Pais

A princípio, a comemoração do dia dos pais surgiu nos Estados Unidos em 1909, porém só em 1950 que o Brasil adicionou a data no calendário.

O motivo disso? Em 1953, um publicitário criou um concurso para prestigiar 3 pais: um que tivesse o maior número de filhos, outro que fosse mais jovem e por último, o mais velho.

O resultado do evento foi um sucesso na imprensa, portanto, ele motivou o surgimento da data comemorativa, sempre no segundo domingo de agosto!

Por outro lado, quando falamos sobre o cenário atual de vendas, vale destacar que, segundo o relatório da Social Miner, em 2020 ocorreu um crescimento de 123% nos pedidos de lojas online.

Além disso, esse mesmo relatório ainda indicou que o ticket médio dos presentes foi de R$439, e o faturamento nas transações via cartão de crédito cresceu em 112%.

Esses dados são valiosos para você ter uma prévia do que vai acontecer em 2021, e estar preparado para superar a concorrência!

Como o Marketing Digital pode ajudar?

Nesse sentido, agora que entendemos a importância do dia dos pais, vamos dar continuidade ao artigo e conferir 5 estratégias de Marketing Digital, que vão fazer toda a diferença!

Redes sociais

Na preparação para eventos como o Dia dos Pais, a mídia social é um campo altamente engajado para aqueles que procuram os presentes, ou experiências ideais para seu pai ou figura paterna.

Afinal, esse é o um canal de fácil acesso e com múltiplas ferramentas, para encontrar aquela que mais combina com o seu público-alvo. Além disso, existe a facilidade dos dispositivos móveis, pois a concorrência é baixa e o engajamento é alto.

Dessa forma, eh uma boa ideia personalizar a sua campanha, assim como a ANAFE (Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais) fez:

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E-mail Marketing

Apesar de surgirem novos canais promocionais e pontos de contato, o e-mail marketing continua sendo uma estratégia altamente poderosa. Tanto é que, segundo a Emarsys, 80% dos líderes de empresas acreditam que o e-mail marketing aumenta significativamente a retenção de clientes.

Por meio de mensagens divertidas e voltadas para entregar valor de qualidade, você pode criar uma representação visual do produto e um CTA customizado para se aproximar dos clientes. 

Quer saber como isso é possível? Acompanhe o exemplo da Dell, a seguir:

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Marketing de influência

O marketing de influência é uma ferramenta poderosa para o engajamento do consumidor e o crescimento da marca. O Dia dos Pais, sem dúvida, é um horário nobre para aproveitar o poder dos influenciadores digitais, principalmente no cenário atual em que a internet ganhou uma proporção de alcance jamais vista.

Dessa forma, depois de encontrar um influenciador que combina com o seu público-alvo, você pode apostar em ferramentas como o Reels do Instagram ou TikTok, para criar um roteiro único e se comunicar com os seguidores.

Exemplo disso foi a campanha de 2020 da Natura, em que o político Thammy Miranda foi contratado pela empresa, para divulgar a #meupaipresente.

Marketing Consciente

Quando o assunto é saúde, geralmente os homens não seguem todas as recomendações para buscar um médico ou realizar exames de rotina, principalmente quando o assunto é Câncer de Próstata.

Além disso, temas sobre diversidade e preconceito também não são muito abordados nesse tipo de campanha. E talvez esteja na hora de começar essa tendência...

Sabendo disso, uma boa ideia para apostar em 2021 é atrelar sua campanha com a área da saúde, trazendo informações relevantes que conquistem a atenção do público, ou então debater causas importantes.

Afinal, ser pai não significa apenas quem tem o mesmo sangue do filho, existem diversas formas de reconhecer uma figura paterna nas famílias. Então, sair um pouco do tradicional pode ser a oportunidade certa para sua empresa se dar bem no dia 8.

Você pode ser relevante, moderno, emotivo e atraente: tudo ao mesmo tempo! Por isso, fique atento à mensagem que a sua empresa busca transmitir. Seja transparente e criativo, dessa forma, a sua campanha pode ir muito além do que apenas obter lucros!

A Dove fez um iniciativa mega especial, com um compilado de cartas de homens que destacam suas histórias e dão conselhos para os homens que se tornarão pais na página To All Dads. Lá, você encontra um post encorajador de Brian Stephens, um pai gay assumido.

dove

Aposte no design personalizado dos seus canais

Essa personalização é responsável por inserir a temática da data comemorativa em seu e-commerce, estabelecendo um diferencial que deve estar presente tanto nos elementos visuais, quanto nos textos.

É possível, por exemplo, atualizar as descrições dos produtos da sua loja, para capturar a atenção de quem está buscando um presente de dia dos pais. Ou seja, destacando os atributos que são mais relevantes para a ocasião.

Além do mais, também vale a pena inserir um pop-up ou banner, que reforce as promoções que estarão em vigor. Trata-se de uma dica muito importante e que complementa a experiência dos visitantes do seu site!

Para se inspirar, confira como ficou o site da Imaginarium:

imaginarium

Bom, espero que tenha gostado deste post e que ele tenha oferecido insights relevantes, para a sua empresa arrasar no Dia dos Pais! Se quiser saber mais, recomendo que leia o nosso artigo sobre os melhores gatilhos mentais para alavancar suas vendas!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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