Blog 8D Hubify

Entenda por que as empresas que investem em Marketing crescem mais

8 minutos de leitura

Com todas as possibilidades que a internet trouxe aos empreendedores em relação a mídia tradicional, ficou mais fácil oferecer os produtos para um público maior, quebrando a regionalidade de alguns negócios. O custo das estratégias também é interessante, visto que as técnicas online para aumentar o conhecimento da marca são, além de mais efetivas, mais baratas do que as offline. Então quais são os benefícios para as empresas que investem em marketing digital?

Para se ter uma ideia, segundo o eMarketer, os investimentos em mídia digital na América Latina cresceram em US$ 9,33 bilhões nesse ano, isso porque o país atravessa uma de suas piores crises. Se pensarmos que hoje o Brasil é o terceiro país que mais utiliza o Facebook no mundo, esse aumento no investimento em marketing digital no Brasil não causa espanto.

Porém, nem todos os empreendedores enxergam a grande oportunidade que é investir em Marketing Digital de performance e acabam desperdiçando chances incríveis de aumentar as vendas. No post de hoje, vamos mostrar o que essas empresas estão perdendo, quando negligenciam esse investimento. Confira!

Atração de novos clientes

A internet está disponível 24 horas por dia, todos os dias. Por ela, é possível buscar soluções, comparar ofertas, encontrar depoimentos e relatos de experiência de clientes e, assim, embasar a sua tomada de decisão de compra.

Já offline, essas oportunidades são mais escassas. Basta pensar nos negócios antigamente, 20 ou 30 anos atrás. Cada empresa buscava maneiras criativas de expandir a marca. Distribuir folhetos, pagar anúncios em mídias como televisão, rádio, jornais impressos, outdoors. Todas essas estratégias são eficazes e ainda existem, mas têm uma limitação grande quanto ao público atingido e, geralmente, têm custo maior, comparado às estratégias online.

Conhecer o seu público é essencial não só no marketing tradicional, aqui entram as categorias como principais redes sociais, dispositivos móveis, entre outros. Portanto, estar presente no cenário digital não é mais um diferencial, mas sim um requisito básico para competir.

Outra vantagem é a oportunidade de filtrar seu público-alvo para cada ação. Você pode coletar dados valiosos sobre a audiência, o que permite que as empresas façam investimentos bem direcionados ao seu público-alvo. Assim, as campanhas e os resultados se tornam mais eficientes.

As empresas que investem em marketing podem expandir o conhecimento da empresa de maneira rápida. Você pode, por exemplo, impulsionar uma campanha em rede social, selecionando o público-alvo que deseja atingir. Dessa forma, você alcançará novos clientes para o seu negócio, sendo mais assertivo.

Aumento das vendas

Seguindo o ponto anterior, se sua empresa não atrai novos clientes, ela perde oportunidades de aumentar as vendas. Afinal, quanto mais visitantes na sua loja virtual, maior a chance de convertê-los em clientes reais.

O Marketing Digital oferece diversas estratégias de vendas. Você pode incentivar, por exemplo, seus clientes fidelizados a compartilharem suas experiências de compras e, dessa forma, estimular compradores a conhecerem a marca.

Essa prática pode também ser feita utilizando os influenciadores digitais, que são as pessoas reconhecidas por um determinado nicho de mercado. Eles contam com um alto número de seguidores, e são capazes de formar opiniões fortes, levantar discussões e mostrar novidades ao público, com alto engajamento.

Reconhecimento da marca

Mais do que tornar a sua marca conhecida, você deve fazê-la ser reconhecida. Pode parecer a mesma coisa, mas acredite, não é! Falamos, no tópico anterior, sobre os influenciadores digitais. Então, vamos usá-los como exemplo para explicar as vantagens do reconhecimento.

Imagine que uma celebridade começou a falar de um determinado produto em suas redes sociais. Rapidamente, os seus fãs vão procurar informações sobre esse produto e as vendas podem ser alavancadas. Porém, se essa pessoa conhecida não tem experiência com o item, não conhece a fundo as suas aplicações e seus diferenciais, ela só usará a sua imagem como promoção e seus fãs poderão perder o interesse pelo produto rapidamente.

Em contrapartida, quando uma pessoa reconhecida por um nicho de mercado faz uma menção a um produto — mesmo que não seja uma celebridade, mas sim uma referência —, ela consegue mostrar evidências ao público, de que aquela solução é ideal para o mercado. Assim, as vendas podem ser alavancadas por um tempo bem maior.

No meio digital, a presença da empresa apresenta várias formas para atuar. Não existe barreira geográfica, portanto, se for viável para o objetivo do negócio, qualquer pessoa ao redor do mundo pode se tornar um cliente.

Vale ressaltar que seu produto ou serviço estará 24 horas disponível, sem restrições, portanto, as oportunidades de vendas crescem.

Autoridade no mercado

Oferecer provas ao seu público de que sua equipe domina o conhecimento necessário para ajudar em uma solução, vai alavancar as vendas e criar relacionamentos mais fortes.

Aqui, o Marketing de Conteúdo, é uma estratégia importante. Com ele, sua empresa é capaz de qualificar os leads gerados e criar uma jornada do cliente, fornecendo as informações necessárias, desde o conhecimento da marca até a decisão de compra. Alcançar a autoridade no mercado representa ser uma referência, ocupar um posto importante diante das opções disponíveis. 

Dessa forma, as empresas que investem em marketing usufruem de um diferencial para se destacar entre a concorrência. Uma vez que, a partir de um conteúdo de qualidade, a empresa terá autoridade no assunto que interessa o consumidor, assim, é mais fácil conquistar clientes potenciais.

Essa prática vai além de solucionar uma dor do público-alvo, pois também é uma forma de conquistar a confiança daquele grupo, para que o relacionamento com a marca possa amadurecer.

Presença no Google

Com uma boa estratégia de SEO, sua empresa pode alcançar as tão desejadas primeiras posições no Google. 

Isso é feito com as otimizações do conteúdo, assim, ao oferece a melhor experiência ao usuário, o Google vai entender que o seu material merece estar na primeira página. Assim, você consegue atrair um maior público para o seu site, com linkagens internas e externas.

Benchmarking

A análise de concorrência é uma etapa essencial, já que você pode se inspirar e elaborar a melhor abordagem de um conteúdo. Aqui, o marketing digital pode fazer toda a diferença, já que ele oferece ferramentas para realizar essa ação.

Além disso, se o seu concorrente não está no meio digital, é o momento de aproveitar essa vantagem competitiva e ganhar destaque.

Otimização dos investimentos

Esse é outro tópico importante é saber avaliar se os seus investimentos estão dando o retorno esperado. Como identificar quais ações são mais efetivas e quais delas não estão correspondendo? As empresas que investem Marketing Digital podem acessar esses dados e otimizá-los!

As estratégias no meio digital são totalmente mapeáveis, ou seja, é possível gerar relatórios de acompanhamento eficientes sobre as ações. 

Por exemplo, sua equipe deseja aumentar o engajamento do público com a marca, investindo em publicações no Facebook. Dentro da plataforma, é possível obter os dados de engajamento, e criar uma relação entre o investimento feito e retorno obtido.

Assim, é compreensível que as empresas tenham dúvidas sobre os benefícios em utilizar o marketing digital, e uma forma de entender se vale a pena ou não é fazer uma boa análise de resultados, uma vez que qualquer ação de marketing pode ser mensurável, para obter um bom retorno de investimento (ROI).

Afinal, quais são os recursos que trazem bons resultados?

Inbound Marketing

Essa estratégia consiste em atrair pessoas por meio da produção de conteúdo, para depois conquistar o direito de oferecer algo a elas. Confira na imagem abaixo como as etapas do Inbound Marketing se conectam com a Jornada do Cliente:

Empresas que investem em marketing

Como você pode ver, o Inbound é o que conecta todas as ações do Marketing Digital. Investir nessa estratégia evita que sua empresa caia na "síndrome do trabalho de escola", quando uma parte é feita sem ligação com a outra e o resultado final é desastroso.

Marketing de Conteúdo

De acordo com a The Drum, a indústria de Marketing de Conteúdo valerá 412 bilhões de dólares em 2021.

E essa afirmação não é à toa, já que Investir em conhecimento transforma uma marca em referência, portanto, os blogs são ferramentas importantes para servir de consulta ao público, que se tornou mais exigente e não aceita vendas superficiais. 

Os consumidores buscam informações necessárias antes de tomar a decisão de compra, para tomar a melhor escolha em meio a tantas opções.

Automação de Marketing

Outra técnica que não deve ser esquecida de forma alguma são os e-mails marketing. Segundo dados da Rock content, 76,8% dos consumidores já fizeram uma compra após receber uma newsletter pelo seu e-mail. Dessa forma, é nítido que você precisa considerar esse método em sua estratégia.

O lançamento de e-mails deve ser feito de forma segmentada, obtendo, em um primeiro momento, dados dos clientes e enviando materiais relevantes para cada grupo. Assim, o envolvimento será maior e a chance de conversão também. Como você terá o número de e-mails enviados e o retorno gerado, é possível avaliar como essa estratégia está funcionando e otimizá-la, alterando conteúdos, melhorando a segmentação, entre outras ações.

Mídia paga

Uma das estratégias mais utilizadas e que trazem retorno rápido, a mídia paga envolve diversas ações para garantir a visibilidade e aumentar o tráfego orgânico. Quanto mais visitantes se interessarem por um material da marca, mais possibilidades a empresa terá de conversão.

 É fundamental ter anúncios segmentados, de acordo com o seu público, para nutrir e gerar leads mais qualificados, com base na jornada de compras.

Complemente seu conhecimento com o vídeo a seguir!

Quem não investe em Marketing Digital limita seu crescimento

Como vimos neste artigo, as empresas que não investem em Marketing Digital poderão ser prejudicadas pela falta de oportunidades, o que prejudica seu crescimento. Ao optar por esse escolha, é possível atrair mais clientes, aumentar as vendas, buscar reconhecimento da marca, posicionar-se como autoridade no mercado e ainda otimizar os seus investimentos.

Portanto, não existem motivos para não investir em Marketing Digital se você busca expandir o negócio, crescer de forma saudável e estratégica, além de avaliar como andam os seus investimentos.

Agora que você já sabe a importância do Marketing Digital, que tal conferir como as startups podem aplicar essas práticas com poucos recursos.

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por